Pingo era uma amiga de meus avó paternos, imagino já falecida, que introduziu essa receita em nossa família qando eu era ainda criança. Ela costumava fazer o doce no Natal, por isso ele está aparecendo aqui neste mês de dezembro. Não há fim de ano que eu não me lembre dele!
A receita é simples, minha avó aprendeu rapidinho e a colocou em sua grande coleção de duas ou três sobremesas que fazia sempre. Era uma de minhas guloseimas favoritas e quando passava uns dias na casa dela eu comia um pedaço pequeno a cada hora, no intervalo das brincadeiras. Devorava o refratário inteiro sozinha no fim de semana. Bons tempos aqueles! Agora eu tenho de fazer meia receita e ainda dividir com o povo para não ter de ser levada a um hospital ao final do pote...
Acho que a Pingo era muito esperta e sempre fazia esse doce porque ele é muito prático, por ser congelado pode ser feito semanas antes que não estraga! Só corre-se o perigo de alguém comer. Ou de acabar a energia e o doce descongelar como aconteceu comigo em um Natal. Mas corri com ele para a casa da sogra, desperdício nunca!
O doce é doce, como eu gosto, feito com leite condensado e creme, bem gelado nos refresca no verão. Melhor só comendo sem culpa!
Ingredientes 1° camada
300 g de açúcar
Ingredientes 2° camada
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
2 gemas
1 colher de chá de amido de milho
Ingredientes 3° camada
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (a mesma medida do leite condensado)
2 colheres de sopa de achocolatado em pó (ou chocolate em pó)
2 colheres de chá de amido de milho
Ingredientes 4° camada
2 claras
2 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite gelado e sem soro
Modo de preparo
A primeira camada é uma calda de pudim. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Deixe caramelar. Pingue um pouco de água, cuidado que espirra! Deixe a calda dissolver até a consistência de calda nem muito grossa nem muito rala. Deixe esfriar e coloque a calda no fundo de um refratário. Leve ao congelador.
Para a segunda camada: leve o leite, o leite condensado e as gemas ao fogo até ferver. Junte o amido dissolvido em um pouquinho de água. Misture bem no fogo até engrossar. Deixe cozinhar por uns 2 minutos. Deixe esfriar e coloque por cima da camada da calda de açúcar. Volte com o doce para o congelador.
Para a terceira camada: leve o leite, o leite condensado e o achocolatado ao fogo até ferver. Junte o amido dissolvido em um pouquinho de água. Misture bem no fogo até engrossar. Deixe cozinhar por uns 2 minutos. Deixe esfriar e coloque por cima da camada de creme. Volte com o doce para o congelador.
Para a terceira camada: bata as claras em neve com o açúcar. Misture delicadamente com o creme de leite. Coloque por cima da camada de chocolate. Volte com o doce para o congelador.
Dicas/substituições
Esse doce pode ser feito em porções individuais como na foto.
Pode também ser feito em forma de torta forrada com filme plástico e dessenformada depois como uma torta de sorvete. Neste caso deixe a calda separada para colocar por cima ou ser servida à parte.
A camada de creme pode levar nozes, amêndoas, frutas secas, café ou o extrato que quiser.
A camada final feita com creme de leite pode ser substituída por chantilly. Mas não utilize creme de leite em caixinha, ele pode deixar a textura muito mole.
O doce permite mil variações, um dia desses faço outro diferente!

Essa receita é quase idêntica a que a minha mãe fazia quando eu era criança. A única diferença é que não tem a camada de chocolate. Adorei!
ResponderExcluirDelicioso!!! Uma receita dos deuses!
ResponderExcluirAndrea além de delicioso esse doce, o bom é que podemos congelar, gostei muito, adoro essas delicias em camadas, e a última troco por chatilly fresco que amo de paixão. Adorei. Bjocas
ResponderExcluiré pave ou pa come?
ResponderExcluirAndrea,me surpreendi com a semelhança do doce que se tornou o carro chefe entre as sobremesas de minha família,denominada torta 3 camadas.
ResponderExcluirNa última camada adiciono(antes na receita original usava 2 folhas de gelatina vermelha)com a proibição de venda coloco gelatina em pó vermelha.
Como você mesma comentou é um coringa que permite variações,inclusive decoração,depois de geladinha com morangos quando cobertura fica cor de rosa.
Agradeço a maravilhosa receita,FELIZ NATAL!