quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como lavar, higienizar e armazenar ervas frescas e hortaliças



Já faz uns anos que penso em dar algumas dicas sobre a higienização de verduras! Enfim consegui. O que me levou a escrever foi essa onda de calor regado a muita salada e sucos verdes. Incluí também uma boa dica de como deixar as folhas na geladeira verdinhas e frescas por mais tempo.

Nossas hortaliças e legumes em geral são muito mal tratados. Você já viu os caixotes de madeira onde ficam? E os ratos, baratas e outros bichos que transitam pelos hortomercados espalhando todo tipo de doença?

Tem até alguns feirantes que usam a água do rio Maracanã para regar as folhas que vendem. Não é lenda, uma tia já viu e me contou horrorizada.

Aí você compra aquela couve verdinha e fresca, passa uma aguinha, bate um suco verde e acha que está comendo saúde? Você pode dar sorte, mas o risco de contrair alguma bactéria é grande.

A maioria das pessoas se preocupa com os bichos que ela pode ver como lesmas e cia, mas o maior perigo são os bichinhos que não vemos. Para nos livrar deles é que devemos higienizar com água clorada.

Chega de papo, vamos lá! Veja algumas instruções abaixo. É muito simples e fácil mas os detalhes importam.

As dicas são válidas para ervas, verduras, legumes e frutas em geral. Se você for cozinhar sua hortaliça a higienização não é necessária. Mas lave bem!


1° - Lavagem

Desamarre as ervas ou hortaliças amarradas. Muitos dos funcionários de restaurantes que conheci gostam de pular essa parte! Eles acham que a sujeira vai sair nadando sozinha...

lave sua erva, uma a uma quando forem grandes, em água corrente para tirar a sujeira que vemos(terra e outras coisitas) e parte do agrotóxico.

Uma boa maneira de lavar ervas e folhas pequenas (e economizar água) é como na foto abaixo, encha uma bacia com água e sacuda os raminhos dentro d'água como na foto abaixo.

As alfaces e folhosos crespos e roxos enganam e merecem mais atenção.




2° - higienização

Encha uma bacia com água medindo a quantidade de água. Coloque uma colher de sopa de água sanitária (10 ml) para cada litro de água. Ou seja, se na sua bacia cabem 2 litros de água, coloque 2 colheres de sopa de água sanitária.

A água sanitária usada não deve ter cheiros nem outro tipo de produto. ela deve conter somente cloro. Você pode comprar também produtos especializados para higienização, mas na minha opinião é gastar dinheiro à toa.

Coloque as folhas lavadas ali dentro. As folhas devem estar imersas na água. Coloque um prato por cima (ou outro peso) se as folhas ficarem acima da linha da água. Tem gente que acha que as folhas que estão boiando "na boa vida" vão pegar o cloro como pegamos o bronzeado do sol... Não vão!

Deixe as folhas imersas por 20 a 30 minutos.

Retire as folhas com as mãos sem retirar a água junto. Você vai ver o porquê na próxima foto.

Enxague - Passe as folhas outra vez pela água corrente para retirar o excesso de cloro.




Está vendo na foto abaixo? Essa é a água do molho, saiu sujeira da folha mesmo depois de serem cuidadosamente lavadas em água corrente. Se você escorrer tudo junto essa sujeira vai voltar para a folha.




Pronto! Suas folhas estão limpinhas, prontas para comer. Mas muito cuidado nessa hora. Pegar as folhas higienizadas com mãos sujas é ter tido trabalho à toa.


3° - Armazenagem

As folhas higienizadas vão durar um pouco mais de tempo na geladeira. Mas para isso elas devem estar bem secas. Utilize um secador de folhas ou use papel toalha.




Forre uma caixa plástica com papel toalha e coloque as ervas ou verduras e feche. Guarde em geladeira. Assim ficam prontas para usar a qualquer hora.

A salsa, hortelã e cebolinha se conservam assim por aproximadamente uma semana, às vezes mais, a alface comum e crespa também. A alface americana deve ser consumida logo após lavada porque fica com pontos mais escuros.

O manjericão também é mais delicado e dura poucos dias. Veja aqui uma maneira legal de congelar o manjericão.

Quanto mais fresca estiver a folha ao ser comprada e tratada mais tempo vai durar.




As folhas podem também ser colocadas em sacos plásticos para alimentos como na foto abaixo. É dessa forma que transporto as hortaliças para os clientes do meu buffet.

