terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como fazer a mala com alimentos e utensílios de cozinha


A mala de um viajante gourmet pode ser um perigo ambulante! Ao abrir você pode encontrar temperos, chocolates, azeites, queijos, facas, panelas super pesadas e utensílios dos mais diversos. Até aí tudo bem, mas e se o vidro do azeite estiver quebrado, o queijo passando seu odor para tudo a sua volta, a pimenta em pó espalhada pela mala querendo voar no seu olho, a faca ou outro objeto pontiagudo apontando para você?

Comigo já aconteceu de quase tudo, mas fui adquirindo prática em fazer malas ao longos dos anos. Fui comissária de voo e a mala permitida era aquela de bordo mesmo, mínima! Mas nela cabia tudo que eu queria. Nessa época costumávamos trazer bebidas para vender, um dia uma garrafa de whisky quebrou dentro do meu saco de uniforme no banheiro da rodoviária de São Paulo... Pois é, ainda agradeci de não ter sido uma garrafa de licor e nunca mais fiz muamba! Mas certamente as comidas continuam chegando em casa, cada vez em maior quantidade e com segurança para mim e para elas! Afinal chegar de viagem com um precioso vidro de azeite trufado quebrado é uma tragédia.

Hoje em dia viajo com uma mala menor que a do marido e ele nunca acredita que minhas compras (em volume muito maior que as dele) vão caber em minha mala média. Cabem muito bem, mas o peso é sempre no limite e eu nem preciso daquela máquina de embalar à vácuo! Mas o principal é que tenho conseguido trazer meus ingredientes e utensílios diversos intactos.

Chega de papo, vamos às dicas de como fazer a mala?!

1 - sapatos e tênis são os itens mais perfeitos para transportar de forma segura vidros/potes de azeite/vinagre/temperos. Meu pé é 39 e adoro comprar tênis, então os vidros com 200/300 ml costumam encaixar perfeitamente dentro deles... Se seu pé é pequeno use os do marido. Para proteger mais ainda e evitar um possível chulé no seu vidro de molho predileto coloque o pote dentro de um saco plástico antes de colocar no sapato.


2. Utilize o interior de objetos para colocar seus produtos. O interior de panelas novas, tijelas, garrafas como a da foto e até de um aparelho elétrico pode funcionar como "bolsa". Isso vai proteger sua comida e ainda economizar espaço. Mas não deixe espaço vazio para os itens não baterem lá dentro, utilize suas roupas para envolvê-los e preencher os espaço. Se for trazer o objeto na caixa original, abra a caixa e coloque seus chocolates ou sacos de tempero nos espaços vazios entre a caixa e o objeto.

3. Use suas roupas para embalar os produtos, aproveite e faça mais compras, quanto mais roupas melhor! Papel, papelão e jornal também são úteis mas usam o precioso espaço em sua mala, a roupa você vai trazer de qualquer jeito! Enrole o objeto com sua camiseta, calça jeans ou o que for, colocando o vidro ou pote no meio. Se o interior for líquido ou cremoso não deixe de colocar em saco plástico.

4. Para proteger melhor seus itens sua mala deve estar bem cheia, sem espaços vazios, bem compacta. Dessa forma eles não têm espaço para sacudir, amassar e bater. Gente, encher a mala é a parte mais fácil, concordam? Deixo meias e peças pequenas de tecido para colocar por último e vou preenchendo os buracos que encontro, apertando a roupa para que ela entre nos vazios. Acredite em mim, sua mala é como coração de mãe, sempre cabe mais um!

5. Objetos pontiagudos e de formatos variados devem ficar na horizontal mais para o centro da mala, muito bem acomodados e embrulhados. Nas pontas ele vai perfurar a mala e pode até machucar você. Ou pior, pode ficar com uma parte para fora e chegar quebrado!!

6. Facas devem estar em estojo próprio! Eu, com pressa, já transportei facas comuns dentro de sacos e é claro que cortei minha perna! Hoje em dia estou mais esperta e menos displicente!

