quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cozinha Básica - massa de crepe



Crepes e panquecas são muito versáteis e saborosos não acha? Podem levar todo tipo de recheio, doces e salgados, e satisfazem tanto o paladar quanto a barriga que ronca. Podem ser enrolados, dobrados, amarrados, etc e ainda levar um molho ou cobertura. Haja opção!

Mas o maior segredo está na massa, eu gosto bem fininha e leve. Aquelas panquecas com massa grossa e recheio seco ninguém merece!

Por isso incluí a receita de massa de crepe bem fina aqui no Cozinha Básica com algumas dicas de como fazer crepes.

Mas qual será a diferença entre crepe e panqueca? O crepe é sempre fino e a panqueca nem sempre. Quando a comida for francesa é crepe com certeza! Em uma creperia também! Aqueles enroladinhos que fazemos em casa podemos chamar tanto de panquecas quanto de crepe. Também existe a panqueca americana bem grossa, para ser comida com cobertura e não um recheio.




Vamos a receita? Essa é baseada na no livro de cozinha francesa da coleção que já postei AQUI.

Ingredientes para massa de crepe (para aproximadamente 10 unidades)

120 g de farinha de trigo
1/2 colher de café de sal
1 ovo inteiro ligeiramente batido
200 ml de leite
70 ml de água
1 colher de sopa de manteiga derretida

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes. Você pode usar um fouet ou até o liquidificador. Mas não bata demais, somente o suficiente para misturar e formar uma massa uniforme.

Leve a massa a geladeira e deixe descasar por 20 minutos.





Aqueça bem uma frigideira untada com óleo e deixe o fogo de médio a baixo.

Derrame uma quantidade pequena de massa. Você pode usar um concha ou medidor se achar necessário. Eu uso essa tijela que tem "biquinho". O importante é derramar a massa rapidamente e ir girando a frigideira para que a massa se espalhe. Se girar devagar ela vai ficar espessa.

Quando a massa começar a soltar das laterais da frigideira como na foto abaixo você pode virar com uma espátula. Se você for audacioso essa é a hora de jogar a panqueca para o alto! Deixe o outro lado dourando um pouco e seu crepe está pronto.





Agora repita a operação com o restante da massa e utilize como quiser.




Algumas dicas

Normalmente o primeiro crepe de uma leva sai ruim, isso é normal. Não desista porque o segundo ficará bem melhor!
A prática faz a perfeição, então treine e não se aborreça com seus primeiros "filhotes". Quanto mais treino mais fininhos eles ficarão.
Você só precisa untar a frigideira antes do primeiro crepe.
Para ser fininho o crepe deve ter uma massa mais líquida como a da foto. Se a massa for espessa ela não vai se espalhar na frigideira e sua panqueca ficará grossa.
Descobri há pouco tempo que trocando parte do leite da receita por água o crepe fica mais leve. Adorei o resultado!
Para um crepe doce acrescente uma colher de chá de açúcar na massa e use somente uma pitada de sal.

12 comentários:

  1. Vim aqui ver sua receita e vou levá-la comigo. Quero experimentar, se gostar (e acho que vou) terei mais uma opção de massa. Andréa sou ousada viu? Já mandei panquecas pro ar que foi parar em cima da panela de arroz que estava na outra boca do fogão kkkk. Mas é errando que se aprende...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Adoro, e também gosto da massa mais fica e com recheio bem molhadinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que eu fiz hj? em vez de colocar as 120gr de trigo branco coloquei metade integral, ficou ótimo também, e diminui o leite e coloquei mais agua, desculpa ter feito tudo isso na sua receita mas ficou muito bom, e cosntatei o que vc falou a primeira nunca fica boa!!!!! mas fui tentando!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Vou experimentar com recheio de maçã verde!!! Huuuuuum!!!

    ResponderExcluir
  5. Mesmo já conhecendo e fazendo algumas das receitas, revê-las da forma como vc as a apresenta e aborda, com explicações detalhadas sobre suas origens, possibilidades as mais variadas possíveis, explicações que não deixam dúvidas quanto a forma de preparo, tem sido como se eu as estivesse vendo pela primeira vez. Estou adorando o site.

    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wilson!! É o carinho de comentários como o seu que me dão ânimo para seguir em frente e continuar escrevendo!
      abçs

      Excluir
  6. Andréa, você sempre nos ajudando, tirando dúvidas e oferecendo alternativas. Um beijo grande e muito obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  7. Achei que a massa ficou com aspecto cru com água. Só com leite ficou melhor. Para uma festa de 80 pessoas qual a quantidade de massa? E posso substituir a margarina por óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro a massa com manteiga, mas pode substituir por óleo se quiser. Não sei a quantidade que precisa para sua festa, não faço crepes para festas.
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Crepe é ótimo para festas e eventos, adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Todo mundo gosta, né? Que bom que gostou das dicas.
      bjs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...