segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Receitas de suco verde com muitas dicas

Suco verde


A casa dos Aromas e Sabores resolveu entrar na onda dos "poderosos" sucos verdes. O que não fazemos pelos leitores?!  A ideia foi testar e desenvolver várias receitas em uma semana e experimentar no próprio corpo para poder além de dar dicas, dar minha opinião. Comecei mega preocupada com o sabor, mas sabe que gostei?

Primeiro de tudo preciso dizer que eu não acredito em super alimentos milagrosos, acredito em alimentação saudável e equilibrada. Mas achei válido, e até milagroso, ter uma "salada" líquida que desce rapidamente pela goela sem ter de mastigar alfaces insossas.

Me perguntaram se o suco deu certo. Tudo depende das expectativas em relação ao resultado, as minhas foram baixas, então digo que deu muito certo. Leia o texto e comentários e tire suas conclusões. 


Minha receita favorita (até agora)

Ingredientes


1 maçã (usei fuji)
250 ml de água de coco
1 colher de chá de caldo de gengibre (veja como retirar o sumo aqui)
3 ramos de salsa generosos
2 rodelas grossas de pepino sem sementes

Como fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não coe e não adoce.


Algumas dicas que acho importantes


1. Para fazer detox

Eu não acredito em detox. Uma semana de detox e pé na jaca depois não me parece válido. Pode ajudar a compensar, como aquela saladinha de segunda-feira, e com certeza ajuda a consciência! Mas se você quer tentar, utilize vegetais e frutas orgânicas. Ou você acha mesmo que um suquinho de agrotóxico tem poder desintoxicante?

2. Higienize suas verduras e frutas

Além de lavar bem você deve higienizar todas as folhas e vegetais consumidos com casca. Suco de bactérias não faz bem à saúde.

Veja como higienizar e armazenar nesta postagem


Suco verde


3. Para emagrecer

Não há milagres! Não tem suco nem produto que vai fazer você perder peso se continuar a fazer e comer sozinha todas as receitas doces do blog!
O suco em si não emagrece, mas ele pode ser um aliado devido à quantidade de fibras que dão aquela sensação de saciedade. Tomar o suco e ainda comer todo o resto que está acostumada não vai adiantar. Dieta equilibrada e exercícios sim!
Para fazer o suco escolha ingredientes com menos calorias e mais fibrosos, deixe talos e cascas, inclua linhaça ou outra semente. Cuidado com alimentos com alto teor de açúcar como a laranja e beterraba. E adoçar nem pensar!


4. Receita de suco para prisão de ventre (primeira e segunda foto)

Com certeza uma boa dose de fibras e alimentos que estimulem o trato intestinal vão ajudar na constipação, seja essa ingestão através de sucos ou de alimentos in natura. 
Já faz alguns meses que tento desenvolver uma receita de suco que me ajude, assim tenho menos trabalho. O suco ajudou mas não resolveu. Se experimentar me conte que vou adorar saber.


Ingredientes

150 ml de suco de laranja
150 ml de água
1 ameixa com casca
4 damascos secos
1 folha de couve
2 ramos de salsa
1 colher de chá de sementes de linhaça

Como fazer

Deixe os damascos de molho em água de um dia para outro na geladeira. Ou deixe-os de molho em água quente por 30 minutos. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não coe.


5. Suco verde para promover a saúde

Se você se alimenta mal vai se beneficiar e muito ingerindo frutas e vegetais, sejam eles em forma de suco, in natura ou em outras receitas. Todos precisamos de doses diárias e constantes de vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias escondidas na natureza.
Se você já pratica uma dieta equilibrada e rica o suco não vai fazer nenhuma diferença em sua vida.
Esse suco é uma opção com menos esforço para a ingestão de nutrientes na nossa vida moderna e apressada.


6. Sucos verdes com ou sem fibra?

A ideia original do suco verde é retirar os nutrientes,vitaminas e  minerais, dos alimentos, principalmente dos de cor verde, e descartar a fibra para que esses nutrientes sejam absorvidos pelo organismo com maior facilidade e rapidez.
Mas como a dieta da maioria de nós contém poucas fibras e elas são muito úteis aos nossos "corpichos" não vejo vantagem em retirá-las.
Tomar um suco verde com alto teor de açúcar e sem fibras pode fazer o açúcar de seu sangue subir da mesma forma do que comendo um doce. Se é para fazer mal fico com o chocolate. Ou com as fibras.


Receita de suco verde com manga (foto abaixo)

Ingredientes

1/2 manga palmer
250 ml de água de coco
2 rodelas de pepino
3 ramos de salsa
1 colher de chá de suco de gengibre

Como fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador.