7. Malas do tipo duras protegem melhor suas compras. Mas não crescem e seu espaço é limitado. Dúvida cruel! Bolsas tipo mala de mão, bem macias são horríveis para transportar comida: vidros batem com facilidade, chocolates amassam, sacos furam e pontas de objetos teimam em querer sair pelo tecido. Se estiver trazendo comida, utilize-as somente como bagagem de mão mesmo, nunca despachada.

8. Ao começar a arrumar a mala, forre todo o fundo com algumas roupas pesadas como calças e casacos. Reserve algumas peças para colocar por cima de tudo e algumas menores para as laterais da mala, formando assim um acolchocado para proteger suas coisas. Eu gosto de fazer rolinhos com as ropas para colocar nas bordas.

9. Necessaries também são boas aliadas e servem como proteção não só para cremes e afins mas também para sua comida e objetos menores.

10. Não subestime o espaço que etiquetas e embalagens ocupam. Retire tudo que seja para jogar no lixo. Antes de se desfazer delas junte tudo em um canto e adimire o espaço que você economizou!

11. Acho que todo mundo sabe mas é melhor lembrar: aquele chocolate maravilhoso que você precisa comer, aquele tempero não encontrado em lugar nenhum ou aquele utensílio que custou o olho da cara devem estar na bagagem de mão. Extravio de malas acontecem mais do que imaginamos. Mas infelizmente as facas alemãs vão ter que ser despachadas! Reze!

12. Como passar na alfândega com especiarias e comida em geral? É permitido trazer comida enlatada, em vidros e conservas, doces e chocolate, mas não as frescas como queijos, frutas e carnes. Esses itens só escondidos mesmo... Se quiser trazer um queijo fedorento da França embale-o muito bem para que o cheiro não te entregue, compre um tapeware!

13. Em relação à algumas especiarias serem sementes eu estou sempre com a desculpa na ponta da lingua para dizer que são estéreis porque sofreram radiação, o que de modo geral é verdade. Mas nunca implicaram comigo. Digo que é de comer e não costumam abrir minha mala. Os poucos que me pediram para abrir anos atrás devem ter se arrependido porque não encontram nada ilegal e eu ainda ocupo a esteira por um longo tempo tentando colocar tudo de volta! Fora o constrangimento... Uma vez trouxe uma vela vermelha em formato de pênis em uma mala que foi aberta, a oficial ficou tão vermelha quanto o objeto. Agora o aeroporto do Rio tem raio X e eles só costumam se incomodar com eletrônicos e grandes excessos de bagagem.

E você tem mais dicas para compartilhar? Estórias engraçadas? Conta aí!!

13 comentários:

  1. Andréa,
    Muito boas dicas, sou especialista no assunto, nos últimos 20 anos mudei de casa mais de 10 vezes, fora as viagens de férias e a serviço..., (também casei com um nômade) tenho experiência forçada, mas gratificante.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Ah Andréa, nem te conto... desde que vim morar aqui na Coreia, tb me especializei em arrumar mala rsrs, suas dicas são preciosas, sei bem disso! Minha estória engraçada é que quando chegamos na Coreia ha quase 5 anos atrás, não existia aqui MOP (aquele pra limpar chão) e nem vassouras de cabo longo pra amarrar um pano (as vassouras aqui são meio cabo. Aproveitei uma viagem à Noruega para trazer um mop. E vc sabe que mop não funciona se não for acompanhado pelo balde apropriado rsrsrs. Pois bem, dei um jeito de encaixar o balde na mala, cheio de roupas dentro e o cabo, sorte minha, era retrátil e coube enviesado na mala. Precisava ver a cena, eu chegando da loja, no hotel de luxo, com uma sacola contendo um balde e um cabo pra fora hahaha. Quando finalmente chegamos de volta na Coréia, meu marido pediu o mop para pendurar na parede da sala como decoração do objeto mais cobiçado pelas ocidentais por aqui hahahaha
    Sei que meu mico nao tem nada a ver com comida, mas me identifiquei logo com seu post...
    a propósito, 5 anos depois, ja encontramos mops a venda por aqui, mas a vassoura de cabo longo continua sendo uma raridade :D

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMAS DICAS, GOSTEI DEMAIS DE SABER.
    TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!

