segunda-feira, 19 de março de 2012

Comentários sobre os resultados da pesquisa



Primeiro de tudo agradeço outra vez a todos que participaram da pesquisa realizada no blog, que foi um sucesso. Vocês me ajudaram demais! Recebi muitas opiniões sinceras, críticas construtivas e com tanto carinho que me sinto na obrigação de comentar as sugestões de vocês. Mas como não será possível dar satisfação a todos, coloquei abaixo as solicitações mais frequentes. Vamos lá?

Descobri que sou péssima de marketing, porque a maioria de vocês não conheciam meus outros blogs! Então, antes que eu esqueça:

Blog do Buffet Frios & Cia - lá eu publico receitas fáceis e dicas para festas e eventos, como petiscos, salgadinhos, pastas, mesa de frios e mini comidinhas. Por isso aqui no Aromas há poucas receitas assim.

Blogs de Culinária - listagem e indicação de blogs e sites; dicas para estudantes de Gastronomia e blogueiros de culinária iniciantes. Textos sobre a profissão de gastrônomo são publicados lá.

Muitas pessoas se referiram a mim como "vocês" . Preciso esclarecer que quem escreve o blog sou EU, Andréa, sozinha. Ou seja, para as postagens não há co-autores, ajudantes nem colaboradores, somente eu. :) Fiquei até lisonjeada, porque se acham que eu sou várias quer dizer que meu trabalho rende, não é? Mas por ser uma é impossível escrever sobre tudo dentro da Gastronomia porque eu não domino muitos assuntos e alguns não curto ou não tenho inspiração para escrever sobre eles.

Também é muito difícil tentar manter um equilíbrio entre os assuntos abordados e agradar a todos é impossível! São só cinco matérias por semana.


O que eu posso fazer e já estou fazendo

Vou tentar aumentar a quantidade de receitas saudáveis, com legumes, verduras, grãos e fibras. Não é só o blog que está precisando disso, eu também estou!! Quando possivel, ao final do texto nas dicas e substituições, vou dar exemplos para deixar o prato mais light, mais rico em nutrientes, e também com adaptações para vegetarianos, ok?

Eu fiquei muito surpresa com os leitores pedindo mais temperos e especiarias! Fiquei feliz, muitas vezes deixava de publicar com medo de estar cansando vocês. Agora me aguentem! Matérias sobre especiarias, temperos ou ervas quase toda semana no blog. Um artigo sobre onde comprar especiarias e outros produtos já foi publicado AQUI.

Para quem gosta de confeitaria um índice próprio está a caminho para que encontrem com mais facilidade as receitas. Eu não sou confeiteira pessoal, há blogs maravilhosos especializados nisso. Vejam AQUI uma lista deles.

Receitas de países diversos e típicas dos estados brasileiros sempre estiveram na minha mente e se repararem bem há receitas de todos os cantos do mundo no Aromas. Mas o tempo passa rápido e não publico, nem muito menos cozinho ou conheço tudo o que gostaria.

Com a ajuda de vocês elaborei e já inaugurei a coluna Cozinha Básica - com receitas, dicas e um pouco de história das bases da culinária, confeitaria e pratos do dia-a-dia.

O índice do blog foi mais dividido e também estou postando sobre livros que adoro.

Vou preparar alguns cardápios completos com entrada, prato principal e sobremesa com as receitas do blog. Também me pediram um glossário de termos técnicos, já ensaiei várias vezes mas tá difícil de sair...

Calma galera! Sou uma só, lembram? :)


O que não será possível no momento, um dia talvez!

Alguns dos assuntos sugeridos que dificilmente aparecerão no blog com frequência são:

Cozinha molecular - desconheço, sou leiga no assunto!
Vinhos, harmonizações ou bebidas alcoólicas - eu não bebo, fica difícil avaliar e escrever sobre o assunto, talvez um dia com uma parceria...
Cozinha para criança, decoração de bolos, panificação ou produtos de confeitaria fru-fru - não é a minha praia!
Receitas diet - não sei fazer e não gosto do sabor dos produtos que já provei, por isso não me animo!
Gastronomia orgânica e sustentável - apoio 100%, mas não é a meta do blog
Produtos - faço algumas poucas resenhas, mas não é o objetivo do blog
Congelamento - sei pouco sobre o assunto, mas vou dar dicas quando possível na própria receita Técnicas e cortes - não tenho inspiração para escrever sobre o assunto, mas dentro da cozinha básica vou incluir algumas coisinhas

Valor nutricional das preparações é uma coisa que acho válida mas não aparecerá no blog tão cedo. Dá muito trabalho pessoal, não tenho tempo suficiente, não sou nutricionista e se eu colocar as calorias de algumas preparações vocês não voltarão aqui!

