sábado, 15 de agosto de 2009

Cozido de frango light


Esta receita veio bem a calhar nesta época de vírus H1N1 (gripe suína). Um anis estrelado aqui um acolá para ajudar a evitar ou aliviar os sintomas da gripe!! Para quem não sabe, o principal ingrediente do remédio Tamiflu é proveniente do anis estrelado, esta especiaria tão bonita e desconhecia no Brasil. Prometo falar sobre ela no mês que vem!

Mas nunca deixem de ir ao médico ou de tomar os remédios recomendados!

Esta receita de cozido é baseada em um prato chinês de frango cozido. Achei que o tempero fica muito interessante e fiz um cozidão com legumes variados e adicionei uma linguicinha, que ninguém é de ferro! É bem light e saudável. Com o caldo do cozimento é possível ainda fazer um arroz muito saboroso para acompanhar o prato, é só adicionar o caldo no lugar da água ao cozinhar o aroz. Se sobrar, sopa para o jantar!!

Quem não tiver saquê pode substituir por vinho branco e a linguiça é opcional. Utilize os legumes e verduras que preferir: batata doce, inhame, couve, espinafre, etc...


Ingredientes

1 kg de frango (peito e/ou coxas) sem pele e com osso cortado em pedaços
1 linguiça calabresa ou de frango em rodelas grossas
3 batatas médias descascadas e cortadas em quatro
2 cenouras cortadas em rodelas grossas
1/2 repolho cortado em quatro pedaços
1 pedaço de abóbora cortado em cubos grandes
1 chuchu descascado e cortado em oito

Temperos

1 molhe de cebolinha
1 cebola média inteira sem casca
2 dentes de alho sem casca
1 anis estrelado
1 cravo
2 fatias de gengibre
1/2 xícara de saquê mirim

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque aproximadamente 2 litros de água, os temperos e a cenoura e deixe ferver. Acrescente o frango e a linguiça e abaixe o fogo, deixando cozinhar em fogo bem brando por 20 minutos. Retire com uma escumadeira a espuma que se formar. Acrescente os outros legumes com exceção do repolho e cozinhe até que os legumes e o frango fiquem macios, acrecente o repolho e cozinhe por mais alguns minutos.

Se houver necessidade vá retirando da panela os legumes que estiverem cozidos para que não fiquem macios demais.

Um comentário:

  1. Acabei de preparar um e está delicioso. Deixei apenas de adicionar linguiça e saquê, mas acrescentei salsinha e açafrão.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...