sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Receita de batatas assadas com cerveja

Batatinhas assadas com cerveja


Outro dia vi um vídeo, o Batatas com cerveja. O vídeo é bem legal, mas fiquei super decepcionada porque a cerveja era para beber e não para colocar nas batatas!! Como assim? Eu não bebo, mas adoro bebida alcoólica na comida, acho que dá um sabor super especial. Logo logo contrariei o vídeo e preparei as minhas batatinhas mergulhadas e assadas na cerveja. Ficaram ótimas!


Ingredientes

2 kg de batata bolinha (quanto menores mais bonitinhas...)
2 ramos de alecrim
Sal a gosto (usei meu sal de ervas)
1/4 de xícara de azeite
1 lata de cerveja pilsen

Como fazer

Cozinhe as batatas em água e sal até que amoleçam um pouco mais sem cozinhar completamente.

Coloque as batatas em uma assadeira, polvilhe com sal, regue com o azeite, coloque o alecrim por cima de tudo. Despeje a cerveja.

Leve as batatas ao forno alto preaquecido até que quase todo o líquido da assadeira seque e as batatas fiquem macias. Aproximadamente 40 minutos.

Dê uma mexida de vez em quando para que a cerveja penetre em todas as partes da batata e doure por igual.


Dicas / Substituições

Utilize as ervas e temperos que desejar.
É possível assar as batatas sem pré cozinhar antes, mas vai demorar mais no forno. Neste caso use forno médio. Não testei, por isso não saberia dizer quanto tempo de forno.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bolo de chocolate sem fermento (mud cake) — denso, úmido e com ganache

mud cake de chocolate denso coberto com ganache de chocolate meio amargo


Essa receita do bolo de chocolate americano é do livro A Conversa Chegou à Cozinha, da Rita Lobo do Panelinha. Ainda não arrumei tempo para ler o livro, mas já para fazer o bolo...

Seu nome original "mud" significa lama, ou seja, mud cake seria um bolo de lama. Ele leva pouca farinha e nenhum fermento, tem uma textura estranha, pesada, mais para doce do que para bolo. Mas ficou delicioso!

Eu já o tinha vista muitas vezes mas foi a primeira vez que fiz e comi.

Fiz umas poucas mudanças na receita da Rita, veja como fiz abaixo.


Ingredientes para a massa



4 ovos separados
2 gemas (opcional)
120 g de manteiga sem sal bem derretida
1 e 1/3 de xícara de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de whisky
1/2 colherinha de café de canela em pó
1 pitada de sal
200 g de chocolate em pó


Ingredientes para a cobertura



200 g de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo em barra
2 colheres de sopa de mel


Como fazer o bolo de chocolate denso



Bata as claras em neve e reserve.

Bata as gemas com o açúcar até que a mistura fique bem branquinha.

Junte a farinha de trigo, o whisky, a canela e o sal.

Junte o chocolate em pó e a manteiga, misture bem.

Junte delicadamente as claras em neve.

Coloque a massa em tabuleiro untado e enfarinhado e leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo.

Como fazer a cobertura

Ferva o creme de leite, apague o fogo e junte o chocolate. Mexa até derreter e junte o mel. Espalhe sobre o bolo enquanto ainda quente.

Essa cobertura é um ganache, veja aqui as dicas para fazer e usar em outras receitas.


Dicas / Substituições



A receita da Rita leva cascas de limão e vinho do Porto, que eu não tinha por isso usei Whisky. Preferi a canela ao limão.

As duas gemas opcionais são culpa de um marshmallow que fiz. Não tinha o que fazer com elas. Não ia jogar fora, né?

O tamanho do tabuleiro recomendado foi de 35 por 25 cm, achei que o bolo ficou muito fino, usarei um tabuleiro um pouco menor da próxima vez.


