quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Creme de papaia com cassis

Creme de papaya com cassis


Quem lembra dessa sobremesa levanta a mão? Ela era muito comum em restaurantes aqui do Rio nas décadas passadas. Sou velha, viu? Depois de um tempo sumiu, mas ainda é possível encontrá-la em alguns poucos lugares.

Eu adoro! Sorvete batido com fruta é refrescante e tudo de bom, não acha? Tenho experimentado outras combinações e logo conto a você. Já viu a sobremesa de manga?

É muito fácil fazer em casa e também pode ser uma boa maneira das crianças comerem mais frutas. Afinal aquele sorvete de morango feito só com corantes não vale... Esse meu creme foi servido com groselha no lugar do licor de cassis que eu não tinha em casa e ficou igualmente saboroso e sem álcool.


Ingredientes

2 bolas de sorvete de creme
2/3 de xícara de mamão cortado em cubos
2 colheres de sopa de xarope de groselha para servir (ou licor de cassis)

Como fazer

No liquidificador ou mixer de mão processe o mamão com o sorvete até que se misturem bem, mas sem deixar o sorvete derreter por completo.

Sirva imediatamente com groselha a gosto. Ou se desejar armazene no congelador por algumas horas.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Croasonho - Onde Comer no Rio?

Loja Croasonho Copacabana


Semana passada saímos para lanchar em uma cafeteria em Copacabana quando no caminho nos surge essa loja. Já tinha ouvido falar da Croasonho pelas redes sociais mas não sabia que já tinha loja no Rio. Na hora eu e uma amiga falamos "Ahhh, croasonho" e ficamos apontando para a loja que passava de boca aberta e já babando. E minha amiga nem sabia do que se tratava, mas o letreiro e o nome chamaram a atenção. Marido relutante, teve de dar a volta e mudar de rumo. Não se arrependeu.


Tamanho dos croissnts


A Croasonho é uma franquia criativa que vem do sul do Brasil para seduzir e engordar os cariocas. Tudo bem, eu me rendo!

A lanchonete vende croissants (obviamente!) que são oferecidos em três tamanhos como mostra a foto acima. O grande é gigante e só recomendo para os famintos ou para dividir. O médio tem tamanho ideal  e o pequeno é perfeito quem quer comer um salgado e um doce. Eu pedi um médio salgado e ainda encarei um pequeno doce.


Croissant integral da Croasonho


Eles têm uma grande variedade de fartos recheios doces e salgados. Sabe creperia? No mesmo estilo.

Eu comi o da foto acima com recheio de carne de panela e queijo. Pedi a massa integral, para distrair a consciência, mas não gostei muito, preferi a comum. O recheio é saboroso mas a carne poderia estar mais macia, ou talvez repicada.


Croissant de carne com 5 queijos


Esse croissant acima de carne com 5 queijos é um dos mais vendidos da casa e estava muito bom, carne tenra e saboroso!

Já que o pé estava na jaca, enfiei de vez! Comi a sobremesa com minha combinação favorita de doces: doce de leite com chocolate. Com morangos para quebrar o açúcar. Comi inteiro sozinha, mas era do pequeno, viu?!


Croissant de doce de leite, chocolate e morangos


O croissant de chocolate com coco estava maravilhoso, ele tem beijinho dentro e é coberto com calda de chocolate tipo ganache, de boa qualidade.


Croissant de coco com chocolate


A loja vende também milk shakes, cafés variados e pratos executivos. O atendimentos estava lento mas os garçons foram muito educados e simpáticos. A loja é uma graça por dentro.

É um lanche diferente e de pura gordice que eu não comeria sempre, mas adorei a experiência. Vá relaxado para comer bem e se divertir. Se estiver de dieta é melhor ficar em casa "croasonhando".

Já há lojas no Downtown na Barra e no Norte Shopping. Algumas lojas têm delivery - ainda bem que eu moro longe!

Croasonho
Av. Barata Ribeiro, 560, loja F - Copacabana
Esquina com a Rua Raimundo Correia

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cebola gratinada com queijos e lombinho defumado

cebola com queijos e lombo


Lembra da cebola recheada que fiz outro dia? Então, sobrou cebola cozida e eu aproveitei nessa receita mais simples mas igualmente saborosa. É um ótimo acompanhamento ou até mesmo um prato principal.


Ingredientes

1 cebola grande cortada em cubos
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de queijo Minas padrão picado
2 colheres de sopa de lombinho defumado picadinho
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto (usei meu sal de ervas)

Como fazer

Refogue a cebola no óleo até que fique transparente e macia. Deixe esfriar um pouco.

Misture a cebola com o queijo minas e o lombinho. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Coloque em um refratário, cubra com o parmesão e leve ao forno preaquecido para que os queijos derretam e gratinem.


Dicas / substituições

Utilize os queijos e frios que quiser.
Tempere a gosto.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Como cozinhar ovos e economizar no gás

ovo cozido


Adoro ovos cozidos e faço muito aqui em casa, seja para receitas, para comer no pão ou em pastinha.

Muitos anos e milhares de ovos cozidos depois, eu descobri que para cozinhar ovos não é necessário deixar ferver e cozinhar com fogo ligado por 10 minutos como eu sempre fiz.

