segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Baunilha - extrato x essência


Não sei se você já reparou mas sempre que uma receita minha pede baunilha eu escrevo extrato. Outro dia fiquei pensando que talvez as diferenças entre o extrato e a essência não estejam claros para todos porque é muito raro encontrarmos nos mercados brasileiros o extrato de baunilha verdadeiro, então escrevi esse pequeno post.

Essência de baunilha - essência artificial de baunilha, feita em laboratório químico. Tem odor e sabor químico, lembrando bala.

Extrato de baunilha - baunilha natural que foi deixada em infusão em meio alcoólico. Tem sabor intenso e complexo e é muito aromática. Dependendo do tipo de baunilha usada e o fabricante o extrato tem aromas e sabores diferentes.

Depois que provei o extrato nunca mais usei a essência.

A forma de utilização do extrato e essência é o mesmo, mas da essência não podemos abusar na quantidade porque o sabor fica muito artificial.

E agora minha gente, onde consigo o extrato? Sempre que eu viajo eu trago um vidro; fora do páis o extrato é comum, mas não é barato - pode chegar a U$ 10, mas rende bastante. Leia atentamente o rótuto para ter certeza de que é o verdadeiro e não possui aromatizantes artificiais, corantes, etc.

Para quem não tem como viajar nem pedir para algum amigo trazer pode fazer o seu em casa que é muito fácil. Abra duas favas de baunilha ao meio no sentido longitudinal e coloque-as em vidro, ou garrafa de vidro, bem limpo e seco e despeje 300 ml de álcool de cereais ou vodka. Deixe o vidro fechado e armazenado em ambiente seco e escuro, aguarde pelo menos 45 dias e você terá um extrato delicioso que rende bastante e é muuuito melhor que a essência horrorosa que compramos por aí.

Um dia desses vou testar fazer o extrato com cachaça... alguém já fez?

34 comentários:

  1. Andréa,
    Nada substitui o extrato, a química ainda não se conseguiu equiparar o sabor e aroma da essência ao extrato.
    Muito boa explicação.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima coluna, bastante informativa e esclarecedora.
    :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. muito boa explicação...adoro o perfume da baunilha..e uso muito aqui em casa..bjus

    ResponderExcluir
  4. Adorei a explicação, Andréa.
    Não sabia essa diferença.
    Bj e boa seman,a
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Andréa querida, aprendí mais uma contigo.
    Irei preparar o meu extrato de baunilha.
    Fico grata.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu só faço extrato de baunilha com cachaça que é uma bebida sensacional para extrair aromas. Eu uso as mais baratas mesmo, a Pitu ou 51 pois são as que eu acho nas lojas de bebidas aqui. A cachaça por ser adoçada ainda deixa o extrato levemente doce, mas não muito e produz um extrato maravilhoso.

    Agora, na minha opinião duas favas para 300ml é muito pouco. Para 100ml de cachaça/alcool dá para usar duas favas, mas vai precisar deixar o extrato descansar por pelo menos dois meses e sacudir o vidro toda semana.

    Mas eu recomendo que se use pelo menos quatro favas para 100ml de cachaça. E para 250 ml no mínimo seis favas... E o ideal é que o vidro seja escuro. O vidro pequeno de saquê é perfeito pois é verde.

    Abraços,

    Cláudia

    ResponderExcluir
  7. Andréia, excelente seu post,uso muito essência de baunilha aqui em casa, mas nunca prestei atenção ao detalhe extrato/essência, e se analisarmos à fundo a essência relamente tem um sabor e aroma bem artificial, vou fazer sua receita, nada como consumir alimentos naturais. Parabéns querida. Seu post como sempre magnifico e esclarecedor. Bjos, uma ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Menina, nunca tinha reparado nisso, acredita?

    Daqui pra frente, vou procurar um vidro desse extrato, adoro baunilha tbm!

    ResponderExcluir
  9. Oi Gente,
    Que bom gostaram! A comida quando mais natural melhor, não é verdade?

    Claudia - Existem baunilhas de tamanhos e qualidade muito variados por isso a quantidade para fazer o extrato pode variar bastante e também podemos fazer um extrato mais ou menos concentrado...
    Fico feliz de saber que com cachaça dá certo, vou testar!! Mas a cachaça de boa qualidade não contém nenhum açúcar!

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  10. Excelente post Andréa! Muito útil!! beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vc, a baunilha natural é outro departamento! Obrigada pela dica de como fazer em casa :o)

    ResponderExcluir
  12. Adorei a explicação! Vou procurar o extrato já!

    ResponderExcluir
  13. Pode-se comprar por sites internacionais, como o Ebay. É bem simples e bastante confiável, basta ter qualquer cartão de crédito internacional. Não encontrei dessas marcas da ilustração, mas outras que parecem ser genuínas. Alguma dica de marca?

    ResponderExcluir
  14. Olá Andréa, eu me chamo Noemia mas vc, por favor, pode me chamar de Nô. É com muito prazer que me dirijo à vc pela 1a. vez (espero que a 1a. de muitas...). Bom, quero dizer que adorei seu post e que vou tentar fazer o extrato em casa, caso consiga as favas, pois moro em Macapá (AP) e, aqui, não existe essas coisitas. Tentei outro dia - via internet - pedir algumas ervas e especiarias de uma loja/marca boa, mas desisti, infelizmente! Um dos kits custa R$8,00 e o frete, veja só, me custaria R$48,00. Imagine? Para cada kit pagaria em torno desse valor... Como podem? Ah! Não sei se vc esqueceu ou se não era o momento, mas além do extrato, há também a pasta de baunilha... imagina que delícia não deve ser? Um sonho!! Outra coisa, não entendo muito sobre os perfis - tentei enviar o comentário de outras maneiras e não consegui. Como procedo? Um bj perfumado e obrigada por td que tens me ensinado.