Aprendi a guardar as ervas em caixinhas assim quando fiz estágio no restaurante Daniel.




E você, como armazena suas folhas? Me conta aí!


30 comentários:

  1. Depois do processo Lavar higienizar e secar, costumo colocar em sacolas, retirando o ar com uma bombinha, e depois vão para a geladeira isso faz com que elas durem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é isto que usa pra retirar o ar com bombinha?

      Excluir
  2. Bem eu faço como vc seco naquele aparelho de secar e dura uma semana mesmo!! bjs
    Boa dica!
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Você poe a mão na água sanitária de boa? É mão de ferro é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Água sanitária diluída em água para a higienização de verduras não machuca a mão. É claro que resseca, mas nada que um creme não resolva!
      abçs

      Excluir
    2. Engraçado que ferro corrói mais fácil em cloro que a nossa mão, mas deixa pra lá...

      Excluir
    3. Na verdade, o ferro oxida, ou seja, as particulas de ferro adoram se juntar com o oxigenio presente na atmosfera e na agua, o oxigenio por sua vez tambem prefere se juntar ao ferro do que ficar com o higrogenio por exemplo, daí a oxidacão do ferro ser tão comum , nossa pele tambem sofre com oxidacao, porem em uma escala infinitamente menor! Ok?

      Excluir
  4. Já ouviram falar em higienizar com ozônio? Não é tóxico como o cloro, e mais eficiente!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas dicas. Sempre tive dúvidas se podia guardar depois de passá-las na água sanitária. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Faço exatamente como foi ensinado no artigo. Coloco as hortaliças e folhas em sacos plásticos, faço alguns furinhos no saco com uma faca (pra permitir passagem de ar frio) e coloco na geladeira. Dura no mínimo uma semana (por vezes durou até um pouco mais). Abs.

    ResponderExcluir
  7. Quero saber como faço com a hortelã, tiro as folhas do talo?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixo com os talos, mas se você só usa as folhas pode retirar também.
      abs

      Excluir
  8. Qual água sanitária posso usar? Alguma conhecida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen, eu uso qualquer uma industrializada, evite aquelas vendidas sem rótulo que podem não ter controle de qualidade. O importante é que seja pura, que não tenha aromatizante.
      bjs e obrigada por visitar o blog

      Excluir
    2. Eu parei de usar a água sanitária por vir como alvejante, desinfetante e tira-manchas. Fiquei com medo de não ser pura e passei a usar esses produtos para higienizar hortifruti. Então, dá pra confiar na água sanitária do supermercado?

      Excluir
  9. Ola... esta técnica não deixa as folhas com um ligeiro gosto da água sanitária?

    ResponderExcluir
  10. usa-se o talo das ervas ?...hortelã.coentro,rúcula, couve etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode usar o talo de ervas aromáticas para aromatizar caldos e os de outras hortaliças pode usar como um legume, em omeletes, tortas, etc.
      abs

      Excluir
    2. Coloco os talos de couve no feijão,sopas, saladas e ensopadis

      Excluir
  11. Ola, esse mesmo processo de higienização(agua sanitaria)pode ser feito com a hortelã. Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Congelamento de vegetais como procede?

    ResponderExcluir
  13. depois de higienizados eu pico tudo e coloco na tupperware e coloco uma folha de papel toalha dentro e por baixo para absorver a umidade, tampo bem e guardo no congelador. geralmente dura 2 semaninhas.

    ResponderExcluir
  14. Olá, bom dia! Minha dúvida é sobre o armazenamento do hortelã. Eu tenho 3 vasos de hortelã em casa e estou retirando algumas folhas pois o galho está até dando uma tomada. Gostaria de saber se posso retirar as filhas, higienizar e deixar guardada em um recipiente de vidro. Se sim, por quanto tempo dura conservada deste modo e ponho com o talinho para conservar melhor ou só deixo as folhas mesmo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Eu uso o método do papel toalha + pote de plastico. Mas eu forro a parte de baixo E a de cima, sobre as folhas, tampo e guardo "de cabeça pra baixo" o pote. A cada dois dias, eu troco o papel de cima. Acho mais prático!

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas e já repassei....obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Tive um problema com o alecrim. Fui higienizar e ficou meio escuro e com cheiro forte. Seria por ter molhado? Já estava com umas partes escuras, daí escureceu mais. Então pus no sol pra secar. Tudo errado?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...