Outra coisa impossível no momento são receitas passo-a-passo com fotos. Minha intenção quando comecei era ter uma coluna assim, acho ótimo, principalmente para receitas mais complicadas. Mas descobri que minha cozinha é muito escura e a lente de minha máquina idem. As fotos ficam péssimas, tiro poucas fotos do preparo porque sempre me irrito com o resultado. Quando eu comprar uma lente nova, ou casa nova, inauguro a coluna.

Pelo mesmo motivo de lente escura as receitas de lanche são em menor quantidade... As receitas de sanduíches que estão no blog eu tive de comer no café da manhã ou no almoço para poder fotografar para vocês e não desperdiçar o rango! À noite as fotos ficam ruins.

Muita gente pediu mais postagens da Coluna Dicas! Esse é o assunto mais trabalhoso, sou detalhista e me preocupo em não passar informação errada, demoro dias para escrever uma postagem, por isso elas são em menor quantidade.

Entrevistas só são possíveis quando o entrevistado aceita. É dificil gente! E grandes chefs não têm tempo de dar entrevista para blogueiros desconhecidos...

Alguém sugeriu que eu postasse sobre onde comer em vários países e cidades do mundo. Adoraria gente!! Mas como só publico sobre lugares onde estive e a grana é curta, fica difícil, impossível na verdade! Um dia chego lá. Um de meus sonhos é viajar o mundo todinho conhecendo os mercados e explorando os ingredientes e especiarias. Quando o blog bombar, quem sabe?


Lembrete

Você sabia que há duas formas de receber as novidades do blog?

Uma é através da newsletter que é quinzenal e preparada por mim. Para recebê-la você deve entrar com seu e-mail na caixa na barra lateral do blog. E confirmar o cadastro através do e-mail que receber, cuidado porque pode ser que ele vá parar na lixeira.

Outra é assinando o feed do blog, com o feed você recebe automaticamente todas as postagem do blog no seu e-mail. Ou seja, sempre que eu publicar alguma coisa você vai receber.


Novidade

Quer participar? Quem tiver feito alguma receita do Aromas e Sabores ou do blog do Buffet pode enviar a foto e sua opinião sobre a preparação que publicarei no Facebook.

6 comentários:

  1. Muito esclarecedor seu post e continue assim multifacetada que está dando certo e quem sabe logo,logo, começa a render frutos.
    só não gosto de toda vez que comento ter que digitar aquelas duas palavras pedidas pelo Google

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! hehehe Eu jurava que não tinha esse verificador de palavras aqui... Já retirei!
      bjs

      Excluir
  2. Muito bacana essa sua maneira de expor as diretrizes do blog.
    Quando respondi a pesquisa sinceramente não me lembro de dar alguma sugestão, pois sempre gostei do blog do jeito que ele é, e todas as suas justificativas de não colocar isso ou aquilo, é super válida porque sabemos o quanto é difícil publicar um post. Não é somente pegar uma receita e ir para o fogão prepará-la, eu diria que depois do comer essa é a parte boa da coisa. Publicar um post envolve muito mais que isso, e cada um tem sua limitação, como dizia minha vó "devagar com o andor que o santo é de barro".
    Que bom que você retirou o verificador de palavras. Muitas vezes eu não comentei por causa dele. Perdemos muito tempo, primeiro precisamos decifrar as letras nem sempre legível, e últimamente eram duas palavras que sinceramente me dava até preguiça e me irritava.
    (Eu deveria ter colocado isso como sugestão na pesquisa hehe)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria mesmo Lourdes!! Eu pensei que esse verificador já tivesse sido tirado há tempos... :)
      bjs e obrigada!

      Excluir
  3. Poxa.. eu to atras de alguns temperos mais diferentes, mais ja fui em algumas lojas e nao encontro. Moro no Rio de Janeiro e achava que seria mais facil, mas to vendo que nao. E quando fui olhar no link que voce colocou ali em cima, só tem um funcionando e mesmo assim nao tinha o que procuro. Tem alguma dica pra me dar? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Drika,
      Obrigada por me avisar, já consertei os links. Depende bastante de qual especiaria diferente você quer! A Casa Pedro e o mercado Zona Sul vendem algumas coisas, mas que não são mais diferentes para mim...
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...