quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
Officina Del Gelato - sorveteria em Copacabana Rio de Janeiro
Lá fui eu feliz e contente visitar mais uma sorveteria aberta recentemente na cidade do Rio! Essa fica em Copacabana e abriu as portas outro dia mesmo.
Ela me surpreendeu muito, mas não pelo sorvete. Explico. Na última vez em que fomos lá o caixa estava com problemas de troco. Na mesma semana eu havia comentado no facebook como eu detesto quando algum atendente deixa de vender ou vira a cara porque não tem troco. O caixa da Officina del Gelato fez diferente! Ele deu seu jeito e com muita educação estava dando troco a mais sem nem avisar ao cliente e vendendo o sorvete abaixo do preço para não deixar ninguém aguando. Um atendimento assim foi a gota que faltava para essa ser minha sorveteria favorita no momento. É um exemplo a ser seguido. Parabéns Officina del Gelato, desse jeito vocês vão longe!
A loja é uma graça, toda em tons de azul e vitrine estilo anos 70. Tem mesinhas e alguns sofás para sentar e degustar o sorvete sem pressa. Ficamos tão bem acomodados que tivemos que repetir!
Os sorvetes são armazenados nesses potes de inox, que são lindos, mas um pouco frustrantes já que não conseguimos ver os gelatos. Mas os atendentes dão provas sem reclamar.
É claro que fui direto provar o sorvete de pistache e o de baccio (chocolate com avelã), ambos divinos e de textura bem cremosa como devem ser.
O que mais nos chamou a atenção, e faz a diferença, é que as porções são mais fartas do que em outras boas sorveterias da cidade. Melhor custo benefício. Esse da foto é o médio.
A Officina tem em torno de 20 sabores disponíveis por vez o que não é muito, mas é suficiente. Tendo pistache está tudo bem para mim! O sorvete de chocolate ao leite também me agradou, forte e escuro, sem ser amargo.
Há sabores de frutas como o de maçã, morango, manga, goiaba, etc. E também vendem picolés e raspadinhas. Fiquei curiosa para provar a de melancia.
O sorvete pode vir em copinho ou casquinha como a da foto.
Os valores são bons: R$ 9,00 o pote pequeno e R$ 12,00 o médio. A casquinha é um Real mais cara.
Essa loja fica, perto da Confeitaria Guerin, em baixo do meu endocrinologista. Preciso marcar médico urgente!
Officina del Gelato
Av. Nossa Sra. de Copacabana 903
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Receita de carne louca fria com tomate e vinagre balsâmico
Carne desfiada é um prato versátil e pode ser feita com um corte de carne barato. Eu adoro comer com pão, minha mãe gosta com batatas. Dá para deixar na geladeira e atacar quando necessário ou até mesmo aquecer, se quiser.
Essa versão tipo salada, com bastante tomate e cebola roxa ficou ótima. Eu servi com croutons e fiquei feliz, não precisei de mais nada.
Ingredientes para cozinhar a carne
1 kg de carne de peito com pouca gordura
1/2 cebola
1 rodela de cenoura
1 ramos de salsa e/ou cebolinha
1/2 colher de chá de páprica
1/4 colher de chá de cominho moído
1 colher de sopa de cachaça
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ingredientes para a salada
1 cebola roxa pequena picadinha
2 tomates picados
1/4 de xícara de azeite
2 colheres de sopa de cheiro verde picado ou manjericão
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta a gosto
Como fazer
Corte a carne em 6 partes e coloque em uma panela de pressão, junte todos os ingredientes para cozinhar e cubra com água.
Tampe a panela e leve ao fogo. Quando der pressão cozinhe por aproximadamente 1 hora e meia ou até a carne ficar macia e se desfiando facilmente.
Deixe esfriar um pouco, desfie retirando toda a gordura. Não jogue o caldo resultante fora, guarde para fazer sopa, risoto ou algum molho.
Aprenda como fazer risotos aqui.
Misture a carne desfiada com a cebola, tomate e cheiro verde. Tempere com o balsâmico, azeite e sal e pimenta.
Regue com azeite a gosto na hora de servir.
Dicas / Substituições
Cozinhe a carne com os temperos que desejar.
Utilize cebola comum no lugar da roxa.
Se não tiver balsâmico pode adicionar um pouco de shoyu e vinagre comum a gosto, mas cuidado com o sal.