Pois é isso mesmo que você leu. Basta deixar ferver a água e apagar o fogo. Não é mágica! Funciona bem e além de economizar, seu ovo não corre o risco de ficar com gema azulada e com cheiro forte por que você esqueceu no fogo e cozinhou demais. Não é um barato?


Como fazer?

Coloque os ovos em uma panela e cubra com água, cubra bem, deixando um dedo de água acima dos ovos.

Leve ao fogo até ferver completamente (as borbulhas ficam grandes e revoltadas).

Apague o fogo e cubra a panela com tampa ou um prato.

Espere 15 minutos e estão prontos.


Dicas

Um ovo grande cozinha em aproximadamente 15 minutos quando colocado na água ainda gelado(direto da geladeira). Caso seu ovo esteja em temperatura ambiente bastam 12 minutos.

Se a temperatura ambiente estiver muito baixa, será necessário esperar um pouco mais.

Você pode cozinhar um ou mais ovos de uma vez, mas não deixe de cobrir bem com água.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Escondidinho de bacalhau com purê de aipim

escondidinho de bacalhau com pure de batatas


Escondidinhos de todos os tipos é o que há!! Não acha? A combinação de carnes, peixes e até cogumelos bem temperados com qualquer tipo com purê é divina, confort food no seu melhor. Adoro.

O escondidinho de hoje foi feito com bacalhau e aipim. Eu costumo fazer de bacalhau com mandioquinha (batata baroa), outra combinação maravilhosa, mas bacalhau com aipim não tem como dar errado!


Ingredientes para o purê de batatas

600 g de aipim (pesado sem casca)
200 ml de leite
50 g de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Noz moscada a gosto
Sal a gosto
1 gema + 1 colher de sopa de leite para pincelar
Parmesão extra para polvilhar

Ingredientes para o bacalhau

600 g de bacalhau dessalgado, sem pele e sem espinhas (usei bacalhau Dias)
1 cebola grande picada
1/2 pimentão verde picado
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1/3 de lata de tomate pelatti picado ou amassado (ou 2 tomates sem sementes picados)
1/4 de xícara de azeitonas pretas picadas sem caroço (ou a gosto)
1/2 copo de requeijão cremoso (100 g)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha fresca picada a gosto

Como fazer

Desfaça o bacalhau em lascas ou desfie. Reserve.

Cozinhe o aipim com água e sal a gosto. Processe em um processador com o leite até virar um purê.

Transfira o purê para uma panela, junte a manteiga e o parmesão. Deixe aquecer bem e o queijo derreter. Junte mais leite se desejar uma consistência mais cremosa. Prove o sal.

Separadamente, prepare o bacalhau. Refogue a cebola, o pimentão e o alho no azeite até que comecem a dourar.

Junte o tomate pelatti amassado, deixe cozinhar por 5 minutos.

Junte o bacalhau, as azeitonas e o requeijão. Aqueça bem.

Tempere com pimenta a gosto, corrija o sal. Junte a salsinha picada e apague o fogo.

Em um refratário grande ou vários pequenos faça uma camada de bacalhau e cubra com o purê de aipim.

Pincele o purê com a gema misturada com o leite, polvilhe com parmesão a gosto.

Na hora de servir leve ao forno preaquecido por aproximdamente 30 minutos ou até que doure a gosto.


Dicas / Substituições

Quando no forno, o recheio cremoso vai se misturar um pouco com o purê deixando o prato com uma aparência mais bagunçada. Se quiser que seu prato fique mais bonito como o da foto monte os potinhos com o purê e bacalhau bem quentes e leve-os ao grill para dourar por cima.

O prato pode ser preparado com antecedência e assado na hora.

Tempere o bacalhau a gosto. Substitua a salsa por coentro.

Para quem não mora no Brasil e não consegue requeijão de copo, ele pode ser substituído por creme de leite ou cream cheese. O aipim pode ser substituído por batatas.


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Receita de pudim feito com creme de leite fresco

pudim


Esse pudim é mais uma receita do curso que estou fazendo. É diferente, não é um pudim de leite condensado. Ficou maravilhoso!!

A receita é quase como um creme brulê, de sabor rico e delicado. Foi feito em ramekins individuais, mas pode ser feito em uma forma maior, se quiser.

A receita não rende muito, é para ser apreciada em pequenas doses por que é uma bomba calórica e com muito colesterol. Mas se você for guloso como eu dobre a receita.


Ingredientes (para 4 refratários individuais de louça ou vidro)

1/2 xícara de açúcar para caramelizar
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco
2 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha


pudim


Como fazer

Coloque o açúcar para caramelizar em uma panela pequena, leve ao fogo médio até que todo o açúcar derreta e fique de cor de caramelo claro.

Forre os ramekins com o caramelo ainda bem quente.

Aqueça o creme de leite somente até levantar fervura, desligue o fogo.

Enquanto o creme aquece, bata os ovos ligeiramente com um garfo ou fouet. Junte o açúcar e baunilha.

Derrame o creme de leite por cima dos ovos mexendo sempre.

Coloque o pudim nos ramekins.

Asse os pudins em banho-maria em forno médio preaquecido por 30 minutos.

Deixe esfriar, desenforme. Sirva gelado.


Dicas / Substituições

Não testei a receita com creme de leite em lata ou caixa, mas deve dar certo como em minha receita de creme brulê feita com leite de caixa. Mas não fica tão bom.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...