quarta-feira, 27 de junho de 2012

Moedor elétrico para especiarias



Quando comecei a estudar especiarias e soube que elas podiam ser moídas em moedor elétrico não sosseguei enquanto não comprei um! Afinal moer temperos em pilão é para os mais fortes e bem dispostos, não é para mim.

Esse da foto já é o segundo aqui em casa. Quando o primeiro quebrou quase me quebrei com ele de tão desolada que fiquei. Sorte que consegui outro rapidamente vindo do exterior onde são muito baratos.

Meu moedor já apareceu meio que timidamente na mistura de temperos para frutos do mar, mas hoje resolvi falar um pouco sobre ele.

Esses moedores normalmente têm função dupla de moer café e especiarias. Tecnicamente qualquer moedor de café serve para especiarias, mas há alguns melhores que outros.

Pesquisei antes de comprar e essa marca da foto me pareceu com um bom custo benefício. É pequeno, de inox e custa em torno de U$ 25,00 nos Estados Unidos. Há um moedor comercial, estou de olho nele, mas acho que sinceramente não preciso...

Aqui no Brasil você encontra moedores de café em lojas de grife por mais de R$ 100,00. Ao comprar o seu pergunte se ele moe especiarias, normalmente está escrito na caixa.

Só compre um se você costuma moer suas especiarias e misturas com frequência, senão vai virar um entulho em casa.





Algumas dicas e cuidados

Jamais lave ou molhe o interior do moedor. A cavidade normalmente não é solta, ou seja, não é como um copo de liquidificador. Por isso não deve ser lavado, ele enferruja! É claro que com o meu primeiro não me conformei e borrifei-lhe álcool! Acredite, não deu certo!

Caso seu moedor tenha esse copo/tigela destacável pode lavar e também pode moer temperos úmidos como cebolas, ervas frescas, etc.

Caso seu copo seja fixo não moa temperos úmidos, somente especiarias secas.

A tampa se destaca e a minha é de acrílico, podendo ser lavada sem problemas. Mas deve ser bem seca.

Para limpar use uma escova seca e papel toalha seco. Caso prefira moa um pouco de arroz e descarte.

Para retirar todo o conteúdo vire-o de cabeça para baixo e aperte o botão de moer. A maior parte das especiarias moídas vão cair na tampa, onde á mais fácil de tirar.

Moa de cada vez uma boa quantidade de especiarias, perto da metade da capacidade do seu moedor. Se colocar pouco não vai moer direito.

Especiarias mais leves como o coentro são moídas com mais dificuldade, quanto mais cheio melhor.

Para obter um pós mais fino passe-o pela peneira.

Evite utilizar o aparelho para moer café e especiarias senão seu curry ficará com aroma de café e vice-versa. O ideal é ter um para cada função.

9 comentários:

  1. É muito prático.. ralar na hora é até meio estiloso, mas quando precisar de menos tipo e mais ação esse aparelho é um artigo e tanto.

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto vamos no pilão Andréa, mas é um ótimo utensílio. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Andréa, nada como um aliado desse na cozinha, e o que é melhor garantindo uma receita com mais sabor. Adorei. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Oi. Dá pra moer pau de canela nele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para moer canela da Índia que é mais macia, a canela da china acho que não dá certo. De qualquer forma o pó não fica tão fino como a canela já comprada.
      abçs

      Excluir
  5. Bom dia. Você poderia passar o modelo do seu moedor?

    ResponderExcluir
  6. Aonde comprar?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...