    ResponderExcluir
  15. Augusto - o mac cormicks é uma marca conhecida. Quando viajo costumo comprar da Trader Joe (uma cadeia de mercados) porque é muito mais barata. Essa Rodelle da foto é boa.

    Nô - seja muito benvinda! O frete é relmente um absurdo! Não esqueci da pasta não, nem do açúcar... Ainda vou fazer no futuro uma postagem completa sobre a baunilha como especiaria do mês. Obrigada a você por ler o que escrevo!

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  16. Encontrei da McCormick, garrafa de plástico de 448 ml a 17 dólares com frete grátis, ótimo valor. Porém, na descrição, diz conter xarope de milho, que é artificial... Vale à pena? E faz diferença a garrafa ser de plástico ou vidro? Sempre acreditei que de vidro é mais "orgânico". Digo isso porque também encontrei um anúncio de uma garrafa de vidro de 225 ml por 21 dólares, porém completamente manufaturada e sem nada artificial.

    ResponderExcluir
  17. Augusto,
    Algumas garrafas são de plástico mesmo, é comum hoje em dia. Os rótulos que compro dizem "vanilla beans extractives in water and alcohol" Alguns tem açúcar, mas prefiro sem. Com xarope de milho nunca vi mas o xarope costuma ser natural(como um karo), é o açúcar do milho.
    O Alexandre indicado pela Tatiana do Panelaterapia vende favas e extratos no Brasil. Ainda não provei, mas o valor é bom! Vale a pena perguntar como é o textrato dele: ccboxbr@gmail.com

    abçs

    ResponderExcluir
  18. Olá! Td bem Andreia?
    Sou do http://saborecor1.blogspot.com/ e gostei muito do seu cantinho.
    Voltarei sempre aqui.
    Adorei a sua explicação. Infelizmente não temos umz boa acessibilidade ao extrato. Encontrei vários no Mercado Livre, mas não arrisquei encomendar.
    De onde vc costuma pedir?
    Até mais breve contato.
    Beijos...
    NAomi.

    ResponderExcluir
  19. Oi Naomi,
    Que bom gostou dos meus Aromas e Sabores!
    Eu comprei uns extratos em viagens que fiz e como duram bastante costumo sempre ter aqui. Nunca pedi pelo mercado livre...
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Andrea, eu assisti a um programa de comida que passa aqui em Portugal onde a pessoa preparava o seu proprio extrato, utilizado 25 favas de baunilha e vodca. Ela deixava pegar o sabor por 6 meses para depois utilizar a essencia. Nao sei se funciona. Quanto a pasta de baunilha, eu achei aqui por EUR10,00 aprox. e realmente e a melhor coisa que existe. O cheiro e inacreditavel. Quando eu morava no Brasil eu sempre usava a essencia da Wilton, achava a melhor. Em SP eu achava na central do Sabor e na Barra Doce. bjs

    ResponderExcluir
  21. oi gostaria de saber se aroma artificial de baunilha é a mesma coisa que essencia de baunilha .??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei as dicas. Tenho tentando em S.Paulo comprar o extrato de Baunilha, mas ningém tem.As favas tão não é fácil, achei no Ceagesp, mas 19,00 reais cada uma. Mesmo assim vou tentar fazer.

      Obrigada pela dica/Ilda

      Excluir
  22. É verdade,tenho usado um extrato que compro num site americano,mas como outro dia acabou acabei usando a essência,para mim ficou com um gosto artifícial e horrível.acho que vou ter que esperar meu extrato chegar para eu poder assar novamente.

    ResponderExcluir
  23. Já uso o extrato das favas de baunilha com vodka a algum tempo. Sem comparações com as essências. Eu compro as "Vanilla Quality gourmet bourbon fresh of Madagascar beans" no ebay. Hoje recebi 25 favas embaladas a vácuo, enviadas da França. O valor de 100 gr ficou em torno de U$ 14,00, incluído o valor do envio. É só ter um pouco de paciência para receber o produto, que pode demorar até mais de 45 dias para chegar. Para quem vai comprar eu recomendo esperar o início do próximo ano, porque o nosso correio é coisa de outro mundo, demora muito para fazer as entregas (nas compras com rastreamento já houve caso de chegar ao Brasil com 10 dias e levar até mais 30 dias para ser entregue. Também já consegui as favas de baunilhas nativas que tem por todo nosso país, inclusive já tentei plantar algumas mudas em casa. Mas o Clima muito seco no inverno matou as mudas que estavam bonitas. Nesse verão vou pegar mais algumas mudas e tentar plantar novamente. Ótimas receitas a todos.

    ResponderExcluir
  24. Lindo post, bem quanto a fazer essencias, vcs podem fazer essencias de qualquer aroma, vodka e galho seco de qualquer um que queira, o galho seco dura a essencia e em 15 dias ja esta pronta, hoje estou fazendo com cachaça, vamos ver como fica

    ResponderExcluir
  25. Qual a relação do extrato de baunilha com o milho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, a única relação que conheço é que alguns extratos são adoçados com glucose de milho, por isso a importância de sempre ler o rótulo. Se encontrar alguma outra relação me conte por favor!
      abs,

      Excluir
  26. Olá, isso vale também para o cravo da Índia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Carol, essências de qualque tipo são artificiais e extratos devem ser naturais (mas não custa ler o rótulo para se certificar).
      bjs

      Excluir
  27. E a diferença p aroma? Meu livro só fala "aromas", uso a MSM entidade de essencia ou extrato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é de Portugal? Aqui no Brasil não temos aromas, por isso não posso ajudar. Quando falamos em aromas é para cosméticos e perfumes...
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...