    BEIJÃO....

    ResponderExcluir
  4. Andréa, macaco velho reconhece macaco velho hehe
    Também sou muito boa em arrumar malas. Já carreguei de tudo dentro de "inocentes malas".

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Yes,

    Esse post é pra mim! kkkkk...já ri muito dos casos das meninas,

    Comigo tbm nunca implicaram, até hoje, e espero que continue sempre assim!

    A minha mala tem sempre mais comida que qualquer outra coisa, é um espanto!

    Mas quem resiste né? Indo viajar já vou fazendo a minha listinha...até pastel de belém eu já trouxe dentro da mala com essa história da proibição (imbecil) de líquido pastoso!

    Minha filha agora me pediu pra mandar pra Suiça água de coco, vou mandar aquelas em caixinha, mas fico com pena de quem vai provar, afinal, aquilo não é nem nunca foi água de coco de verdade né?

    Nota 1000 esse post, valeu!

    ResponderExcluir
  6. Andréa,

    Que post útil...e engraçado.

    Voltando de Montevidéu tivemos que deixar 3 embalagens(de vidro, lacrada) de doce de leite... que dor!

    Adorei as dicas.

    Beijos,

    Carla Maicá, do Cucina Artusiana

    ResponderExcluir
  7. Fazer mala bem só experimentando e errando bastante, né gente?
    Renata - fiquei só imaginando vc carregando o mop pelo hotel!! hihihi
    Carla - doce de leite ficando apra trás?? Acho que eu abriria e comeria tudo ali mesmo... hahaha

    bjs em todos

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas!!! E gargalhando com a história da vela hahahaha
    Bj,
    Bergamo

    ResponderExcluir
  9. Andréa, a dois anos atrás em Porto Alegre tive que deixar uma garrafa de grappa que estava na mala pq não tinha o selo do ministério da agricultura. fiquei com tanta raiva que abri a garrafa e joguei o liquido fora!!
    Pelo depoimento da Carla nem doce de leite vou poder trazer da Argentina,como é que pode!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, mas algumas coisas não sei se são bem assim para toda parte do mundo. Quando vim para os Estados Unidos, mal pude trazer três pacotes de erva-mate! A American Airlines é super chata com esse negócio de bagagem. Me fizeram por fora uma garrafa de água mineral comprada no aeroporto! Imagina se eu tentar levar molhos e temperos. Tenho uma lista enorme de coisas para levar para o Brasil de volta, mas já ando pesquisando tudo que posso e que não posso. É um saco.

    ResponderExcluir
  11. OI Geordana,
    Acho que você está confundindo as coisas: o texto não se refere às leis de cada país e sim como fazer sua mala para que seus objetos fiquem inteiros ao chegar ao destino.
    Líquidos e pastosos estão proibidos na bagagem de mão desde o 11 de setembro com exceção de mini potes de 100 ml de cada tipo para xampu e coisas do gênero. Mas despachados você pode levar e isso inclui os molhos.
    bjs e boa volta!!

    ResponderExcluir
  12. Quando eu fui pra Itália li em algum blog que enrolar garrafas em fraldas é uma boa, porque a fralda é macia e além de proteger contra batidas, se o líquido vazar ela absorve e não deixa fazer caca na mala. Aí lá fui eu, com dois pacotinhos de fraldinhas baratinhas. Todo mundo tirou sarro, mas além das minhas garrafas chegarem inteirinhas um dos licores vazou e a fralda protegeu. Eu trouxe uma garrafa de Fanta, imagina se aquilo estoura na minha mala? Nunca mais viajo sem fraldas quando eu tiver certeza que vou trazer bebidas pra casa!

    E a dica de colocar comidinhas menores dentro da necessaire é ótima!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...