segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
Arroz simples com urucum
Que tal deixar seu arroz mais alegre e divertido?
Essa receita simples pode ser feita para o dia a dia ou para um dia de festa!
Ingredientes
2 xícaras de arroz agulhinha cru
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho amassados
2 colheres de chá de sal (ou a gosto)
2 colheres de chá de colorau (ou a gosto)
4 xícaras de água fervente
Salsinha fresca picada a gosto (para decorar ou misturar ao arroz)
Como fazer
Refogue o alho no óleo por 1 minuto, não deixe dourar.
Junte o colorau e mexa bem.
Junte o arroz e misture. Junte o sal e misture.
Refogue o arroz em fogo médio por 2 minutos.
Junte a água, deixe ferver. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo bem baixo por aproximadamente 20 minutos ou até que o arroz esteja macio.
Sirva com a salsa picada.
Dicas / Substituições
Faça o arroz da maneira que está acostumado, junte o colorau no óleo ou na água.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Panna cotta de coco com damasco, laranja e rosas
Esse doce de copinho moderno e bonito ficou muito saboroso. E ainda é geladinho! Pode ser feito também em uma travessa grande para a família ou servido como na foto em uma ocasião mais festiva.
Ingredientes para o creme de coco - rende aproximadamente 10 copinhos de 100 ml
400 ml de leite de coco
100 ml de leite
2/3 de xícara de açúcar
50 ml de água
1 envelope de gelatina incolor sem sabor em pó
200 g de creme de leite fresco
1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
2/3 de xícara de açúcar
50 ml de água
1 envelope de gelatina incolor sem sabor em pó
200 g de creme de leite fresco
1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
Como fazer o flan de coco
Misture o leite de coco com o leite e o açúcar. Leve
ao fogo até que o açúcar derreta, deixe esfriar.
Dissolva a gelatina na água. Deixe descansar por 5 minutos.
Leve ao micro ondas por 15 segundos ou até derreter completamente. Cuidado, não deixe ferver.
Misture a gelatina derretida com o creme de coco. Leve à
geladeira até começar a gelar.
Separadamente bata o creme até formar chantilly, junte o açúcar de confeiteiro e bata até misturar bem.
Retire o creme de coco da geladeira e junte o chantilly misturando bem.
Distribua o creme de coco em copinhos e leve à geladeira.
Ingredientes para a calda de damascos
2/3 de xícara de damasco seco picado
1/2 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de água
1/4 de xícara de açúcar (ou a gosto)
1/2 colher de sopa de água de rosas
Como fazer a calda
Em uma panela coloque o damasco picado, o suco de laranja, a água e o açúcar. Deixe ferver até que o damasco fique bem macio e forme uma calda espessa. Caso a calda seque antes do damasco ficar macio adicione mais um pouco de água.
Quando estiver pronta apague o fogo e misture com a água de rosas.
Ao servir cubra o creme com a calda de damasco.
Dicas / Substituições
É claro que você pode servir o creme de coco com outra calda de sua preferência!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Empadinha de queijo com massa integral
Quando criança aqui em casa tinha sempre empadinhas de queijo em qualquer reunião e era um sucesso com a molecada. Sim, com glúten e muita lactose. Acho que não faria tanto sucesso hoje em dia, uma pena!
É muito raro eu fazer em casa, mas continuo adorando e quando como uma empadinha de queijo me transporto para aquela época feliz em que o prazer de comer uma comida gostosa estava acima de modismos e restrições alimentares.
A receita do creme de queijo é o original mas a massa é nova, integral, bem fininha e leve. Para a consciência de uma criança que cresceu.
Ingredientes para a massa integral (rende aproximadamente 40 empadinhas)
260 g de farinha de trigo integral (2 xícaras)
260 g de farinha de trigo (2 xícaras)
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de gengibre em pó
200 g de manteiga gelada em cubos
200 g de iogurte natural integral gelado
260 g de farinha de trigo (2 xícaras)
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de gengibre em pó
200 g de manteiga gelada em cubos
200 g de iogurte natural integral gelado
Como fazer a massa
No processador pulse as farinhas com o sal e o gengibre.
Junte a manteiga e processe rapidamente até a mistura formar uma farofa.
Junte
o iogurte e processe até misturar bem. Forme uma bola com a massa, cubra com
plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Para fazer à mão junte misture as farinhas com o sal e
gengibre. Adicione a manteiga com a mistura de farinha com a ponta dos dedos, junte o iogurte
e amasse somente até misturar.
