sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Utensílios - tesouras de cozinha




Uma tesoura na cozinha é muito útil, não acha? Elas servem para cortar ervas, peles, alcachofras, peixes, ossos de frango, etc. Além de, é claro, cortar todos os tipos de embalagens!

Existem diversos modelos, dos mais simples aos mais caros e também tesouras específicas para certos tipos de alimentos como a para cortar ervas que tem várias lâminas e a de frutos do mar que é menor, como a da foto abaixo. Ao comprar escolha uma que seja forte e resistente e com lâmina de aço. Algumas são desmontáveis, o que facilita a limpeza.

De modo geral elas vêm com abridor de garrafas e algumas ainda tem um abridor de latas. Mas sabe que nunca usei?? E por muitas vezes fiquei olhando esses dentinhos pensando em para que serviriam...

Essa vermelha da primeira foto, de lâmina bem fina, comprei em uma viagem faz uns dois anos, é da marca suíça Khun Rikon e é minha favorita. Não se enganem com sua aparência, ela corta um osso de frango na maior gentileza!! Outro dia foi parar na sala cortando um cabo da net e uma corda grossa porque as outras tesoura da casa recusaram o serviço. Foi devidamente higienizada depois.




A vermelha pequena da foto acima é para frutos do mar e tem lâminas e cabo curvados. Essa eu comprei depois do meu estágio no restaurante Daniel (veja como foi o estágio AQUI) onde tive que limpar lagostas o dia interio sem nenhum utensílio apropriado e fiquei traumatizada! Desde então não comprei lagostas, na verdade não gosto de frutos do mar, por isso nunca usei a tesoura... Mas ela fica lá firme e forte aguardando na gaveta ansiosamente por uma oportunidade de ser útil. Esse dia vai chegar!

E você usa sua tesoura de cozinha para quê? Ou não usa? Conta pra gente!

8 comentários:

  1. OLÁ ANDRÉA!
    BOA DICA,SÃO UTEIS MESMO, NÃO DAR PRA FICAR SEM ELAS.
    EU TENHO DUAS TESOURAS NA MINHA COZINHA, NÃO GOSTO QUE NINGUÉM AS PEGA, FICO IRADA QUANDO ISSO ACONTECE, RSRS.

    BEIJOS E BOM FIM DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem te conto!! Aqui na Coréia, o uso da tesoura vai além da cozinha, vai também à mesa. Tem uns restaurantes aqui tipo "buffet/self service" onde as carnes aves e frutos do mar são crus e você os grelha na sua mesa, que tem uma grelha no centro. No balcão onde se pega os pratos e talheres, encontramos disponíveis: colheres, hashis e... tesouras!!! Eles cortam as carnes com tesoura, não usam faca. Sabe que é bastante eficiente? Credo, to virando Coreana mesmo, acho que ta na hora de voltar pro Brasil rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Eu. Nao vivo sem elas , tenho umas 4 rs!! Sou louca por tesouras, uso para abrir todos os tipos de caixinha , de leite, de milho... Corto sacos de bolacha ... E tudo mais... Tenho uma só para temperos que tem 5 laminas é muito legal...
    Um bj doce e bom fim de semana
    Roberta

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Andréa, uma tesoura na cozinha é muito útil.
    Uso a minha para quase todos os fins que você citou, especialmente para ervas e embalagens.
    Linda a sua super tesoura suíça!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  5. poderosa essa tesoura que corta ossos de franco!

    as suas tesouras não precisam ser amoladas depois....eu já tive que amolar a minha (eu só tenho uma por enquanto) duas vezes!!

    bjs,

    http://tudojuntoemisturado-lala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É verdade Andréa, tesouras na cozinha são muito úteis, eu tenho duas que uso para os mesmo fins que vc, e tenho uma de cortar frango. Não dá pra viver sem tesoura na cozinha rsrsrs. A sua suíça é linda. Bjocas um excelente final de semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Déa!!Que linda sua tesoura chiquetésima!! E a cor maravilhosa!! :) Tb sou viciada na minha tesoura na cozinha, acho que facilita bastante tudo, para abrir embalagens então... :) Beijos e bom fim de semana !!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por passarem por aqui! Pelo visto a tesoura é muito usada por todos...

    Renata - já tinha ouvido falar de cortar carne com tesoura, preciso experimentar!

    bjs em todos

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...