quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Onde comer em Belém do Pará?



Passei três dias deliciosos em Belém e nesses pouco dias tive a oportunidade de comer em 5 restaurantes diferentes e dos melhores da cidade, comi muito! Aproveito para mostrar a vocês e indicar os lugares que são ótimos, gostosos e aconchegantes, cada um no seu estilo.

Veja abaixo, por ordem de degustação, como foi minha odisseia gastronômica que, junto com um sorvete por dia de frutas da Amazônia, me fez engordar 1 kg!


Restaurante Lá em Casa

Estação das Docas
Galpão 2 Loja 4
Tel: (91) 3212-5588

O restaurante Lá em Casa do Paulo Martins é o mais famoso de Belém. Fui lá para o almoço, que costuma ter um buffet com pratos regionais, mas a chef preparou para nós um cardápio especial que usou o coco em todos os pratos.

O restaurante fica na Estação das Docas, um complexo de restaurantes e lojas, de onde você pode apreciar a linda vista da primeira foto.




A entrada de camarões empanados em coco ralado estava divina e era muito farta, quase não sobrou espaço para o prato principal que está na foto abaixo.

Pirarucu salgado com molho cremoso e arroz de coco. Eu tinha horror a pirarucu salgado, mas esse estava ótimo, lembrando mesmo o bacalhau, tirei minha má impressão!




Boteco das Onze

Casa das 11 Janelas
Tel: (91) 3224-8599

O Boteco das Onze fica dentro do casario histórico conhecido como Casa das Onze Janelas. Ele tem vários ambientes e escolhemos sentar na varanda, de frente para o mar, onde batia uma brisa deliciosa.

Eu comi risoto de pato no tucupi com jambu que estava muito bom. Mas só pude ver a cor do prato depois que tirei a foto, estava muito escuro.

Os amigos comeram esse salmão da foto abaixo.




Point do Açaí

Rua Óbitos 206
Cidade Velha
Tel: (91) 3032-3269

O Point do Açaí é um restauratne simples de comida caseira e especializado, como o nome diz, em pratos acompanhados por açaí. Sim, no Pará o açaí é acompanhamento para pratos de peixe, camarões, etc, e e eu tinha que provar! Me convenci de que não é a minha praia gente, não sou fã de açaí e o do norte, muito mais forte, não me agrada. Peeciso ir a Belém mais vezes para me acostumar com ele.

Mas o peixinho do lugar estava ótimo, muito fresco e sequinho. Pedimos esse prato com 5 variedades diferentes de peixes amazônicos. Foi o máximo prová-los todos de uma vez só.

O açaí vem muito gelado em jarras na quantidade absurda de meio litro por pessoa. Para sair de lá direto para uma rede.




Restaurante Benjamim

Av. Benjamim Constant 1326
Nazaré
Tel: (91) 3343-3758

O super simpático Chef Sérgio Leão nos recebeu pessoalmente e entre cada prato de seu menu degustação ele surgia em nossa mesa com um largo sorriso nos lábios nos presentendo com a descrição dos pratos, muita informação e conversa das melhores.




O menu foi composto de 5 pratos salgados e a sobremesa. Gente, no terceiro prato eu já estava satisfeita, no quarto estava cheia, no quinto estufada e a sobremesa só desceu porque estava muito boa e era macia... Raspei tudinho, comida boa a gente não desperdiça, não é?

Acima sopa de abóbora com leite de coco e gengibre e arraia desfiada sobre um pirão picante mas não muito. Maravilha!




Acima nosso prato sendo preparado na cozinha que fica exposta através de uma janela de vidro que dá para um mini jardim. Ao lado como ficou o peixe com banana da terra.



 
Pupunha é outra ingrediente que eu só havia provado em natura e detestado! Mas feito em um purê hiper macio, temperado com leite de coco coco e servido com peixe estava divino. O prato originalmente é servido com camarões, mas o chef prontamente trocou para mim. Como sou alégica e me empolei toda depois dos camarões do Lá em Casa preferi não arriscar.

O magret(peito) de pato servido com arroz de tucupi e jambu estava maravilhoso. Já não cabia mais, mas comi feliz.

Abaixo as cocadinhas de sobremesa: com cupuaçu e com maracujá.





Restaurante Remanso do Bosque

Av. Romulo Maiorana com Perebebui
Marco
Tel: (91) 3347-2829

O chef Thiago Castanho que comanda o restaurante com seu irmão, foi eleito o melhor chef de Belém pela revista Veja. Mercido! O restaurante que foi inaugurado o ano passado é lindo, agradável e tem serviço impecável. A comida estava ótima, muito bem apresentada e me prepararam um filé bem passado sem reclamar, amei!

De entradinha pedimos esses tradicionais, muito bem feitos e crocantes beijus, cobertos com parmesão e servidos com manteiga de ervas.




Minha carne da foto abaixo veio coberta de queijo de Marajó. Minha acompanhante pediu esse prato de camarão super colorido e bonito.




A sobremesa me deixou com gosto de quero mais!! Crumble de banana com castanha e sorvete de tapioca. Uma forma deliciosa de terminar uma refeição e nos despedir de Belém. Apesar de eu ter conseguido ainda tomar um sorvetinho no aeroporto...




Não deixe de ver também as outras postagens sobre os Aromas e Sabores do Pará.


5 comentários:

  1. Assinei o Newsletter de "Aromas e Sabores" e pensa numa viagem que fiz a Belém sem sair de casa, atualmente moro em Paraíso do Tocantins, lendo esta matéria.
    Parabéns por proporcionar a nossa nativos de Belém do Pará esta viagem, a aos degustadores ávidos por novidades esta matéria.
    Parabéns a equipe sua.

    ResponderExcluir
  2. que eu saiba todo açaí vem do norte ou já tem palmeiras de açaí para o sul e sudeste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo açaí vem do norte sim, mas quando chega no Sul está diluído, bem mais fraco,,,
      Abçs

      Excluir
    2. Então, para sua informação, já tem açaí produzido no sul da Bahia

      Excluir
    3. Obrigada pela informação Getúlio!
      abçs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...