500 g de queijo Minas frescal
300 ml de leite
150 g de creme de leite (1/2 lata)
100 g de queijo parmesão ralado
4 gemas
2 colheres de chá de sal
150 g de creme de leite (1/2 lata)
100 g de queijo parmesão ralado
4 gemas
2 colheres de chá de sal
uma boa ralada de noz moscada
Como fazer o recheio e as empadinhas
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Como montar as empadinhas
Pegue uma pequena porção de massa e coloque dentro de uma forminha de empada, aperte bem até cobrir todo o fundo da forma com a massa e deixando uma camada fina de massa grudada na forma. Retire o excesso de massa das bordas com uma faca. Repita o processo até acabar a massa, ou as forminhas.
Coloque o
creme de queijo nas forminhas forradas com a massa integral enchendo bem mas sem deixar ultrapassar a linha da massa.
Coloque as forminhas em uma assadeira grande e rasa para dar suporte.
Leve a assadeira com as empadinhas ao forno médio
preaquecido e asse por aproximadamente 20 minutos ou até ficarem assadas e douradas a
gosto. O recheio vai crescer um pouco e estufar.
Dicas / Substituições
O gengibre usado na massa é para dar sabor, mas pode ser omitido ou trocado por outra especiaria a gosto.
O recheio pode ser usado com outro tipo de massa ou vice-versa.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Novidade - bem casado de cookies à venda, nova marca Suga Pots e sorteio
Pessoal, é com muito orgulho que apresento a vocês minha mais nova "filha", uma confeitaria artesanal que produz bem casado de cookies, brownies e outras gostosuras, a Sugar Pots Confeitaria Artesanal.
Por enquanto a produção é ainda bem pequena e a venda é feita no Rio de Janeiro somente. Os bem casados estão disponíveis em 3 sabores:
Cookies de chocolate ao leite com brigadeiro
Cookie de chocolate ao leite com beijinho
Cookie de chocolate ao leite com doce de leite
Vendo ainda por encomenda cookies sem recheios crus para assar em sua loja, ou já assados prontinhos para comer em casa. Os produtos estão sendo lançados aos poucos e outros sabores estão por vir. Teremos brownie tradicional, brownie branco e também sem glúten e sem lactose.
O cookie recheado com sorvete está disponível para eventos somente e por encomenda.
Por enquanto você pode comprar comigo ou na delicatessen Ponto Gourmet na Tijuca. Outros pontos de venda estão a caminho.
Está curioso para provar? Aproveite que está rolando uma promoção lá no instagram para moradores do Rio de Janeiro, o instagram é: @aromasesabores. Para participar procure a foto oficial e siga as instruções. Boa sorte!
O site estará no ar em poucos dias
www.sugarpots.com.br
Onde comprar:
Ponto Gourmet
Rua Henry Ford 220 loja K
Tijuca - perto do Tijuca Tênis Clube
Encomendas comigo pelo e-mail:
sugarpotsconfeitaria@gmail.com
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
Mix de amendoim com passas e sementes de girassol
Essa mistura de castanhas bem temperadinha é um petisco saudável, saboroso e prático. Dá para fazer e armazenar em potes bem fechados para servir a visitas inesperadas. Se conseguir guardar, claro!
Eu usei amendoim, sementes de girassol e passas, mas você pode escolher suas castanhas e grãos favoritos.
Ingredientes
500 g de amendoim cru sem pele
3 xícaras de passas sem sementes
1 e 1/2 xícara de sementes de girassol
1/4 de xícara de claras (2 ou 3 unidades)
1/2 xícara de açúcar demerara
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de canela
1/2 colher de sopa de páprica picante (ou páprica doce se não quiser picante)
1 colher de chá da mistura de 5 especiarias chinesas (veja aqui como é)
1/2 colher de chá de sal
Como fazer
Unte uma assadeira com óleo e preaqueça o forno no baixo (160°)
Bata as claras em neve, junte os açúcares, especiarias e sal. Bata um pouco mais rapidamente até misturar bem.
Misture o amendoim, as passas e o girassol com as claras batidas.
Espalhe a mistura na assadeira untada formando uma camada fina.
Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até que dourem e fiquem bem sequinhas.
Deixe esfriar e armazene em potes herméticos.
Dicas / Substituições
Tempere a gosto! As 5 especiarias chinesas podem ser substituídas por qualquer mistura de especiarias do seu agrado, ou então omitida.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
O que visitar em Gramado e Canela
Fui à Gramado e Canela no final do mês de outubro passado e amei! Na verdade achei bem melhor e mais bacana do que eu esperava, a cidade é bem turística e está bem preparada para receber os visitantes, as pessoas são simpáticas e atenciosas e não há sinais de trânsito, o que deixou marido encantado. Passamos somente 3 dias, mas há tantas atrações que dá para ficar uma semana sem ficar entediado.
