sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Salada de cenoura e maçã verde
Essa receita de salada saiu de improviso e ficou muito gostosa! Ela é muito simples e foi feita com somente 4 ingredientes, fácil e saudável.
Ingredientes
2 maçãs verdes cortadas em cubos
2 cenouras média raladas no ralo grosso
1/4 de xícara de cheiro verde picado (salsa e cebolinha)
1 colher de sopa de gergelim preto
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes.
Sirva com o molho de seu agrado. Eu gostei muito dela com o vinagrete de damasco.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Mousse de nutella fácil
Essa mousee de creme de avelãs fica muito saborosa, leve e é muito fácil de fazer. Leva somente dois ingredientes. Pena que é gorda gente! Ela e eu...
Em um programa de TV outro dia, vi uma musse parecida com essa feita com chocolate em pó. Na hora eu pensei em creme de avelãs e no dia seguinte já estava fazendo porque eu tinha o creme e a nutella encalhados na geladeira. Adorei!
Ingredientes
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado
2/3 de xícara de creme de avelãs
Modo de preparo
Misture os dois ingredientes em uma tigela e bata com a batedeira até o ponto de chantilly.
Não sabe fazer chantilly? Veja essa postagem AQUI.
Leve o doce à geladeira até ficar bem gelado e mais consistente, por no mínimo 1 hora. Eu coloquei a minha no congelador, não pude esperar...
Devore sua musse com pedacinhos de avelãs.
Dicas/substituições
Eu usei o creme de avelãs da marca Nutella, não testei com outras marcas, mas imagino que funcione.
Somente o creme de leite fresco pode ser utilizado, os outros não vão dar o ponto.
Quem quiser pode adicionar um pouquinho de licor de avelãs ou de chocolate para dar um tchan.
Tem dúvidas sobre cremes de leite? Veja também essa matéria aqui
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Alda Maria Doces - Onde Comer no Rio?
Há um bom tempo que eu queria provar os doces portugueses da Alda Maria, doceira muito conhecida aqui no Rio e que abastesse muitas festas da cidade. Sua loja fica em Santa Teresa e finalmente consegui ir lá semana passada, levando à reboque uns amigos de Belém que estavam de férias no Rio.
Esse bem casado do foto acima, que eu trouxe para casa, é espetacular. É doce no ponto, de massa macia e super bem recheado com doce de ovos. Eu pretendia tirar uma foto dele mordido, mas não deu tempo, as mordidas e suspiros vieram uns atrás de outros em sequência.
A loja, onde é também a produção, fica em um sobrado (porta do lado esquerdo) que é decorado com objetos de doçaria antigos.
O balcão é pequeno mas os doces vêm chegando de mansinho e fresquinhos. Toucinho do céu em versão tradicional, damasco e chocolate, pastéis de nata quentinhos e crocantes, camafeu de nozes, ovos moles, papos de anjo e por aí chegam e se vão rapidamente.
A loja tem algumas mesinhas para apreciarmos ali mesmo e sem pressa as delícias. Fomos muito bem atendidos. Abaixo está o toucinho e pastel devorados no local.
Os doces custam em torno de R$ 4 e R$ 5 a unidade. Provei 4 e trouxe dois para casa. Preciso voltar para provar os outros!!
Alda Maria Doces
Rua Almirante Alexandrino 1116
Santa Teresa
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Milho vermelho e sua pipoca
Eu conheci o milho de cor preta para pipoca faz muitos anos em uma de minhas viagens aos Estados Unidos. Achei o máximo e não sosseguei enquanto não estourei o milho para saber como ficaria a pipoca! Ano passado no amigo oculto gourmet eu ganhei esse vidro de milho vermelho, que eu ainda não tinha estourado. É claro que estou aqui mostrando a você!
A pipoca de ambos os milhos preto e vermelho fica branca e menorzinha, já que o milho também é menor. Ela fica até mais branca do que a pipoca de milho amarelo, fica quase azulada.
Acho um barato as várias cores do milho e essa pipoca é uma diversão extra para crianças grandes e pequenas.
E o gosto?! O gosto para mim é igual!
Aqui no Brasil não sei onde comprar. Quem souber me fale, ok?
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Receita de frango com Catupiry
Essa receita aprendi há muitos anos atrás com a mãe de uma amiga que nos preparou esse prato quando estávamos de férias em uma fazenda. Eu ainda era uma menina, nunca anotei a receita e nunca esqueci. Até hoje tenho na cabeça a imagem de tia Angela na cozinha montando as camadas e eu pensando, o que será que ela tá fazendo? Acho que me impressionei pela simplicidade e praticidade da receita.
É o prato perfeito para a casa de campo ou de praia, quando não queremos ter trabalho para cozinhar. Quando eu passava uns dias na praia costumava levar frango já cozido e desfiado e outros ingredientes pré-preparados, na hora era só montar a comida e aquecer.
O melhor de tudo é que esse prato pode ser montado com o frango de padaria, ou sobras dele, não precisa ser feito em quantidades exatas e permite mil variações. Até uma criança faz!
Ingredientes
1 caixa de requeijão catupiry
1 kg de frango desfiado (veja receita aqui)
2 latas de ervilha escorridas
1 pacote de batata palha
Modo de preparo
No fundo de um refratário espalhe o queijo catupiry de forma uniforme.
Distribua o frango por cima, cubra com a ervilha e com a batata palha.
Leve ao forno até aquecer bem e o queijo derreter.
Dicas/substituições
Esse prato pode ser feito com presunto ou outro frio de seu agrado no lugar do frango ou junto com ele. Sobras de frango refogado com seu molho também podem ser usados.
Substiua a ervilha por milho ou seleta de legumes ou palmito, etc.
O catupiry pode ser substituído por requeijão de copo ou cream cheese, mas é claro que o sabor não vai ficar igual!
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Empadão de frango feito com coq-au-vin
Lembra da receita de coq-au-vin, frango ao vinho francês, que eu publiquei aqui outro dia? Então, fiz para um evento e delirei na quantidade! Terminei dessossando e congelando em partes. Comi coq-au-vin de tudo quanto é jeito, mas a melhor maneira foi essa da foto! Em empadão. Ficou demais e diferente, aconselho. Até minha mãe que não curte muito o prato caiu de boca na empada...
A receita do frango ao vinho está AQUI.
A receita da massa está AQUI e também a receita do empadão de frango tradicional.
Como eu fiz
Dessossei o frango e desfiei, piquei o champignon e cenouras. Levei ao fogo e acrescentei um pouco de creme de leite a gosto para suavizar o sabor do vinho. Deixei o recheio esfriar e fiz o empadão normalmente.
Dica
Um empadão pode ser feito com sobras de frango, ou de outra carne, feito de qualquer maneira, a única exigência é que seja gostoso e que tenha um molho para ficar molhadinho! Não desperdice, recicle.
Assinar:
Postagens (Atom)











