quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bananada caseira com chocolate



Receita de bananada caseira feita com bananas bem maduras e cacau em pó.

Minha sogra de vez em quando me arranja umas bananas podres, ou quase podres, aquelas pedindo uma lixeira. Não é presente de grego nem de sogra malvada, ela sabe que eu gosto de fazer doces de banana em geral e detesto desperdício!

Nunca tinha feito bananada com esse ponto, gostei muito e vou repetir, ficou bem macia e gostosa. Usei cacau em pó porque quando era bem pequena fiz um doce da minha cabeça que se transformou em uma bala maravilhosa de banana com chocolate que ainda habita minha memória, mas que nunca mais consegui fazer igual. Continuo tentando!


Ingredientes

2 xícaras de açúcar
5 bananas prata maduras de tamanho médio bem amassadas
2 colheres de sopa de cacau em pó
Açúcar para passar os doces


Modo de preparo

Leve o açúcar ao fogo em uma panela de fundo mais grosso, se possível.

Deixe o açúcar começar a caramelar. Junte as bananas e o cacau e 1/2 de xícara de água.

Cozinhe o doce em fogo baixo.

O açúcar vai derreter todo e o doce ficará homogêneo, continue cozinhando agora mexendo sempre.

Depois disso vai começar a soltar da panela. Continue cozinhando e mexendo.

Para testar o ponto coloque um pouquinho do doce em um potinho com água gelada. Quando formar uma bolinha sem se desmanchar cozinhe por mais uns 10 minutos.

Deixe esfriar espalhado em superfície untada. Enrole como quiser e passe no açúcar.


Dicas/subtituições
Essa receita não rende muito, umas 10 ou 12 bananinhas dessas da foto. Dobre a receita se quiser.
Utilize também canela, cravo ou a especiaria desejada.
O cacau pode ser omitido ou substituído por chocolate em pó.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Livros que adoro - Herbs & Spices





De todos os livros sobre especiarias que tenho esse é o meu favorito e foi o primeiro que comprei, tenho muito carinho por ele e o consulto sempre. Herbs & Spices - the cookbook reference foi escrito por Jill Nornam é em inglês ainda sem tradução para o português. É da editora DK, publicado nos Estados Unidos.

O livro é dividido em ervas, especiarias e receitas. Cada página traz um pouquinho da história, de como armazenar, plantar e usar cada ingrediente na culinária.

As fotos são lindas, é uma viagem visual! Gosto de folhear só para olhar as fotos.
 
 


Olha como ele é por dentro, uma página dupla para cada erva ou especiaria com exceção das pouco conhecidas que são mostradas em páginas simples. São 120 temperos abordados no total.





As receitas de misturas diversas, temperos e marinadas são divididas por áreas geográficas e o livro também traz algumas receitas de pratos doces e salgados, que eu nunca fiz. Preciso testar.

Ele tem índice em ordem alfabética e uma bibliografia e ainda dá algumas dicas de como tostar especiarias, picar ervas, etc.

Não deixe de ver a bibliografia do blog onde listo outros livros sobre especiarias.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Piment d' espelette - pimenta de espelete




Pimenta de Espelette é uma especialidade francesa, da região basca, cultivada na cidade de mesmo nome. É uma pimenta vermelha de cor vermelho vivo, da espécie capsicum annum, e tem origem controlada. Chique, não é?

Ela é vendida fresca, em purê, seca inteira ou em pó como essa da foto, que consegui comprar nos Estados Unidos no ano passado em um saquinho minúsculo. Andava doida para provar!

Ela é bem aromática, frutada, pouco apimentada como uma páprica picante e tem sabor forte, meio caramelado e ligeiramente defumado. Uma delícia!

É usada nos pratos bascos da mesma forma que usamos outros tipos de pimenta e páprica, podendo ser acrescendada em qualquer tipo comida, de saladas a pratos quentes.

Eu provei no ovo cozido e viciei! Quando vejo um ovinho penso logo nela. Ainda não cozinhei com a espelete porque fico com pena de usar, tenho tão pouquinho! Mas em uma massa básica tipo alho e óleo ou sobre um pedaço de queijo fica excelente. Tenho tentado usar em pratos simples para aproveitar melhor seu sabor, já que é muito cara e difícil de achar.

Não sei onde encontrar no Brasil, mas se sua receita pedir por ela, o melhor substituto é mesmo a páprica.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cozinha Fácil - frango ao zaatar




Coxas de frango assadas muito fáceis de fazer, temperadas com zaatar, limão e azeite.


Ingredientes

1 kg de coxas de frango com osso e sem pele
1 colher de sopa de suco de limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres de sopa de zaatar
3 colheres de sopa de azeite


Modo de preparo

Faça dois cortes em cada coxa de frango indo até o osso como na foto para que o tempero penetre melhor. Tempere o frango com o limão, sal e pimenta.