Como toda cidade turística a maioria das atrações são pagas, não são muito caras, mas 5 reais aqui e 20 ali várias vezes por dia pode pesar no orçamento. Viajando com a grana curta, tentamos aproveitar as atrações grátis e e fomos a outras pagas escolhidas a dedo.
Veja também as atrações achocolatadas nesse post AQUI
Nem ia colocar nessa postagem o hotel em que ficamos, mas muita gente me perguntou, então aqui está. Ao escolher o hotel tivemos poucas opções porque minha mãe participa de um "clube de viagens", ela tinha direito a uma semana de hotel em uma rede credenciada que ela nos deu de presente. Escolhi o hotel Lagheto Siena baseada em algumas resenhas em sites e não levei o valor em consideração já que não paguei. Adoramos o hotel, é muito limpo e organizado, o quarto não é dos maiores mas é super funcional, parece novo e tudo funcionou perfeitamente. Tem uma piscina aquecida e jacuzzi que usamos todos os dias para relaxar e aliviar as dores no corpo de tanto andar! O café da manhã é bem farto e variado e há estacionamento grande que é pago à parte, mas é coberto, e como estava chovendo foi muito útil. O hotel é um pouquinho afastado do centro, se você não for de carro talvez não seja uma boa opção.
Chegamos em Gramado à tardinha, em baixo de muita neblina e chuva fina, quase não encontramos o hotel, que estava encoberto! Aproveitamos o resto do dia para dar uma volta pelo centro.
O centro de Gramado é bem arrumadinho, limpo e bonito, tem muitas lojas e restaurantes. A rua coberta é uma rua pequena que ganhou uma cobertura e tem algumas lojas e restaurantes, ficou bem famosa, mas sinceramente como não vi nada de tão interessante ali não tirei foto.
Passamos pelas Igrejas do Relógio e Igreja da Matriz. E também pelo Palácio dos Festivais, foto abaixo, onde é realizado o famoso festival de cinema.
O local tem uma loja grande que vende peças em vidro feitas a mão e semi-joias. Eles oferecem traslado gratuito da cidade. Verifique os horários do show antes de ir.
Cristais de Gramado
Depois do almoço, aos primeiros raios de sol corremos para o Parque do Caracol que fica a 7 km da cidade, já em Canela, e fomos brindados por um céu azul. A primeira foto dessa matéria é da belíssima cachoeira do parque. A entrada custou R$ 18 por pessoa. O parque é pequeno, dá para visitar em poucas horas, mas tem restaurante, lojinhas de artesanato e espaço para picnic então também dá para passar o dia inteiro se quiser relaxar com a família. Há um observatório com ingresso pago à parte que não fomos. Os aventureiros em forma podem descer até a base da cascata.
Do parque dá para ver o teleférico, outra atração de Canela. mas deixamos para a próxima vez. Assim temos mais vontade de voltar!
A Catedral de Canela é outro ponto de visitação da cidade, a entrada é franca e ela é bem fotogênica. Ao redor da praça onde fica a catedral há algumas lojas, de artesanato e souvenir e inclusive as mesmas lojas de chocolate que tem em Gramado. Destaco a "Mão do Mundo" que tem peças belíssimas de artesanato, comprei um echarpe muito lindo.
Nos arredores da catedral, pessoas distribuem panfletos de restaurantes baratos da região, escolhemos um bacaninha, mas não lembro o nome nem tirei foto. A fome estava obstruindo a parte blogueira do meu cérebro. Demos uma olhada em dois deles para observar a comida antes de escolher, pagamos menos de R$ 20 por pessoa para comer à vontade em um restaurante bem rústico com panelas de barro que fervilhavam em cima de um fogão a lenha. Ainda sinto o cheirinho do tempero no ar.
As próximas fotos são do Castelinho do Caracol, que foi escolhido por servir "o melhor strudel de maçã" da região. O Castelinho fica na estrada para Canela e dá para parar na ida ou na volta do parque.
Já contei sobre o prato nesse post sobre O que comer em Gramado
O strudel era excelente mas o lugar em si surpreendeu mais, tem um espaço muito bacana ao ar livre, uma paisagem deslumbrante com peças antigas de fazenda.
Abaixo é a casa onde fica o pequeno museu e casa de chá. A entrada custa R$ 5,00 por pessoa, mas só é cobrada para quem quiser entrar na casa. O estacionamento é grátis e parar para espiar a propriedade também. Mas pague para entrar porque o strudel vale à pena!
Uma das casas no terreno com o tradicional porão de pedra, pena que estava fechada.
Tacho gigante e o echarpe comprado em Canela.
Pilão movido a água.
