Tentei pela segunda vez fazer maçãs carameladas. Não daquela vermelha, mas da do tipo americana com cobertura de caramelo de leite, tipo bala toffee. Elas são vendidas como doces gourmet nos Estados Unidos e são imensas e caras! Tive a felicidade de ganhar uma de presente uma vez, viciei e compro sempre que posso. Algumas tem só caramelo e outras trazem grudados, de bonus, uma variedade imensa de pedaços de chocolates, castanhas e doces.
O coitado do caramelo ficou um pouco mole demais, melado, fora do ponto e por isso teimou em escorrer para a base das maçãs. Ao tentar levantar as frutas, parte do caramelo ficou ali desperdiçado, grudado no papel.
A única maçã que ficou decente foi essa com amêndoas da foto, as amêndoas grudaram no caramelo, deixando-o mais uniforme e protegendo os dedos da "meladeira". Mas não a boca nervosa.
E como as fotos ficaram boas resolvi colocar a receita aqui para quem quiser tentar. O gosto é ótimo e independe do ponto do caramelo correto.
A receita que usei é do livro Apple Cookbook e leva açúcar mascavo e leite condensado, deixando o sabor mais complexo e a cor mais escura.
Ingredientes para o caramelo (para 10 a 12 maçãs)
100 g de manteiga
2 xícaras de açúcar mascavo
1 lata de leite condensado
1 xícara de karo (um vidro de 360 g)
2 colheres de chá de extrato de baunilha
Como fazer
Leve todos os ingredientes ao fogo médio e cozinhe até formar um caramelo em ponto de bala dura.
A receita pede 118° C, mas acho melhor deixar um pouco mais. Eu usei um termômetro a laser (que não é o indicado neste caso) que estava marcando mais do isso...
Espete as maçãs lavadas e secas em um palito de churrasquinho e passe no caramelo quente. Coloque-as sobre papel manteiga.
Se quiser, passe as maçãs já carameladas e ainda mornas por castanhas variadas ou pedaços de chocolate.
Usei umas mini maçãs do tipo Gala, que teriam ficado uma graça! Utilize a maçã que quiser, eu gosto muito da verde feita assim, a acidez dá um contraste especial.
Minha
culpa pelas maçãs mal feitas foi repartida com o termômetro que está
envergado, sem condições de trabalhar perfeitamente. Mal comprei e ele
ficou grudado na gaveta, não vi o que era, puxei com força e ele se entortou! Isso
porque demorei anos para comprar um, e nem tinha usado!
A
bagunça com chocolate é explicada pela minha total imbecilidade de
tentar grudar o chocolate no caramelo ainda muito quente. Grudou!! E derreteu! E grudou em
tudo a sua volta. E nas maçãs também.
Minha bancada de trabalho terminou o dia limpinha, o papel manteiga me protegeu de mais uma lambança!
A incapacidade do termômetro e a minha em trabalhar com pontos de calda me deixaram chateada, mas não deixei de aproveitar da grande vantagem da
Gastronomia e comi meus erros, feliz da vida!