segunda-feira, 10 de junho de 2013
Sopa com macarrão somen, frango e cenoura com shoyu
Uma sopinha gostosa e quentinha com influência oriental para variar o cardápio. Que tal?
Ingredientes
1 litro de caldo de frango (ou de legumes)
1 fatia de gengibre
1 anis estrelado
4 colheres de sopa de shoyu
1 amarrado de macarrão japonês para somen
1 cenoura pequena em tiras finas
1 colher de sopa de saquê mirim
3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
100 g de frango em cubos ou desfiado (já cozido)
Como fazer
Ferva o caldo com o gengibre e o anis estrelado por 5 minutos em fogo baixo.
Junte o shoyu, o macarrão, a cenoura e o saquê. Cozinhe rapidamente por 2 ou três minutos até o macarrão ficar cozido.
Junte a cebolinha picada e o frango. Retire o anis e o pedaço de gengibre. Prove a sopa e adicione mais shoyu para salgar se achar necessário.
Sirva em seguida.
Dicas / Substituições
Esse macarrão japonês é bem fino e cozinha rapidamente. É encontrado facilmente em lojas de produtos orientais. Mas se você não achar improvise com a massa que tiver.
Inclua os legumes que quiser. Substitua o frango por carne.
Para uma sopa vegetariana use caldo de legumes, omita o frango e acrescente mais legumes a gosto.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Sanduíche de queijo brie derretido com molho pesto e blanquet
Olha que ideia boa e incrementada para um lanche! Um sanduba de queijo brie derretido com blanquet de peru e lambuzado com molho pesto, que eu adoro. Gostou? Faz que é fácil.
Como fazer?
Recheie seu pão favorito com blanquet de peru, cubra com fatias generosas de queijo brie e besunte com molho pesto em quantidades a gosto (receita do pesto AQUI).
Para derreter o queijo há várias opções, eu coloquei meu pão aberto no grill do forno mas você pode usar uma sanduicheira. Caso não tenha uma coloque o queijo com o pesto por cima em um prato, coloque por alguns segundos no microondas até derreter e só depois monte o sanduíche.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Torta de chocolate com banana e doce de leite
Um dia desses sobrou um pouco de massa de uma outra torta que fiz e eu aproveitei para fazer esse mini coração com uma combinação de sabores que eu adoro: doce de leite com chocolate. E ainda acrescentei banana.Yammy! Ainda bem que ela era pequenina, assim comi pouco.
Ingredientes
1 receita de massa para torta (veja aqui na receita de torta de maçã)
1 pote de doce de leite (quantidade a gosto)
Algumas bananas prata em rodelas (de 6 a 8)
1 receita de ganache de chocolate (veja aqui como fazer a ganache)
Como fazer
Prepare a massa da torta, forre uma forma de fundo falso com ela, ou use várias formas pequenas. A receita é suficiente para 2 formas médias rasas.
Asse a massa sem recheio em forno médio até que a massa fique assada e dourada a gosto. Use um peso sobre a massa como esses de cerâmica DAQUI, se não tiver coloque feijões.
Deixe a massa esfriar. Desenforme.
Coloque sobre a massa uma porção generosa de doce de leite. Arrume as bananas por cima. Complete com o ganache de chocolate. Leve para gelar se quiser. Aqui não deu tempo!
Dicas / Substituições
Como essa torta usa bananas cruas ela deve ser consumida logo para que não fiquem pretas e molengas! Mas não se preocupe, essa tarefa não é difícil.
A banana pode ser substituída por morangos ou outra fruta do seu agrado.
Caso você não tenha forma de fundo falso utilize outro tipo de forma qualquer. Ramekins(potinhos de louça) pequenos também dão certo.
terça-feira, 4 de junho de 2013
Abobrinha gratinada em molho cremoso
As duas abobrinhas encalhadas em minha geladeira renderam esse prato muito saboroso e fácil de fazer. A abobrinha é um legume muito versátil, aqui no blog já tenho várias receitas com abobrinha, uma das minhas favoritas é essa com queijo e tomates AQUI.
Ingredientes
2 abobrinhas em cubos
1 cebola pequena picadinha
2 colheres de sopa de azeite
1 caixa de creme de leite (200 g)
1 colher de chá de ervas de provença ou ervas a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
Uma pitada de noz moscada
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Como fazer
Refogue a cebola no azeite até que ela fique transparente.
Junte a abobrinha e as ervas e cozinhe em fogo alto até que fique macia a gosto.