A paisagem é linda, dá para atravessar o Rio usando essa ponte coberta, contemplar a natureza e namorar.
Mais objetos antigos e muita lenha.
Abaixo está um dos pórticos de Gramado, são dois em lugares diferentes, viu? O outro fica na estrada para Nova Petrópolis e passamos por ele na saída da cidade. Chegamos a Gramado por uma estrada secundária, de chão, e só fomos encontrar esse pórtico no dia seguinte. A estrada principal estava interditada por causa de um desabamento por causa das chuvas fortes e a moça da locadora nos indicou o caminho pela BR 116 que tem 14 km sem asfalto.
O GPS que marido teimava em usar nos enviar por estradas ainda menores e rurais, o que me fazia pensar a toda hora que estávamos perdidos em um reino distante do século passado.
Mas esse passeio em outra época me fez conhecer a região a Serra Gaúcha de outra maneira, pela campo. E amei! Em uma próxima viagem planejo ir pelas mesmas estradas, mas agora sem medo de estar perdida para poder aproveitar melhor a paisagem e tirar fotos como a foto abaixo de uma igrejinha.
No último dia de manhã antes de seguir para Bento Gonçalves Marido, que tem alma de criança, fez questão de ir na Aldeia do Papai Noel, que ficava quase em frente ao nosso hotel. ela é muito farta em atrativos, tem de tudo do bom velhinho: casa, quarto, cozinha, fábrica de presentes, museu de presentes, trenós e até renas de verdade. Achei a maioria das atrações gastas, precisando de uma limpeza e reforma. Mas a verdade é que nos divertimos muito. O ingresso custou R$ 24,00 por pessoa e há atrações pagas à parte.
Acima uma visão do centro da Aldeia que tem brinquedos para crianças, ao lado esquerdo moram dois cães São Bernardo.
Abaixo o alojamento do papai noel com muitos beliches.
A cozinha, claro!!
Tudo na aldeia é vermelho e verde ou tem estampas de Natal.
Além das renas que não quiseram pousar para pousar para as fotos, a aldeia tem essa bambi simpática que veio pedir um carinho.
O parque de lavanda Le Jardim fica perto dos Cristais de Gramado e perto do pórtico da foto. Vale à pena programar as duas visitas juntas.
O Le Jardim também tem sua entrada grátis, é uma propriedade pequena, mas muito bonita e merece uma visita. Fiquei muito decepcionada porque devido às chuvas não tinha flor de lavanda nascida.
O local tem jardins e estufas de plantas abertas à visitação.
A loja é linda e cheirosíssima como era de se esperar! Os produtos são um pouco caros, comprei pouca coisa, um sabonete custa em torno de R$ 10. Trouxe dois que tenho pena de usar e 1 extrato de lavanda que amo e deveria ter trazido outros...
No Le Jardim conheci a sálvia abacaxi que já tinha ouvido falar. O aroma é incrível e se parece com fruta mesmo.
Dentro da lojinha tem uma cafeteria que serve o strudel de maçã com sorvete da foto abaixo, muito bom.
A Praça das Etnias é outro local que vale uma visita. Veja o que comprei de comida por lá nesse outro post AQUI
A Praça das Etnias foi construída em homenagem aos imigrantes italianos, alemãs e portugueses. O local abriga uma praça com jardins e algumas construções, uma delas vende artesanato e a outra é um mini museu do imigrante italiano, o Memorial Casa Italiana. Teoricamente há uma casa portuguesa e outra alemã, mas não estavam em funcionamento.
O museu tem peças de cozinha bem interessantes, o ingresso custa em torno de R$ 5.
A Praça tem banquinhos e um pequeno jardim, mas como fomos em uma época de muita chuva não podemos aproveitar.
Na Praça das Etnias tem um quiosque onde você também pode comprar passeios rurais por Gramado, do tipo excursão, que eu abomino. Detesto andar em grupo e como havia pago uma grana no aluguel de carro com seguro total não quis comprar passeio nenhum. Claro que me arrependi. Tentei visitar alguns lugares do roteiro mas estavam fechados. Não posso recomendar um passeio que não fiz, mas se eu for outra vez irei enfrentar a multidão com certeza. São vários roteiros e dá para pegar um mapa e programação no centro de informações turística também.
Gramado tem ainda ao Mini Mundo, o Super Carros, Dream Cars, o parque para esquiar Snowland, museu do perfume, museu medieval, museu de pedras preciosas, zoológico, vinícula, outros parques naturais e muito mais!
Espero voltar em breve!
Atenção
Os valores nessa postagem são de outubro de 2105 e podem estar defasados.
Assinar:
Postagens (Atom)

































