sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sanduíche com cream cheese, lombinho e páprica


Lembram daquelas especiarias vindas do Marrocos que ganhei? Então, estava fazendo uma simples torradinha um dia desses à noite quando a páprica marroquina super aromática e saborosa olhou para mim...

Não tive dúvidas, passei cream cheese no pão e polvilhei com a páprica. Fui dormir feliz!

A torradinha no dia seguinte virou esse lanche incrementado que fiz assim: torrei em torradeira elétrica o pão de forma integral, passei cream cheese, polvilhei com a páprica e complementei com fatias finas de lombinho defumado.

Huuuummm!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comida de rua no Rio de Janeiro - vídeos 1 e 2

Oi Gente,

Abaixo estão os vídeos com a apresentação das fotos que tirei dos Aromas e Sabores vendidos nas ruas do Rio de Janeiro. Agora temos milho, pipoca, cachorro quente, tapioca, sushi, pamonha e muito mais!

Quem ainda não viu o vídeo do amendoim e coco confeitados veja aqui.

Espero que gostem!







Onde as fotos foram tiradas?

Lagoa Rodrigo de Freitas
Feira do Grajaú
Praça Saens Peña
Feira de Duque de Caxias
Lapa

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cabelinho de anjo com frango à moda indiana


Cabelinho de anjo com frango e ervilha, ligeiramente apimentado e temperado com garam masala.

Essa receita foi inspirada em um prato tradicional indiano chamado de Sevian Keema, feito com carne moída. A técnica usada é muito curiosa: a massa é tostada em ghee (manteiga clarificada) antes de cozinhar e é cozida em caldo junto com o carne. Fica com sabor amendoado e bem soltinha!

Adaptei a receita para que ficasse bem fácil de fazer e com ingredientes encontrados em qualquer lugar. Utilizei frango já cozido que tinha em casa, mas você poderá utilizar sobras de carne moída (ou carne comprada para fazer o prato) ou de outra carne picadinha.

A massa eu troxe de São Paulo, pois encontrei uma aletria italiana já cortada em pedacinhos, que comprei pensando nessa receita. Mas você pode usar qualquer massa bem fininha e esmagar com as mãos ou cortar com uma tesoura em tamanho menor.

Ingredientes

250 g de cabelinho de anjo picado
1 colher de sopa de manteiga (ou ghee)
2 colheres de sopa de óleo
1/2 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de extrato de tomates
Sal a gosto
1 e 1/2 colher de chá de garam masala
1 2 1/2 xícara de frango cozido e picado
1 xícara e meia de caldo de frango ou água (aproximadamente)
1/2 lata de ervilhas

Modo de preparo

Em uma frigideira ou panela rasa aqueça uma colher de sopa de óleo e a manteiga e junte a massa. Deixe dourar em fogo médio mexendo de vez em quando para não queimar. Reserve.

Em outra panela prepare o molho: refogue a cebola no óleo até ficar transparente, junte o alho e o gengibre ralado. Deixe dourar.

Junte o extrato de tomates, o frango cozido (ou carne) e as especiarias. Junte o caldo ou água e deixe ferver. Salgue a gosto mas não se esqueça que boa parte da água vai secar e com isso os sabores se intensificam.

Adicione a aletria tostada, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Mexa de vez em quando e verifique se a água já secou. Se a água secar antes da massa estar cozida junte um pouco mais de água.

Sua massa pode ficar mais sequinha ou com mais molho, você que escolhe!

obs. GARAM MASALA é uma mistura de temperos indiana. Se você não encontrar utilize especiarias a gosto.

sábado, 23 de abril de 2011

Boa Páscoa - livro de receitas com chocolate grátis



Desejo aos amigos e leitores do Aromas e Sabores uma Feliz Páscoa!

Preparei um pequena lembrança achocolatada para você: um mini livro digital com receitas de sobremesas e doces feitos com chocolate para que você possa guardar e acessar mais facilmente algumas das receitas publicadas no blog.

Um domingo de muito alegria e paz para todos!


