quarta-feira, 30 de março de 2011

Doce de leite de cabra - Cajeta


Doce de leite de origem mexicana feito com leite de cabra. O da foto é moreninho como eu gosto, mas existe a versão mais clara.

Conheci esse doce em minha época de comissária de voo quando ia muito a Cancun! Trazia o doce de leite de viagem e me esbaldava. Uns anos atrás, com muitas saudades e munida do livro de receitas de Rick Bayless "Mexican Kitchen", resolvi fazer a receita em casa.

Infelizmente é um pouco difícl encontrar leite de cabra fresco aqui no Rio, mas pude comprá-lo congelado em um passeio ao Capril Geneve.

Meu doce ficou ótimo e muito parecido com o que eu me lembrava! Não tirei foto da delícia feita por mim que ficou clarinho, mas coloco aqui a receita do livro e fotos do doce comprado pronto ano passado nos EUA.

Quem tem acesso fácil ao leite de cabra não vai se arrepender de testar! É claro que a receita pode ser feita com leite de vaca ou ovelha, mas aí não é cajeta e o sabor fica muito diferente. Como o leite de cabra tem sabor mais apurado o doce também fica com sabor mais forte. Talvez não agrade a todos, mas eu adoro!


Ingredientes

1 litro de leite de cabra
1 xícara de açúcar
1 pau de canela
1 colher de sopa de glucose
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de rum (eu não usei)

Modo de preparo

Leve o leite, açúcar, canela e glucose ao fogo em uma panela aberta ou tacho.

Deixe ferver e retire do fogo. Dissolva o bicarbonato emm uma colher de sopa de água e junte ao doce. Misture e tome cuidado que pode entornar.

Retorne com a panela ao fogo e deixe cozinhar em fogo médio mexendo sempre por aproximadamente 35 minutos ou até que o doce fique dourado e com consistência de uma calda grossa. Ou mais queimadinho a seu gosto.

Retire o pau de canela e adicione o rum se estiver usando.

Deixe esfriar e armazene em geladeira.

Coma puro, sirva com queijo, em panquecas, waffles, com sorvete ou onde mais quiser!

Veja também receita de creme de abacate e de palha italiana

2 comentários:

  1. Que delícia! Nunca fui ao México, então não posso falar do doce de leite de lá.. Mas o doce de leite argentino é diviiino!

    ResponderExcluir
  2. É uma delicia eu ja fui la o doce e uma delicia e la e lindo.........

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...