Misture o zaatar com o azeite.

Besunte cada pedaço de frango com a mistura de temperos. Deixe tomar gosto por 30 minutos.

Asse suas coxas em forno médio por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam cozidas e douradas.


Substituições
Você pode usar os pedaços de frango que quiser.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Biscoito espanhol de anis e gergelim — crocante com cerveja e azeite

biscoito espanhol de anis e gergelim crocante com cobertura caramelada

Biscoitos crocantes com gergelim feitos com cerveja e azeite e temperados com anis. Quando eu vi essa receita super diferente no livro de Cozinha espanhola da coleção que adoro não tive sossego e fui logo para a cozinha.

O sabor é bem interessante e incomum, até porque nunca havia visto um biscoito com cerveja antes e a forma de preparo também é diferente. Uma mistura de açúcar e sementes é espalhada por cima do biscoito antes de assar, conferindo a eles uma crocância extra e sabor caramelado, principalmente nas beiradas. Adorei a técnica e o resultado.


Ingredientes para a massa


375 g de farinha de trigo
125 ml de azeite
125 ml de cerveja
60 ml de licor de anis (usei de laranja)
1/2 colher de chá de sal



Ingredientes para cobrir


115 g de açúcar
1/4 de xícara de gergelim
2 colheres de sopa de sementes de erva doce


Massa do biscoito espanhol de anis e gergelim

Modo de preparo


Misture os ingredientes da massa e amasse bem por aproximadamente 4 minutos.

Divida a massa em 16 porções e faça bolinhas como na foto acima.

Misture os ingredientes da cobertura e coloque sobre uma bancada.

Coloque uma bola de massa de cada vez por cima do açúcar e abra a massa formando um disco com aproximadamente 15 cm de diâmetro. Repita a operação com toda a massa.

Coloque os biscoitos em uma assadeira untada com azeite em uma só camada com a parte que tem açúcar virada para cima.

Leve-os ao forno pré-aquecido quente (200°C) por 5 ou 6 minutos ou até que assem. Caso você tenha um grill em seu forno coloque os biscoitos depois de assados no grill para caramelizar o açúcar, se não tiver, deixe os biscoitos no forno por mais um tempo.


Substituições/dicas


Se você não gostar de anis substitua por outro licor e aumente a quantidade de gergelim.
Acho que os biscoitos vão ficar super bonitos com gergelim preto e branco!
Para um biscoito de sabor mais suave e para economizar substitua o azeite por óleo.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Bolo de carne moída úmido e saboroso



Bolo de carne moída temperado com muito carinho e dourado por fora. Feito com farinha de aveia para fornecer fibras e queijo parmesão para incrementar o sabor.

Bolos e rocamboles de carne são pratos que não costumavam habitar minha casa. Não sei nem o porquê, mas depois que fiz essa receita fiquei fã e vou preparar mais vezes. Ele é nutritivo, não precisa ser gorduroso, combina com todo tipo de carboidrato e também com saladas e me fez muito feliz!

A receita foi adaptada do livro "Test Kitchen", que dá mil dicas de como fazer um "meat loaf" perfeito.

Não desista por causa da grande lista de ingredientes. Acredite em mim, vale a pena e é fácil de fazer!


Ingredientes

1 colher de sopa de azeite ou óleo
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de extrato de tomates
500 g de carne moída sem gordura (usei patinho)
1 ovo inteiro
1/4 de xicara de farinha de aveia
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de salsa fresca picadinha
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de chá de mostarda em pasta
1 colher de chá de páprica
1/2 colher de chá de orégano
1/2 colher de chá de molho inglês
1/2 colher de chá de tomilho fresco
Pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes para pincelar a carne

2 colheres de sopa de ketchup
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de molho de soja (shoyu)




Modo de preparo

Refogue a cebola e alho no azeite até murcharem, acrescente o extrato de tomate e refogue por alguns minutos até que ele fique com uma cor mais clara. Deixe esfriar um pouco.

Misture todos os ingredientes: a carne com o ovo, a farinha de aveia, parmesão e todos os temperos, incluindo o refogado. Amasse um pouco para que a distribuição dos temperos fique homogênea.

Forre uma assadeira com papel laminado e forme um retângulo com a carne como na foto acima.

Pincele com a mistura de ketchup.

Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Ou até que um termômetro inserido no centro da carne marque 150°C. Ele deve ficar dourado por fora.


Substituições/dicas
Utilize as especiarias e ervas que preferir
A receita não utiliza forma de pão para que o bolo fique com mais partes douradas. Mas você pode colocá-lo na forma que quiser.
A farinha de aveia pode ser substituída por farinha de rosca (ou pão ralado)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...