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Maça caramelada, uma receita que não deu muito certo e um termômetro incapaz



Tentei pela segunda vez fazer maçãs carameladas. Não daquela vermelha, mas da do tipo americana com cobertura de caramelo de leite, tipo bala toffee. Elas são vendidas como doces gourmet nos Estados Unidos e são imensas e caras! Tive a felicidade de ganhar uma de presente uma vez, viciei e compro sempre que posso. Algumas tem só caramelo e outras trazem grudados, de bonus, uma variedade imensa de pedaços de chocolates, castanhas e doces.

O coitado do caramelo ficou um pouco mole demais, melado, fora do ponto e por isso teimou em escorrer para a base das maçãs. Ao tentar levantar as frutas, parte do caramelo ficou ali desperdiçado, grudado no papel.

A única maçã que ficou decente foi essa com amêndoas da foto, as amêndoas grudaram no caramelo, deixando-o mais uniforme e protegendo os dedos da "meladeira". Mas não a boca nervosa.

E como as fotos ficaram boas resolvi colocar a receita aqui para quem quiser tentar. O gosto é ótimo e independe do ponto do caramelo correto.




A receita que usei é do livro Apple Cookbook e leva açúcar mascavo e leite condensado, deixando o sabor mais complexo e a cor mais escura.


Ingredientes para o caramelo (para 10 a 12 maçãs)

100 g de manteiga
2 xícaras de açúcar mascavo
1 lata de leite condensado
1 xícara de karo (um vidro de 360 g)
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Como fazer

Leve todos os ingredientes ao fogo médio e cozinhe até formar um caramelo em ponto de bala dura.

A receita pede 118° C, mas acho melhor deixar um pouco mais. Eu usei um termômetro a laser (que não é o indicado neste caso) que estava marcando mais do isso...

Espete as maçãs lavadas e secas em um palito de churrasquinho e passe no caramelo quente. Coloque-as sobre papel manteiga.

Se quiser, passe as maçãs já carameladas e ainda mornas por castanhas variadas ou pedaços de chocolate.

Usei umas mini maçãs do tipo Gala, que teriam ficado uma graça! Utilize a maçã que quiser, eu gosto muito da verde feita assim, a acidez dá um contraste especial.




Minha culpa pelas maçãs mal feitas foi repartida com o termômetro que está envergado, sem condições de trabalhar perfeitamente. Mal comprei e ele ficou grudado na gaveta, não vi o que era, puxei com força e ele se entortou! Isso porque demorei anos para comprar um, e nem tinha usado!

A bagunça com chocolate é explicada pela minha total imbecilidade de tentar grudar o chocolate no caramelo ainda muito quente. Grudou!! E derreteu! E grudou em tudo a sua volta. E nas maçãs também.

Minha bancada de trabalho terminou o dia limpinha, o papel manteiga me protegeu de mais uma lambança!

A incapacidade do termômetro e a minha em trabalhar com pontos de calda me deixaram chateada, mas não deixei de aproveitar da grande vantagem da Gastronomia e comi meus erros, feliz da vida!



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Aipim com molho pesto

Aipim ao pesto


Descobri outro dia o quanto fica gostoso um aipim bem cozido e macio coberto por molho pesto. Por  que eu não havia pensado nisso antes?

Já provou? Vale à pena!

Para fazer basta cozinhar o aipim em água e sal e servir quentinho coberto com o molho.

Veja a receita do meu molho pesto AQUI.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Enroladinhos de lasanha

enroladinho de lasanha


Estou a tempos para fazer inúmeras receitas, minha lista só cresce, mas ela não tem ordem definida. Às vezes aparece uma receita que me chama, me implora e não tem jeito! Eu passo na frente de todas as outras, mesmo que isso signifique ter de comprar outros ingredientes.

Aconteceu com essa lasanha à rolê!! Não é fofa? Eu vi uma foto no Pinterest e fiz logo que pude, no dia seguinte. Fui correndo ao mercado arrumar um massa de lasanha, mas para o recheio usei o que eu tinha em casa: ricota e carne moída já pronta.

A massa que comprei é bem fina por isso os rolos ficaram pequenos. Se quiser ter pouco trabalho compre uma massa bem larga, assim um ou dois rolos por pessoa são suficientes.


