sexta-feira, 3 de abril de 2009

Canela - utilização e dicas



Utilização na Gastronomia

Não deixe de ler como identificar e quais são os diversos tipos de canela. 

A canela do Ceilão (canela-da-índia) é mais adequada para doces, por ser mais delicada e a Cássia (canela-da-china) para salgados. Mas isso não é uma regra, no Brasil e na maioria dos países a cássia é usada para tudo.

O México prefere a canela verdadeira, inclusive para salgados e a Índia não utiliza a Cássia nos doces, por achar que a ligeira adstringência da cássia não é adequada.

Em pau, ela deve ser cozida em líquidos e é muito útil quando o sabor é desejado, mas não a cor.

Em pau junto com o cravo aromatiza a maioria dos doces em compota no Brasil.

Em pó é muito usada na confeitaria e padaria do mundo todo, aromatizando bolos, tortas, pães e rosquinhas de todos os tipos.

Combina muito bem com bebidas principalmente de chocolate, café e chá.

Em pratos salgados é muito usada no Marrocos, Índia e no Oriente Médio, principalmente em pratos de frango e carneiro.

Entra na composição do tempero de cinco especiarias chinês, do garam masala indiano e da pimenta síria.

Botões de Cássia também são usados na China e Índia, inteiros em picles e moídos para aromatizar pratos. Têm sabor doce e menos forte que o da casca.

As folhas da Cássia e de outras espécies também são usadas na culinária indiana e de alguns países da Ásia. Na Índia é conhecida como tejpat e é muitas vezes traduzida por folha de louro, a utilização é parecida, mas o sabor é muito diferente. Conheça essa outra especiaria diferente aqui

Outros usos
 
Na medicina natural a canela é usada como estimulante, para aliviar náuseas, resfriados e tensões.

Estudos mais recentes indicam que pode baixar o açúcar do sangue.

A canela é muito usada na perfumaria e cosmética.

Seu óleo essencial é usado na indústria alimentícia e de bebidas.

Ela inibe o crescimento de fungos. Está em pesquisa uma embalagem para pão feita com óleo de canela. 

Como comprar

Ao comprar verifique a data de validade(quanto mais nova melhor) e o aroma que deve ser bem forte e característico. A canela de qualidade tem pó fino e de cor uniforme.

Vale a pena pagar um pouco mais por uma canela de boa qualidade, você vai precisar de menor quantidade e ela vai durar mais tempo.

Na maioria das vezes o vendedor de uma loja que vende à granel não sabe qual tipo de canela está vendendo. Os rótulos das canelas embaladas normalmente dizem canela-da-china.

Há tempos que quando viajo compro canela importada, elas costumam ser de melhor qualidade. A canela vendida nos EUA é normalmente cássia (principalmente quando o rótulo não diz nada), quando é canela verdadeira o rótulo diz Ceylon cinnamon ou true cinnamon. A canela do Vietã costuma ser identificada como Saigon e é muito forte, deve ser usada em menor quantidade.

Veja matéria sobre os diferentes tipos de canela

Armazenamento

Especiarias devem ser armazenadas em local escuro, fresco e seco. De preferência dentro de potes herméticos.


4 comentários:

  1. Oi.
    Eu estou curiosa para saber porque tem canelas que tem pigarro, saber forte, outras, tem saber neutro. Umas disolve rapido, outras, nao e facil disolver, so na agua morna disolve mais rapido.
    Como encontrar a canela verdadeira?
    Por favor, se poder responda-me.
    coutomaria2005@yahoo.com.br.
    DEsde ja estou agradecida.
    Maria Jose B. Dal

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria José,
    Como todo produto a canela também varia em qualidade, além das diferenças entre os vários tipos: umas bem mais fortes que outras (veja postagem).
    A canela em pó não se dissolve em água, mas as de melhor qualidade tem textura mais fina, por isso se misturam melhor com os outros ingredientes.
    A canela do ceilão verdadeira ainda não encontrei no Brasil, mas é possível encontrar a canela da china de boa qualidade, às vezes a Casa Pedro aqui no Rio vende.
    A loja Bombay tem produtos bons, mas ainda não experimentei a canela deles, enviam para todo o Brasil - http://www.bombayfoodservice.com.br/
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. Nos supermercados só encontro canelas do paraguai.
    A maioria é misturada com açúcar. Algumas dizem no rótulo. Outras não.
    Tentei comprar na feira. Notei que as abelhas estavam "populando" a bacia de canela do vendedor. Era o triplo do preço da do supermercado. Mas o sabor...

    Por questões de diabetis, preciso encontrar canela livre de açúcar. A Andréa Potsch, acima, deu 2 boas dicas: Casa Pedro e Bombay. Vou checar.

    Se alguem souber de mais alguma dica, mande-me por email: jb_junk21@hotmail.com

    Muito Obrigado,
    Julio Borges - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!
    Indicaram a canela de Ceilão pro meu marido, pois ele tem Parkson. E queria saber como poderia adquirir esse pó. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...