quinta-feira, 14 de março de 2013

Bolo de chocolate com coco de liquidificador

Bolo de chocolate com coco


Esse bolo de chocolate super fácil foi um dos primeiros bolos que fiz na vida, e que ficou bom! A receita super fácil foi passada pela mãe de uma amiga e na casa dela tinha sempre, em todas as festinhas e às vezes até em dias comuns, eu já entrava na casa dela com a boca nervosa. Na época comíamos à vontade, o bolo que era sempre coberto e ou recheado com brigadeiro, sem medo de ser feliz!

O interessante, é que além de ser um bolo de liquidificador, é um bolo sem glúten, o que na época não era importante e ninguém reparava ou o anunciava como tal. Tanto que o bolo que não leva farinha, tinha a forma untada com farinha de rosca. Vixe, olha o glúten aí gente!

Mas a receita de hoje é um bolo de chocolate sem glutem nenhum, que é boa para qualquer pessoa que aprecie uma sobremesa gostosa e doce e não tenha outras restrições alimentares.

Podemos chamar o bolo de prestígio, porque é feito com coco. Sua textura um pouco pegajosa me faz apreciá-lo somente coberto com brigadeiro, ganache ou bastante calda.

Eu troquei parte do achocolatado por chocolate em pó para um sabor mais equilibrado. Atenção celíacos: verifique se o achocolatado escolhido é livre de gluten ou utilize somente chocolate em pó ou cacau.


Ingredientes (para um bolo bem pequeno)

6 ovos grandes
8 colheres de sopa cheias de açúcar
4 colheres de sopa de achocolatado em pó
4 colheres de sopa de chocolate em pó (ou cacau)

100 g de coco ralado desidratado (de pacote)
100 g de manteiga amolecida
1/2 colher de chá de fermento químico em pó

Como fazer o bolo de chocolate

Coloque os ovos, clara e gema, no liquidificaodr e bata bem por 5 minutos.

Junte o açúcar no liquidificador e bata por mais 30 segundos, junte o achocolatado e o chocolate e bata por mais 30 segundos.

Junte o coco e a manteiga e bata até misturar. Junte o fermento bata até misturar.

Unte uma forma com manteiga e polivlhe com chocolate em pó. Coloque a massa na forma e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

Deixe esfriar, desenforme e cubra e/ou recheie com ganache ou brigadeiro.

Dicas / substituições
Recheie o bolo com brigadeiro de coco e cubra com ganache ou calda.
Para fazer porções individuais como eu fiz para a foto, corte o bolo com cortadores de biscoito ou aro


7 comentários:

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...