Marcadores:
receitas com carnes,
receitas de saladas
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Faça sorvete em apenas 10 minutos
Quem já fez sorvete com gelo e sal levanta a mão!! Que nunca fez vale à pena testar pelo menos uma vez na vida. É muito divertido, parece um milagre e o sorvete fica bom mesmo, de textura bem fina e delicada.
Sorvete feito dessa maneira não é novidade. Minha avó sempre contava as estórias do sorvete feito em balde de metal com sal gelo e sal que ela, irmã e primas faziam quando eram crianças, elas iam se revezando para girar a "máquina" e não cansar. Há anos estava para fazer igualzinho mas o tempo passa mais rápido do que imaginamos. Quando fiz aquele curso e iniciação à ciência na cozinha de Harvard, sobre o qual falei aqui neste post sobre ovos, uma das experiências era fazer esse sorvete de saco. Fui logo para a cozinha feliz da vida!
O único problema dessa receita é que rende pouco, é para um só!
Veja abaixo como fazer um sorvete simples de baunilha.
Você vai precisar de
2 sacos tipo ziplock um maior e outro menor (ou qualquer saco de plástico mais resistente e que feche bem)
200 g de sal comum
600 g de gelo (2 formas grandes)
Ingredientes para o sorvete
100 ml de leite
90 g de creme de leite
20 g de açúcar
1/2 colher de chá de baunilha
Como fazer (não deixe de ler também as dicas e cuidados abaixo)
Misture os ingredientes do sorvete e coloque dentro de um saco, feche bem. Se achar que pode vazar
utilize um saco extra por fora. Eu fiquei com medo desses meus sacos mas eles se comportaram super bem, lavei e ainda usei mais duas vezes.
No outro saco coloque o gelo e o sal.
Coloque o saco com a mistura do sorvete dentro do saco com gelo. Feche.
Agora mexa os sacos juntos para que o gelo se misture com o sal e envolva o sorvete. Você deve continuar mexendo ou sacudinho os sacos por aproximadamente 10 minutos para que a temperatura fria atinja todas as partes do sorvete.
O gelo vai começar a derreter como na foto acima, é normal.
Vá apertando o sorvete para ver se já está pronto. Se não estiver mexa mais um pouco.
Abra os sacos, pegue uma colher e coma dali mesmo!
Dicas e cuidados
O saco vai ficar bem gelado, cuidado! Use luvas térmicas se necessário, o frio também pode queimar. O meu saco alcançou -11°C.
Caso gelo derreta todo antes do sorvete ficar pronto adicione mais gelo.
Coma imediatamente ou guarde no congelador. O sorvete feito dessa forma derrete mais rapidamente que os comerciais.
Você pode adicionar outros sabores ao sorvete: chocolate, caramelo, frutas, nozes, etc. A receita que está ilustrando essa matéria foi feita com doce de leite.
A textura do sorvete pode variar dependendo dos ingredientes usados.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
O que comprar de diferente no Mercadão de São Paulo
Essa é minha segunda postagem sobre o mercadão de São Paulo! Fui lá essas duas vezes e não me cansei ainda. Dessa vez fotografei os alimentos e itens que raramente encontro aqui no Rio de Janeiro, aqueles que são diferentes ou mais exóticos. Adoro encontrar e conhecer ingredientes novos.
Me acompanha nessa visita?
A foto acima é de uma banca de pimentas frescas. É claro que o Rio tem pimenta mas uma banca cheia delas ainda não vi por aqui.
O queijo caccio cavalo eu comia muito quando era criança, meu avô adorava. Não encontro quase.
Esse da foto é o Butirro, é um caciocavallo com recheio de manteiga. Devia ter comprado um para provar!
Essa uva vermelha e comprida encontrei pela primeira vez. Muito prazer!
Essa laranja de que não me lembro o nome tem casca grossa e é bem adocicada. É uma das frutas que mais lhe oferecem para provar.
Achei criativo esse porta temperos, os potes "de geleia" são presos pela tampa e têm um bom tamanho. Nada de potinhos miseráveis.
Alho em conserva eu vi por todo o mercado e com todo tipo de tempero, não tinha reparado da outra vez. Aqui no Rio não são comuns. Quem gosta? Eu não quis provar. Assim puro fiquei com medo!
Eu desconhecia o pinhão em conserva. Ele é comum no sul? O que fazer com eles?