Para baixar o livro gratuitamente clique aqui ou na imagem acima.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cozinha Fácil - fudge de chocolate com nozes


Receita de quadradinhos cremosos feitos com chocolate em barra e pedaços de nozes! É muito fácil de fazer e é uma super lembrancinha de Páscoa ou para qualquer outro dia do ano.

A primeira vez que vi essa receita foi em uma revista Clauida Cozinha de muitos anos atrás, a capa da revista tinha o doce feito com pistaches. Fica lindo e saboroso também!

Veja também as outras receitas e sobremesas feitas com chocolate
 

Ingredientes

500 g de chocolate meio amargo picado
1 lata de leite condensado (395 g)
250 g de nozes picadas (ou outra castanha do seu agrado)
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

Forre uma assadeira pequena com papel manteiga e reserve.

Derreta o chocolate em banho-maria sem deixar a água ferver.

Misture bem o chocolate derretido com a baunilha, o leite condensado e as nozes.

Coloque a mistura de chocolate no tabuleiro forrado e espalhe bem para formar um retângulo bem uniforme.

Deixe o doce secar por no mínimo 1 dia. Isso é necessário principalmente no verão e com o calor que tem feito esss dias aqui no Rio para que você possa cortar e ele não mele a mão ao comer. No frio ele seca em poucas horas.

Corte o doce em cubos ou losangos.

Se desejar presentear alguém arrume-os em uma caixa bonita ou saquinho de celofane.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Torta de chocolate com doce de leite e amêndoas


Torta com massa crocante com uma fina camada de doce de leite coberta com ganache de chocolate amargo e amêndoas laminadas tostadas.

A receita dessa sobremesa com chocolate foi adaptada do livro da Clotilde do blog Chocolate & Zucchini. A receita dela leva caramelo mas quando olhei a foto vi ali um docinho de leite... Não resisti, como você já sabe adoro a combinação do chocolate com o doce! E a grande vantagem é que ficou bem mais fácil de preparar...

A receita parece grande e complicada, mas na verdade é bem simples.


Ingredientes para a massa

1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
100 g de manteiga gelada cortada em cubos
2 a 4 colheres de sopa de leite gelado (ou o suficiente)

Modo de preparo da massa

Em um processador de alimentos junte a farinha, o açúcar e o sal e pulse. Junte a manteiga gelada e pulse até virar uma farofa. Junte o leite aos poucos até que a massa grude ao ser pressionada entre os dedos.
Atenção
: a massa fica esfarelenta e não uniforme como uma massa de empada. Também achei estranho mas deu certo e ficou deliciosa.

Quem não tiver processador misture os ingredientes secos e junte a manteiga com as pontas dos dedos. Depois junte o leite.

Pressione a massa com os dedos em uma forma de torta de fundo falso que deve estar untada com manteiga. Essa massa gruda se a forma não estiver untada (sim, eu experimentei!).

Cubra a forma com a massa com plástico e leve à geladeira por 30 minutos ou até o dia seguinte.

Asse a massa ainda sem o recheio em forno médio por aproximadamente 25 minutos ou até ficar dourada. Não precisei furar a massa ou colocar peso dentro dela...

Retire a massa do forno de deixe esfriar.


Ingredientes para o recheio

4 colheres de sopa de doce de leite de boa qualidade - usei o argentino Salamandra
1 barra de chocolate meio amargo picado fino - 180g - usei chocolate com 55% de cacau
200 g de creme de leite
1/3 de xícara de amêndoas laminadas tostadas

Modo de preparo do recheio e montagem da torta

Para fazer o ganache: aqueça bem o creme de leite mas sem ferver. Junte o chocolate picado, aguarde um minuto e mexa bem até o chocolate derreter por completo. Deixe esfriar um pouco, mas não deixe endurecer.

Espalhe o doce de leite no fundo da massa.

Por cima despeje o ganache de chocolate, espalhe as amêndoas.

Leve a torta à geladeira por uma hora ou até ficar bem gelada.

Delicie-se!


Vai um pedacinho aí?

Veja as outras postagens achocolatadas do Aromas e Sabores AQUI ou procure o que quer em nosso índice de receitas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...