
Um pudim feito com leite, leite condensado e gemas, aromatizado com baunilha e assado em potinhos. Eu adoro sobremesas cremosas e você?
Essa receita é bem doce e eu aprendi com um chef de um restaurante português aqui do Rio. Eu trabalhava lá e ele todos os dias separava para mim uma sobremesa especial. Ou siricaia ou toucinho do céu! Ainda bem que fiquei pouco tempo.
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
8 gemas
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
Modo de preparo
Bata as gemas com o açúcar até ficarem bem clarinhas.
Misture as gemas batidas com o leite e o leite condensado.
Coloque o doce em forminhas de louça refratárias ou em um refratário grande.
Coloque as formas em banho-maria e leve-as ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até que assem e dourem um pouco por cima.
Dicas
Para saber se estão cozidos sacuda um pouco as forminhas com cuidado. O pudim não deve balançar demais.Quanto maior a forma mais tempo de forno.
Não cubra o doce para que forme uma crostinha dourada por cima.

Adorei a receitinha, deve ser realmente bem gostoso e cremoso.
ResponderExcluirbjs
Olá, Andréa. Amo esse doce. Comi ontem em uma padaria que freqüento, mas lá encontro ele feito em formato de pudim, grande com um furo no centro. Pode ser feito assim também? Nossa, amei encontrar a receita. Obrigada.
ResponderExcluirAmei! Meu marido ADORA pudim, com certeza vai gostar muito dessa variação... Já imprimi! rs
ResponderExcluirBeijos, Cecilia
Sericaia...eu tenho essa receita, e é muito antiga. A sua parece ser mais prática de fazer, vou experimentar. Depois faço a minha e te mostro.
ResponderExcluirbjs
Nunca comi este doce, mas parece ser muito apetitoso.
ResponderExcluirbjo
fê
Eu também adoro sobremesas cremosinhas e pudim então no topo da minha listinha. Essa sua sericaia me fez sonhar. :)
ResponderExcluirEli
Olá,
ResponderExcluirAdoro esse doce, minha bisa fez muito enquanto pode. A fartura de ovos vindos da fazenda propiciava essas e outras peraltices.
Parabéns pela apresentação, ficou linda!
Abraços
Huuum,muito apetitoso, e nestes potinhos são um carinho a mais.Amo seu cuidado com os detalhes para deixar os pratos e sobremesas ainda mais charmosos!Parabéns!
ResponderExcluirTem novidade no Mundo do Sabor!
www.mundodosabor.blogspot.com
Preciso provar esse doce Andréa, acho a doçaria portuguesa muito rica e deliciosa.Adorei sua receita e as dicas. Bjocas ótimo final de semana
ResponderExcluirAndréa, dizemos que nunca é tarde para obtermos conhecimento mas confesso que gostaria de ter visto tudo o que você postou desde o início. Vou fazer uma corrida contra o tempo para ver os detalhes. Agradeço a sua generosidade em dividir os aromas e sabores conosco. Muito sucesso. Abraço
ResponderExcluirDeve ficar delicioso!
ResponderExcluirPelo aspecto é delicioso, ainda mais neste lindo potinho.
ResponderExcluirBjs e Bom Final de Domingo
Olá eu posso fazer em forminhas de alumínio (aquelas descartáveis) ou em forminhas de empadas grandes. Teria que fazer uma calda para desinformar.
ResponderExcluirNÍCIA!
Pode sim, mas esse pudim não é para ser desenformado, ele é comido direto do pote e sem calda. Mas faça como você quiser e depois me conte o resultado.
Excluirbjs