
Receita de rabada diferente feita à moda francesa, com vinho tinto, alho poró, cebola, cenoura, bacon e ervas, como um coq-au-vin ou Boeuf Bourguignon.
Ela foi feita na panela de pressão e depois de pronta o molho foi processado e ficou cremoso sem a adição de creme de leite.
Imagino que você esteja se perguntando porque ela está descansando na quentinha!? Fiz essa receita para uma tia minha, para ser congelada.
Eu não sou fã de rabada não gente! Mas essa ficcou chique, provei e até gostei. Quem prefere a tradicional não deixe de ver minha receita de rabada com agrião.
Ingredientes para a marinada
2 rabos de boi cortados
1/2 garrafa de vinho tinto seco
1 talo de alho poró picado
1 cebola picadinha
1 cenoura pequena em rodelas
5 grãos de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de tomilho desidratado (ou 2 ramos da erva fresca)
1 ramo de alecrim pequeno
Salsa e cebolinhas frescas à gosto
2 folhas de louro

Ingredientes para o preparo da rabada
1 cebola média picadinha
3 dentes de alho picados
50 g de bacon fatiado picado
1/2 colher de sopa de manteiga
1 dose de conhaque
Sal a gosto
Modo de preparo
Afervente os rabos de boi por 2 ou 3 minutos e descarte a água. Esse processo ajuda a retirar parte da gordura.
Misture todos os ingredintes da marinada e coloque os rabos bem limpos, com o mínimo de gordura possível. Deixe na geladeira de véspera.
Retire a carne da marinada, seque bem com papel toalha e reserve. Não jogue a marinada fora, ela será usada com todos os temperos que estiverem dentro.
Em uma panela de pressão refogue o bacon com a cebola e o alho na manteiga até dourarem um pouco.
Junte a carne e refogue até dourar. Junte o conhaque e deixe ferver um pouco para evaporar parte do álcool.
Junte toda a marinada, sal a gosto e água para cobrir a carne.
Tempe a panela e deixe cozinhar enm fogo médio por aproximadamente 50 minutos ou até que a carne esteja macia e soltando do osso.
Separe a carne do caldo que estiver na panela. Desengordure o caldo se achar necessário.
Para fazer o molho processe o caldo com os legumes da marinada no liquidificador, retire somente as folhas de louro e as ervas duras como os ramos de tomilho e alecrim.
Sirva a rabada com o molho acompanhada de polenta, arroz ou o que quiser.
Dicas/substituições
Não tem conhaque? Use cachaça ou vodka.Se preferir um prato mais fino retire toda a carne dos ossos, separe da gordura e sirva.

Oi Andrea,
ResponderExcluirMeu marido vai adorar essa receita. Nunca fiz rabada e ele vive me cobrando.Com essa receita tenho certeza que vai ficar melhor do que ele espera.
Bj,
Lylia
Amo rabada, e faz muito tempo que não como, fiquei aqui com água na boca.
ResponderExcluirbjs
Andrea eu amo rabada e claro que estou babando nesta receita, até já mudei meu cardápio de sábado para incluir esta rabada. Delícia.
ResponderExcluirbjo
Gosto de rabada Andréa, e essa ficou bem requintada, e certamente deliciosa
ResponderExcluirMais fino do que isso só tirando toda a carne dos ossos como vc mencionou. Essa foto me deixou com água na boca, essa é a verdade!! Bjos
Nunca fiz rabada, Andréa, e como a sua ficou realmente com cara de divina, vou levar a receita e arriscar a fazer! Outra coisa que sou louca para testar é risotto de rabada - quem sabe eu faço essa e não sobra um pouco? rsrs..
ResponderExcluirBjinhus..
Andrea, parece até que consigo sentir o gostinho desse seu prato. Amo rabada, mas não sei porque é uma receita que raramento faço. Vou repensar, rs. Beijo
ResponderExcluirmariacarambola.wordpress.com
♥♥♥