Suco verde


Minha experiência pessoal

Não consigo ingerir suco com muita fibra, por isso retiro o talo da couve e uso uma folha pequena. O primeiro que fiz tive de coar. Ou seja, incluo fibras mas não em demasia.

As sementes de linhaça e chia deixaram minha barriga super revoltada com gases por horas a fio e sem resultado prático! Desisti delas. Interessante que como pães integrais e granola e com eles não tenho problema.

Todas as receitas dos sucos ajudaram na prisão de ventre de mamy, que agora quer suco verde todos os dias!

Eu pretendo continuar a tomar os sucos algumas vezes por semana com a intenção de ingerir boa parte dos 5 vegetais diários de forma simplificada e de uma vez só. O melhor benefício desses sucos ao meu ver.

Se encontrei o poder do suco verde? Se minha pele ficou lisinha, meu cabelo ficou mais macio, me senti hiper disposta, se desinchei? NÃO. E também não fiquei mais bonita nem maia nova.


Suco de beterraba


Suco vermelho

Suco de beterraba com laranja não é novidade nenhuma, pelo contrário, é do tempo de minha avó! O suco foi ressuscitado incrementado com outros ingredientes e anexado a uma lista gigante dos benefícios da raiz. Mas não se esqueça, não há alimento mágico.

Ingredientes

1/3 de beterraba sem casca
250 ml de suco de laranja
1 folha de couve
1 maçã

Como fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador


Dicas para preparar o suco

Lave e higienize as frutas e verduras da semana e armazene em geladeira. Assim na hora de fazer o suco já está tudo pré-preparado.

Faça seu suco todo dia, ele deve ser consumido fresco, quanto antes melhor. Mas se seu consumo for como o meu, para ingerir mais vitaminas, minerais e fibras, você pode deixá-lo na geladeira tampado por algumas horas que a perda é pequena.

Se você está tomando o suco sem fibras e visando uma melhor absorção dos nutrientes é recomendado tomar em jejum. Com outros objetivos, o suco pode ser consumido a qualquer hora, mas no café da manhã e lanche da tarde é o mais comum. De manhã é uma boa, assim você começa o dia se livrando dele!

Não gostou do gosto? A hortelã é uma boa aliada para dar um sabor mais refrescante e familiar.

Utilize as frutas para adoçar. Vá colocando as frutas aos poucos para conseguir a quantidade ideal de açúcar para você, mas não exagere.

Deseja mais acidez no seu copo? Inclua suco de limão.

Caso compre pronto verifique a higiene e credibilidade da empresa.

Adoro o sabor do gengibre mas não gosto de encontrar um pedaço. E como não coo, tenho usado o suco. Mas se preferir ou se for coar depois, você pode adicionar uma fatia de gengibre ao liquidificador. Dê preferência aos gengibres mais novos que são menos fibrosos e tem mais suco.

Outros ingredientes que podem ser usados e ficam ótimos: hortelã, abacaxi, pera, aipo, cenoura, espinafre, e qualquer outra fruta de que você goste.

A água de coco pode ser substituída por água ou outro suco líquido como de limão, tangerina ou maracujá.

Varie nos sabores e ingredientes dos sucos.

Há algumas recomendações de se para preparar o suco com até 2 ingredientes de cada grupo: frutas, folhosos verdes, raízes. Para mim isso é uma besteira!! Eu coloco em minha 'salada" quantos ingredientes quiser. Quem disse que uma salada de frutas ou só de folhas faz mal? Mas é claro que deve haver um equilíbrio de sabores e principalmente de textura.

Não tem saco para fazer o suco, não tem grana para comprar ou não gostou? Não se preocupe e coma uma salada!


Curiosidades / sucos prontos

Nos Estados Unidos os sucos prontos já estão sendo produzidos em massa e são vendidos por até $10 dólares a garrafa de 450 ml. Na terra dos excessos de vitaminas, o mercado de alimentos viu uma grande oportunidade de lucro. A garrafinha de suco está virando símbolo de status e já há pacotes até para noivas.

Aqui no Brasil já existem empresas que entregam o suco em domicílio, principalmente em São Paulo.


Para saber mais

O que está por trás do suco verde (negócios) - em inglês

30 receitas - em inglês

Detox e suco verde


Me conta!! Você já aderiu ao suco verde? Qual é sua receita favorita? Sentiu algum benefício?


Um comentário:

  1. Estou a algumas semanas tomando sucos e comendo sopas super incrementadas de segunda a sexta e reparei que meu sono, minha pele e unhas melhoraram muito! Nos fins de semana me alimento normalmente, com algumas besteiras mas sem exageiro, só evito carne vermelha. E para fazer os sucos abuso da combinação de cores: frutas e legumes mais avermelhados ou mais verdes ou mais amarelos, e sempre com alguma fruta citrica junto!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...