sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Receita de cozido light

Cozido de carne e legumes


Um dos meus pratos favoritos que minha avó fazia era o cozido, muitas vezes servido aos domingos vindo de um panelão gigante. Eu, mesmo não sendo fã de legumes, amassava tudo em um montinho, regava com o caldo e caía dentro da montanha colorida junto com a carne que se desfiava sozinha e alguns pedaços de linguiça. Comia a me sentia leve, mas satisfeita. Muitos anos depois é que soube que cozido é considerado um prato pesado, gorduroso. Demorei para entender até comer um cozido fora de casa. O da minha avó tinha somente a gordura necessária para dar sabor porque ela cuidadosamente limpava as carnes e usava pedaços mais magros como eu gosto de fazer. Ela também tinha um extremo cuidado com os legumes que eram cozidos separadamente para que cada um ficasse no ponto de cozimento correto, sem se desmanchar.

Essa receita foi feita mais light ainda somente com peito de boi sem gordura. Uma boa linguiça ou paio cai sempre bem e adiciona um pouco mais de calorias. Mas não foi por isso que ela não participou da festa. Eu esqueci mesmo de comprar.

Eu preparei o cozido em um dia de semana de muito pressa, tinha que sair e como eu estava com muita fome coloquei os legumes todos juntos na panela de pressão com a carne já cozida, fechei e mandei fogo. A maioria se desfez ou quase... Posso até ver a cara de minha avó inconformada e dando uma risadinha carinhosa de desaprovação. Mas tenho certeza de que ela aprovaria a sopa de aromas e sabores complexos em que o cozido se transformou, quase que sozinho, logo depois que eu almocei.

Também sei que cozido não é prato de verão, mas eu estava louca para comer! E ainda estou, já que a maior parte virou sopa e não pude repetir.

Para compensar a falta de gordura adicionei alguns temperos extras. Veja abaixo como fiz.

Se você não come carne vermelha veja meu cozido de frango light


Ingredientes (para 4 pessoas light ou menos, se famintas)

1 kg de peito de boi bem limpo cortado em 4 partes
2 colheres de sopa de óleo de soja
2 cebolas em fatias
5 dentes de alho picados
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de funghi seco
1 colheres de sopa de vinho tinto
2 cravos
1/2 colher de chá de cominho moído
4 folhas de sálvia
1 colher de chá de tomilho desidratado ou dois ramos do fresco
2 folhas de louro
1 anis estrelado
1/2 amarrado de cheiro verde
1/2 pimentão verde sem sementes
2 batatas descascadas
1 cenoura grande sem casca
1 batata baroa grande sem casca
1/3 de repolho pequeno
1 chuchu
1 nabo sem casca

Como fazer

Em uma panela de pressão refogue a cebola e ao alho no óleo até dourarem a gosto.

Junte a carne e todos os temperos, refogue por mais 3 minutos.

Cubra a carne com água, tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 50 ou até que a carne fique bem cozida e macia mas sem se desmanchar.

Corte os legumes em 4 partes ou a gosto. E reserve.

Abra a panela com cuidado e retire os pedaços de carne.

Utilize o caldo para cozinhar os legumes, mas não desaponte minha avó, não tampe a panela! Vá retirando cada um da panela quando cozidos e sem desmanchar, deixando os que ainda estão mais duros cozinharem um pouco mais.

Ao final junte a carne com todos os legumes para aquecer antes de servir, se necessário. Outra vez cuidado para não ferver em demasia.


Dicas / Substituições

Utilize os legumes que quiser. A couve é muito popular nesse prato.

Você pode também ir colocando os legumes na panela para cozinhar aos poucos, os que demoram mais para cozinhar entram primeiro, como a cenoura.

Utilize o tempero ou erva que quiser.


2 comentários:

  1. Vou comer este fim de semana,
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  2. Andréa,
    Esse prato era uma constante na casa da minha infância/adolescência. Reunião familiar, prato farto e saboroso... Maxixe não podia faltar, nem batata doce e banana.
    O seu é mais light, mas certamente gostoso.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...