Ingredientes

200 g de massa para lasanha
250 g de ricota
200 g de creme de leite
Sal e ervas a gosto (usei meu sal de ervas)
Noz moscada a gosto
1/2 xícara de carne moída já pronta sem molho
Molho de tomate pronto a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Manteiga para untar o refratário


lasanha enrolada


Como fazer o creme de ricota

Processe a ricota no processador de alimentos, junte o creme de leite, processe até o creme ficar uniforme. Salgue a gosto e junte ervas a gosto.Tempere com noz moscada.


Como fazer a lasanha enrolada

Cozinhe a massa em água e sal até ficar ao dente. Escorra e passe por água fria. Reserve.

Coloque uma folha de massa na bancada e seque com papel toalha.

Espalhe o creme de ricota por cima da massa. Coloque um pouco de carne moída por cima do creme. Ela vai grudar.

Enrole a massa como um rocambole. Repita com toda a massa.

Coloque os rolinhos de massa em refratário untado com manteiga.

Cubra com molho de tomates e o parmesão a gosto.

Leve ao forno até que aqueça bem e o queijo derreta.


Dicas / substituições

Como a massa que comprei era longa e fina tive de cortar ao meio. Com cada massa fiz dois rolinhos. Usei massa comum seca, comprada em mercado.

Use o recheio que quiser - frango, espinafre, presunto, etc.. - mas um creme espesso como o de ricota é importante para manter o recheio dentro da massa.

Para cobrir troque o molho vermelho pelo molho branco. Receita AQUI.


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Receita de caldo de feijão

Caldinho de feijão


Sopa de feijão é tudo de bom, né gente? E tomar assim como um caldinho desce bonito! Alimenta e aquece as noites frias.

Essa receita de caldo de feijão feita com feijão preto eu sirvo muito quando faço festas juninas e também para alguns clientes que adoram!

Ele é chamado de feijão amigo e é um acompanhamento muito comum para as bebidas em barzinhos e botecos cariocas.

O caldinho de feijão é muito fácil de fazer e pode ser improvisado também com qualquer feijão que você já tenha pronto, mas pede um bom tempero! Capriche.


Ingredientes (rende muito de 5 a 6 litros)

1 kg de feijão preto
2 folhas de louro
2 cebolas grandes picadas
1 cabeça de alho (dentes amassados)
200 g de bacon picadinho
1/2 unidade de linguiça calabresa picadinha
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa rasas de sal (ou a gosto)
1 colher de chá de cominho moído
1 colher de chá de pimenta vermelha em pó ou pasta (ou a gosto)
1/4 de xícara de azeite

Como fazer caldo de feijão

Coloque o feijão de molho em água de véspera. Escorra e descarte a água.

Coloque o feijão em uma panela de pressão, cubra com bastante água, junte as folhas de louro, tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar. Depois da panela chiar o feijão deve ficar no fogo em torno de 40 minutos para que fique bem macio. Prove.

Em uma panela ou frigideira grande refogue a cebola com o alho, o bacon e a linguiça no óleo até que todos fiquem bem dourados! Tenha paciência que vai demorar um pouco, mexa de tempos em tempos para não queimar o fundo da panela.

Agora junte a mistura de temperos e carnes com o feijão já cozido. Junte um pouco do caldo do feijão à panela de temperos para retirar a borra que ficou grudada no fundo. Esse fundo de panela vai dar sabor ao seu feijão.

Tempere com o sal, o cominho e a pimenta.

Deixe ferver e cozinhar por mais 10 minutos.

Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador aos poucos. Volte com o caldo para a panela, junte o azeite e água a gosto até que o caldo fique na consistência desejada.

Prove o sal e aqueça bem na hora de servir.


Complementos para servir: polvilhe com cheiro verde picado, alho picado e tostado, torresmo e derrame um fio de azeite. Tenha por perto molho de pimenta.


Dicas / Substituições
Tempere à gosto. Use caldo de carne no lugar de parte da água, use ervas a gosto, pimenta fresca, o tempero que quiser.
Use carne seca também se desejar.
É claro que o caldinho pode ser feito com qualquer tipo de feijão.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...