Junte o creme e duas colheres de sopa do parmesão e aqueça até o queijo derreter, Tempere com sal e pimenta a gosto e noz moscada.
Coloque a abobrinha em um refratário e cubra com o restante do parmesão. Leve a travessa ao forno ou ao grill do forno para que o queijo derreta e doure a gosto.
Dicas / substituições
Utilize os temperos que quiser.
Substitua o parmesão por provolone ou outro queijo saboroso. Cubra com muçarela ou minas padrão.
Atenção: não vai água ao cozinhar a abobrinha, ela cozinha em seu próprio líquido.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Receita de caldo de camarão caseiro - cozinha básica
O caldo de camarão é uma boa base para receitas com camarão, daquelas que levam molho, como risotos, bobós, empadas, camarão com catupiry, sopas, caldinhos, camarão ao curry e muito mais. O caldo adiciona muito mais sabor aos pratos.
É fácil fazer o caldo, mas você vai precisar das cabeças de camarões frescos, que muita gente joga fora. Não desperdice!
Veja também a receita do caldo de legumes aqui.
Ingredientes
As cabeças de 1 kg de camarão
1 litro de água
1 colher de sopa de óleo
1/2 cenoura em rodelas
1 cebola pequena picada
1 talo de aipo
1 pedaço de alho poró
1 dente de alho sem casca inteiros
Como fazer
Lave as cabeças em água rapidamente.
Aqueça o óleo em uma panela onde caibam todas as cabeças, refogue por alguns minutos a cenoura com a cebola, aipo, alho poró e alho. Não é necessário dourar.
Junte as cabeças e cubra com a água. Deixe cozinhar em fogo bem baixo em panela destampada por 30 minutos.
Coe em peneira bem fina. Utilize como quiser.
Dicas / Substituições
Caso queira é possível congelar o caldo ou parte dele.
Os temperos do caldo podem ser a gosto. Eu geralmente improviso com o que tenho em casa. Uso talos de cheiro verde ou de outras ervas.
Eu gosto de forrar minha peneira com uma touca descartável para coar meus caldos.
Quando comprar o camarão peça para o peixeiro descascar mas reservar as cabeças para você levar. Às vezes eles misturam as cabeças com as cascas. Não tem problema, coloque tudo na panela.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Pastelaria Chic - Onde Comer no Rio?
Gente, já tinha passado algumas vezes por essa lanchonete que me chamou a atenção por estar sempre lotada e ser bem arrumadinha. Repare que bonitinhos os azulejos de laranja da foto abaixo!
Mas não tinha coragem de entrar no local devido a preços muito populares e clientela muito variada. A pastelaria fica na região do Saara, perto da Estação Uruguaiana do metrô.
Mas em um dia de calor e muita sede, atraída pelas laranjas, resolvi encarar com medo a fila de trabalhadores braçais, engravatados, jovens, estudantes de uniforme, senhores, senhorinhas e mendigos! Valeu à pena.
A fila e o atendimento são muito rápidos porque não há muitas opções no cardápio: é laranjada (tem sem gelo e sem açúcar) e pastéis de poucos sabores. A ficha ainda é de plástico e de cores diferentes para cada uma das três opções: laranjada pequena, laranjada grande e pastel. O difícil é chegar até o balcão...
Me surpreendi com a laranjada, adoçada perfeitamente e super gelada, com sabor de laranja fresca como em minha época de criança, onde esse tipo de bebida era servida em cones de papel sem o sabor amargo da casca ou do processo industrial. Alguém lembra?
Também comprei um pastel de queijo que estava bom, com recheio suficiente e sequinho. Na próxima vez encaro tranquila o de frango.
Sempre desconfio de sucos e refrescos muito manipulados, principalmente se feitos em quantidade. Mas o lugar parece limpo e o suco sai por essas torneiras bem ajeitadas e bonitas (foto acima à esquerda). Esperei mais de uma semana para postar para ter certeza de que não passaria mal, ok?
Sobrevivi feliz ainda com gosto de laranja na boca e pretendo voltar sempre que for à região.
Gostei tanto da laranjada que mudei meu caminho na volta para passar pela loja e tomar outra!
No calor e correia da Saara a Pastelaria Chic´s é um oásis.
Os preços são baixos: laranjada pequena R$ 1,50, grande R$ 2,00 e pastel R$ 2,00. Melhor custo benefício impossível.
Pastelaria Chic´s
Rua dos Andradas 36 - Centro
Assinar:
Postagens (Atom)







