segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Raiz de bardana - ingredientes exóticos

raiz de bardana


Já faz um tempo que entrei em contato com a raiz de bardana, usei, provei, fiz um arroz bacana, tirei essas fotos mas não postei.

Falando em postagens, estou devendo! Faz meses que não atualizo o blog, tenho trabalhado muito e ficado muito cansada. Mas hoje a postagem da bardana vai sair, vamos lá?

Toda a planta da bardana pode ser usada como remédio natural e de modo geral a bardana aqui no Brasil é consumida pelas suas propriedades medicinais, ela é rica em vitaminas e sais minerais e usada  devido a suas propriedades depurativas e bactericidas mas aqui no blog quero abordar seu uso na cozinha, ok?

A raiz da bardana e é muito usada na cozinha japonesa e asiática, mas fora dela é muito pouco conhecida. Seu sabor é suave e me lembrou o rabanete, há quem diga que lembra alcachofra. Não amei, mas misturada ao arroz ficou interessante.


Como usar

Seu uso pode ser diverso: em tortas, omeletes, molhos, arroz, macarrão, sopas e até em saladas. Combina bem com molho de soja e pode ser consumida cozida em shoyu, refogada, crua ou em picles.

Ante de cozinhar eu raspei a raiz com uma faca para retirar a casca, mas é possível escovar bem com uma escova para retirar a terra e sujeira, a casca é comestível. Um descascador de legumes bem fino também é viável, mas não use aqueles que retiram um naco grande que você se arrisca a ficar sem nada, já que a raiz é fina. 

Depois ralei em um ralo grosso, mas você pode usar o alimento picado, cortado em cubos ou em tiras.

A bardana escurece com facilidade, se desejar manter a cor, vá cortando e deixando de molho em água com vinagre.

Nomes em inglês: burdock ou gobo


bardana



Receita de arroz com bardana

Preparei o arroz da mesma maneira que faço meu arroz com cenoura. Deu certo! O arroz ficou com uma aparência um pouco escura, mas o sabor ficou bom.


Ingredientes

1 xícara de arroz agulhinha
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de cebola picada
1 raiz de bardana com casca raspada e ralada no ralo grosso
1 colher de chá de sal
2 xícaras de água quente


Arroz com bardana


Como fazer

Refogue a cebola no óleo.

Junte a bardana e refogue por uns 2 minutos

Junte o arroz e refogue um pouco mais.

Tempere com sal e coloque água.

Deixe a água ferver bem e tampe a panela.

Diminua o fogo e deixe a água secar e o arroz cozinhar.


Sirva o arroz com carne, frango, legumes ou com o que quiser! Se não gostar coma assim mesmo porque faz bem para a saúde! Tim Tim.


Um comentário:

  1. Muito obrigado por uma receita tão boa, você a descreveu tão fácil que eu fiz em um momento, você tem um blog muito bom feito com amor.
    Saudações

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...