A conserva mista colorida tem cores muito atrativas e não pude deixar de fotografar. Parece que os paulistas amam conservas. É verdade?
Pistache laminado, de valor proibitivo, é um sonho de consumo.
E esas amêndoas palitos? Aqui no Rio só encontramos em mini sacos de plástico custando uma fortuna.
Arenque não me agrada em nada, nunca os tinha visto inteiros.
E o bacalhau cortadinho em porções iguais de vários tamanhos e formas fariam minhas festas sozinhos!
Massas coloridas eu encontro por aqui, mas acho-as tão lindas que nunca deixo de tirar uma foto. Fico sempre impressionada pela criatividade dos formatos e cores.
Veja aqui as fotos de minha visita anterior.
E você conhece o Mercado Municipal de São Paulo? O que encontra lá que não tem perto de casa?
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
Receita de brigadeiro de doce de leite
Brigadeiro é tudo de bom, não é verdade? Eu gosto muito e não precisa nem ser gourmet, aquele de festa de criança já me faz feliz!
Veja aqui uma receita de brigadeiro de chocolate Gourmet e minha opinião sobre eles
Esse brigadeiro de doce de leite ficou macio e saboroso. Usei somente leite condensado e mais nada! Veja como fiz abaixo.
Ingredientes
2 latas de leite condensado
Açúcar ou confeito para enrolar
Manteiga para untar as mãos ao enrolar
Como fazer
Cozinhe uma das latas de leite condensado em panela de pressão por 45 minutos. Deixe esfriar para a abrir a lata.
Nunca fez doce de leite condensado? Veja aqui como fazer em detallhes
Em uma panela coloque o leite condensado cru e o cozido. Deixe cozinhar e vá mexendo bem. Não se preocupe que eles vão se misturar.
Quando soltar da panela cozinhe por mais 6 ou 7 minutos ou até o ponto de brigadeiro desejado.
Coloque em um prato ou bancada untada e deixe esfriar.
Faça bolinhas e passe no açúcar ou confeito escolhido.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
Onde Comer no Rio? Paris 6
O filial do Rio de Janeiro do restaurante Paris 6 abriu em 2013. Ele é decorado no estilo de Paris dos anos 20 e tem um bar e ambiente muito agradável.
Os muitos pratos do cardápio levam nome de celebridades. Além dos pratos principais a casa serve pratos mais leves e lanches como sanduíches, quiches e crepes. Destaque para as sobremesas gigantescas.
Estive lá à convite da rede de hotéis Tivoli, que tem uma parceria com a casa para o carnaval de 2014. O restaurante vai até o Tivoli Ecoresort Praia do Forte alimentar os foliões dentro do hotel. Eu conheci o restaurante mas ainda estou doida para conhecer o resort.
O Paris 6 abre 24 horas o que acho fantástico! Pelo que soube, as filas na porta à noite tem estado imensas desde que ele abriu. Fui almoçar e não estava tão cheio.
O couvert veio honesto, com pães macios e saborosos. O suco de abacaxi estava gostoso e gelado.
As saladas são grandes, a caprese estava ótima. A da direita, com frutas e molho de mostarda, achei um pouco ácida para mim.
O boeuf bourguignon acima estava saboroso e veio acompanhado de arroz com cogumelos.
O peixe que minha mãe escolheu veio em cama de berinjela e com purê de batata baroa que adoramos!
A casa é famosa pelas suas sobremesas imensas! O brulé é bem gostoso, mas eu não resisti a essa sobremesa de chocolate e morangos da foto abaixo!
Ela é gigante, aconselho dividir, e ainda vem com um picolé inteiro da marca Diletto encaixado ali. O gateau é gostoso e quente.
Eu particularmente não gostei do picolé como está. Impressiona, mas derrete a metade e eu não curto meu sorvete derretido. Preferiria se estivesse à parte. Da próxima vez peço desmontada.
Não é um local barato, os pratos principais custam a partir de R$ 40,00. Mas dá para passar por lá só para adoçar a boca.
Essa sobremesa que comi, chamada de "grand Gateau" vem em vários sabores e custam em torno de R$ 25,00.
Durante a semana servem menu executivo a R$ 39,00.
Paris 6
Avenida Érico Veríssimo 725
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Assinar:
Postagens (Atom)

20 




























