Esta é minha forma predileta de conservar o manjericão. Sou um pouco preguiçosa e sair só para comprar um molhe de manjericão fresco para colocar no molho de tomate do dia-a-dia não está nos meus planos...
Um tempo atrás eu encontrei um manjericão muito bonito, comprei e ia preparar um molho pesto para congelar quando percebi que não tinha queijo parmesão nem castanhas... kkkkk O jeito foi fazer o molho pela metade - bati no liquidificador azeite com manjericão e alho. Lembrei das forminhas de gelo e assim congelei. Terminei usando os gelinhos para molho de tomates, massas e outros pratos... Achei muito prático e estou passando para vocês. Tenho sempre no freezer e utilizo até para preparar o pesto, é só misturar com o parmesão e castanhas moídas.
É muito simples de fazer, mas dá um pouco de trabalho para separar as folhas dos galhos! Os galhos que restarem podem ser usados para aromatizar um molho ou sopa - retire-os antes de servir.
Compre dois ou três molhes de manjericão bem grandes, lave bem e separe as folhas. Não adianta comprar pouco, o trabalho não compensa.
Branqueie as folhas - ferva uma panela com água, jogue as folhas, retire imediatamente e coloque-as em uma bacia com água com gelo. Escorra e esprema um pouco.
Bata no liquidificador as folhas com azeite em quantidade suficiente para formar um líquido, 200 ou 300 ml. Se desejar acrescente dentes de alho amassados à gosto - eu uso dois ou três. Como eu adoro alho eu sempre coloco, mas é opcional.
Distribua o manjericão em formas de gelo ou potes bem pequenos e leve ao congelador. Quando congelarem desenforme e guarde em um pote hermético em freezer.
Bata no liquidificador as folhas com azeite em quantidade suficiente para formar um líquido, 200 ou 300 ml. Se desejar acrescente dentes de alho amassados à gosto - eu uso dois ou três. Como eu adoro alho eu sempre coloco, mas é opcional.
Distribua o manjericão em formas de gelo ou potes bem pequenos e leve ao congelador. Quando congelarem desenforme e guarde em um pote hermético em freezer.
Um ótima dica essa, gosto dessas descobertas que facilitam a vida.
ResponderExcluirQue ótima idéia!!! Eu adorei!!! Bjs
ResponderExcluirQue bom gostaram meninas!!
ResponderExcluirbjs
Idéia legal. Vou guardar
ResponderExcluirQue idéia genial! Simples mas hiper funcional! Adorei e já a incorporei a minha preguiça também!! Rsrsr... Beijos,
ResponderExcluirSó não entendi pq tem do branqueamento. Precisa mesmo?
ResponderExcluirGrato,
Nei
Olá Nei,
ResponderExcluirDesculpe pela demora em responder!!
O branqueamento ajuda a manter a cor verde do manjericão! Se não se importar com a cor escura não precisa branquear não. Fica bem mais fácil de fazer!!
Adorei seu blog Andréa. Gosto muito de aprender jeitos de caprichar na cozinha. Mais ainda de jeitos que cabem numa vida meio corrida. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada Maria!!
ResponderExcluirbjs
adorei também.
ResponderExcluireu faço o pesto desse jeito, mas prefiro sem castanhas.
é sucesso absoluto aqui em casa!
na próxima vez que fizer, vou tentar a dica dos cubinhos
beijos
ótima idéia! bloguei no meu blog.abraços. patrícia
ResponderExcluirhttp://antropologianacozinha.blogspot.com/
Obrigada Patrícia!
ResponderExcluirbjs
Que idéia boa!! Vou fazer! Obrigada
ResponderExcluirmuito bom adorei!
ResponderExcluirAdicionar sumo de limão não ajudaria a conservar o verde? Como alternativa a branquear...
ResponderExcluirA melhor alternativa para conservar o verde é o branqueamento mesmo, o limão vai alterar o sabor. Quanto a cor não sei lhe dizer porque nunca tentei... Se experimentar me fale, ok?
ResponderExcluirabçs
Não peguei as quantidades de manjericão e óleo?
ResponderExcluirNão pegou anônimo porque eu não dei mesmo. Essa postagem não é uma receita, mas sim uma dica! Eu falo em 200 a 300 ml, basta cobrir o manjericão com azeite em quantidade a gosto. Um pouco mais um pouco menos não vai fazer diferença.
Excluirabçs
Gostei,
ResponderExcluiracabei de fazer, com uma pequena diferença, o que fiz ficou escuro quase marron, creio que deve ser porque o manjericão que tinha em casa era daquele verde com roxo.
abçs
Amei e vou colocar em prática, parabens q deus t abençoe...
ResponderExcluiroi o mangeriçao congelado conserva suas propriedades?
ResponderExcluirImagino que perca parte de suas propriedades. Ervas para fins medicinais devem ser usadas de preferência frescas.
Excluirabçs
Andrea, se branquear, precisa tb higienizar antes?
ResponderExcluirSim Osay, o correto é higienizar sempre.
Excluirbjs e obrigada pela visita!