sábado, 18 de abril de 2009

Ingredientes - ghee - manteiga clarificada à moda indiana


A ghee, ou manteiga clarificada, é a manteiga comum desprovida de líquido e proteína, ou seja, a ghee é 100% gordura. Por não ter sólidos, demora mais para queimar, podendo ser usada em frituras e refogados e seu tempo de armazenamento é bem mais longo do que o da manteiga comum.

É usada na culinária indiana há muitos séculos para cozinhar, para passar em pães e também em doces.

É também muito usada na cozinha francesa, mas o método de preparo é ligeiramente diferente. Esse modo de preparo deixa a ghee levemente tostada, com sabor amendoado e um aroma incrível!

Receita

Ingrediente

1 tablete de manteiga sem sal - ou a quantidade que desejar

Modo de preparo

Coloque a manteiga em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo até derreter. Deixe cozinhar até que a espuma se desfaça, o chiado fique bem baixinho e os sólidos se concentrem no fundo e fiquem dourados como na última foto. Nesse momento sua casa vai estar deliciosamente perfumada! Deixe esfriar e guarde em pote bem seco e limpo em geladeira. Se você mora em uma cidade de clima frio poderá armazená-la em teperatura ambiente, mas no Rio de Janeiro não recomendo.

Veja algumas fotos do preparo

A espuma é normal, o chiado também.


Quase pronta


Já está pronta! É só coar. A parte sólida no fundo é usada na Índia para passar no pão.


5 comentários:

  1. Oi Andréa, adicionei o Masala Gastronomia ao Deghust Blogs,espero que não se importe!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sílvio, links são sempre bem vindos, obrigada! Vou adicionar você em breve no Blogs de Culinária - que ainda está em construção.

    ResponderExcluir
  3. Perfeita a receita, mas para quem quiser já comprar pronto, nós da empresa Produtos Sri Maa vendemos. Informações www.srimaa.com.br

    Radha

    ResponderExcluir
  4. Andréa, permita-me dirimir uma dúvida, que em verdade, diante de tudo o que já pesquisei em níveis sérios, é o seguinte: a espuma branca visível que vem da suave fervura, ou derretimento na baixa chama ( coloco uma placa de banho-maria sob a panela quando ela não é de fundo grosso), é a umidade e parte nociva da manteiga, não é? Te aguardo para comentar, tá? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Teresa,
      Essa espuma é formada com as partes da manteiga que não são a gordura, ou seja, o açúcar e proteína do leite. A água que a manteiga contém costuma ir para o fundo da panela. Essa espuma não faz nenhum mal à saúde na medicina ocidental, a não ser para quem tem intolerância. Já na medicina indiana é considerada maléfica.
      A manteiga clarificada continua tendo níveis elevados de colesterol.
      Espero ter ajudado
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...