quinta-feira, 9 de junho de 2016
Sopa de legumes com funghi seco
Já contei para vocês que tenho feito um sopão de legumes genérico para congelar e que aos poucos descongelo e tempero cada vez de um jeito para variar.
Dessa vez temperei com funghi, que são cogumelos secos (funghi secchi), aqueles bem escuros que usamos para fazer risoto. Amei a sopa, mas tem de gostar de funghi, ok?
Você pode usar a sopa de legumes simples que quiser, eu usei essa receita AQUI, sem o tempero, somente a sopa básica.
Ingredientes
1 litro de sopa de legumes batida (se não sabe fazer veja uma receita AQUI)
1/4 de xícara de funghi seco
1/4 de xícara de vinho branco seco
2 dentes de alho amassados
3 colheres de sopa de azeite
Como fazer
Lave bem o funghi em água corrente para retirar terra caso esteja sujo. Cubra o funghi com água fervente e deixe de por 30 minutos. Escorra.
Corte o funghi em tiras ou pique retirando e descantando o talo que é mais duro.
Em uma panela refogue o alho no azeite até dourar, junte o funghi e refogue por 2 minutos.
Junte o vinho, mexa e deixe ferver por mais 2 minutos.
Acrescente a sopa de legumes já pronta e batida no liquidificador. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos para apurar o sabor do funghi. Se necessário acrescente um pouco de água para ajustar a consistência.
Prove o sal e pimenta e ajuste a gosto.
Sirva quentinha perto de uma lareira se tiver!
Dicas / Substituições
O funghi pode ser substituído por outro cogumelo seco como o shitake. Mas o sabor fica diferente e mais suave.
Se quiser usar cogumelos frescos use uma xícara. Eu também adoro, mas é outra sopa!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!
Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.