quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sal com funghi - tempero


Sal temperado com funghi secchi para dar um sabor especial aos seus pratos!

Outro dia li um artigo em que o autor, um chef americano (eu bem perdi o artigo), utiliza cogumelos secos e moídos como tempero para dar sabor aos seus pratos.

Adorei a ideia e não demorei muito para testar! Tinha funghi seco aqui e coloquei no liquidificador uma quantidade razoável e liguei! Bem, demorou bastante para triturar tudo e é claro que não virou pó, mesmo depois de um tempão. Ele ficou em mini pedacinhos como na foto acima. Próxima vez vou tentar tostar um pouco o funghi antes de moer...

Aí tive a ideia de misturar com sal - coloquei sal com o funghi já triturado no meu moedor de especiarias. Poderia ter ficado ainda mais fino, mas ficou bom!



Receita de sal de funghi

Usei uma parte de funghi para 3 partes de sal grosso, mas dá para fazer com a proporção que quiser.

Basta moer o funghi e o sal.

Onde usar

Tenho usado o sal para temperar de tudo! Ficou ótimo com ovos de todos os tipos, batatas, tomate cru, na salada... Também coloco um pouco desse sal em preparações diversas, como frango carne, legumes, etc para dar um toque especial e realçar o sabor.

O interessante é que você não percebe que é funghi, só sente um sabor mais apurado! Lembra muito o glutamato monossódico. Um realçador de sabor natural, umami puro!


Veja acima meu ovinho, que delícia!

Quem testar me conta os resultados, por favor!!

Veja também meu sal temperado com ervas

10 comentários:

  1. Adorei a idéia! Pena que não ficou com o sabor característico do funghi, pois eu adoro!

    ResponderExcluir
  2. Que ideia boa. Eu sou doida por funghi!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótima ideia Andrea, acho até que dá pra soltar a imaginação e pensar em misturar o sal com outros temperos. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ando a fazer sais aromáticos e gostei desta sugestão, tenho de experimentar :) beijinhos e bom fs

    ResponderExcluir
  5. Oi, bom dia! Realmente deve ficar muito bom, vamos experimentar, eu gosto de usar o Shiitake moído, é bom para preparar o risoto, você deve preparar com a medida de 4 x 1, 4 de sal, 1 de Shiitake, e só é adicionado ao alimento quando estiver quase pronto, pois o calor muito intenso faz com que esses cogumelos percam suas propriedades, todo tempero em ervas devem seguir esse ritual, pois são muito sensíveis, e também não devem ficar muito tempo misturado com o sal, desculpe os pitacos, mas isso eu aprendi com uma senhora japonesa, grande cozinheira que se adaptou muito bem com a cozinha brasileira, gostei muito do Blog, abraços.
    Arturo C Gonzalez

    ResponderExcluir
  6. Gente,
    É claro que o sal tem gosto de funghi, o que eu quis dizer é que na comida você não percebe que é funghi... Quem experimentar me conta!! Adoro ouvir suas experiências!

    Arturo,
    Seja benvindo para dar seus pitacos! Na receita não tenho a preocupação com as propriedades medicinais do cogumelo, a ideia é um sal para relaçar o sabor da comida. Fica sua dica!
    abçs

    ResponderExcluir
  7. sempre encontro uma idéia ou outra para agregar qualidade ao que mais amo fazer;cozinhar...bjk

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Passe uma escovinha ou a mão mesmo para retirar terra ou qualquer impureza. E compre um de qualidade que costuma vir mais limpo.
      abs

      Excluir
  9. Adorei saber disso, umami lover aqui! Rs

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...