segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Frango com manga, pimentão vermelho e especiarias
Esse frango bem diferente, feito com manga ficou delicioso e apesar de ser quente, tem cara de comida de verão!
Ingredientes
500 g de filé de peito de frango cortado em tiras
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 de colher de chá de açafrão (do verdadeiro)
3 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande em tiras
2 fatias de gengibre fresco
3 cardamomos inteiros
1/2 pimentão vermelho em tiras
100 g de creme de leite
1/2 manga grande em tiras (usei palmer)
Como fazer
Tempere o frango com sal e pimenta e reserve.
Coloque o açafrão de molho em um copo com um dedo de água morna e deixe descansar por 20 minutos e reserve.
Aqueça o óleo e refogue a cebola com o gengibre e os cardamomos até que a cebola fique transparente.
Junte o frango e refogue até começar a dourar.
Junte o pimentão vermelho e refogue por mais 2 minutos.
Junte o açafrão com sua água e o creme de leite. Deixe ferver e cozinhar em fogo baixo por mais 5 minutos ou até o frango ficar macio.
Prove o sal e tempere se necessário. Junte a manga, aqueça e sirva em seguida. Não deixe cozinhar para que a manga não fique muito macia.
Dicas / Substituições
Utilize pimenta vermelha tipo dedo-de-moça no lugar do pimentão ou junto com ele.
Caso não tenha açafrão omita, não utilize cúrcuma!
quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Suco de figo com água de coco e mel
Esse calorão pede líquidos e mais líquidos, não é verdade? E água somente não tem dado conta de matar a sede!
Aproveitei uma promoção de figos e a sede que não se acalma para testar essa receita do livro da Rita Lobo do Panelinha. As quantidades fiz da minha cabeça.
O suco ficou com uma cor linda e bem saboroso. E matou a sede e a vontade de comer doce por algum tempo.
Ingredientes
500 m de água de coco bem gelada
6 figos pequenos
3 colheres de sopa de mel
Como fazer
Retire a poupa dos figos com uma colher, descartando a casca.
Bata no liquidificador a água de coco com a pouca da fruta.
Adoce a gosto com o mel, vá provando e cuidado para não ficar enjoativo.
Sirva bem gelado.
Dicas / Substituições
Adoce com açúcar, xarope de agave ou adoçante a gosto
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Momo Gelato - Onde Comer no Rio?
Minhas preces estão sendo atendidas mais do que rapidamente!! Várias sorveterias novas estão sendo abertas no Rio de Janeiro. Enfim!! Só falta elas virem para a Zona Norte. Ou os empresários acham que nós não tomamos sorvete de boa qualidade??
A Momo Gelato fica na Dias Ferreira, rua movimentada e gourmet do Leblon e abriu faz poucas semanas. Fui lá correndo!
A poucos metros fica a Venchi, outra gelateria, veja o post AQUI.
A loja é uma graça, bem aconchegante com detalhes em amarelo. Tem bastante mesas do lado de fora e também dentro da loja para sentar e saborear o sorvete sem pressa. Os funcionários foram atenciosos, sabiam explicar a composição de cada sabor e estavam oferecendo amostras com um sorriso no rosto. Viva!
Achei a coluna/meia parede em frente a uma das vitrines muito inconveniente, pois queríamos olhar os sabores para escolher e não conseguíamos, o fluxo de pessoas estava confuso.
A vitrine é bem bonita com sorvetes coloridos e variados, e de cores naturais como eu gosto. Tem sorvetes cremosos e de frutas e alguns sabores compostos bem interessantes como creme com uma camada de nutella e chocolate com marshmallow. Babou?
A Momo serve também cafés variados e um waffle com uma cara ótima, mas que ainda não provei. Achei a quantidade de sorvete em cima do waffle mega pobre!! Um waffle grande e alto merece mais do que uma mísera bola de sorvete. É melhor comprar um pote grande de sorvete e colocar por cima você mesmo.
Abaixo sorvete de capuccino e chocolate do meu amigo.
Eu fiquei com o maior pote, o da foto abaixo, escolhi os sabores clássicos e meus favoritos: pistache, avelãs e avelãs com chocolate.
Gostei de todos os sabores que provei, são de muita qualidade, cremosos, saborosos. Mas saímos da loja com a impressão de que a quantidade é pouca. Alguns potinhos vieram com ocos no meio, com menos sorvete do que achamos correto. Talvez pela inexperiência dos funcionários, não sei... Quanto ao tamanho dos potes não posso afirmar se são menores do que a concorrência, acho que ficaria mais transparente para todos incluir a gramatura de cada pote no cardápio, como outros locais fazem.
Também achei confuso o nome dos tamanhos dos potes, muita gente ficava perguntando o que era o que. O pote médio se chama Momo. O que tem de errado com a palavra médio? Síndrome de Starbucks?
Os valores são de R$ 11,00, R$ 14,00 e R$ 17,00. Um pouco acima dos valores das concorrentes.
Sei que critiquei um pouco, mas não estou aqui para puxar o saco nem para pichar, só levantei alguns pontos que achei negativos. Desejo muito sucesso à empresa e que ela permaneça na cidade por muito tempo!
O sorvete é delicioso e a loja vale a visita, pretendo voltar para provar o waffle. Mas por enquanto a Vero e Venchi continuam sendo minhas sorveterias favoritas.
Momo Gelato
Rua Dias Ferreira 147 Lojas A e B
Leblon
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Pudim de chia com coco, iogurte e morangos
Essa é a primeira vez que compro e utilizo as tão faladas sementes de chia! Vi essa receita na revista Food Network e não resisti. Ficou tão linda, não ?
As sementes de chia são ricas em ácido graxos, vitaminas, minerais e fibras e tem fama de ajudar na dieta, desintoxicar, controlar o colesterol e muito mais. Mas elas só me atraíram quando vi a foto desse doce!
A textura fica bem interessante, cremosa e com pedacinhos gelatinosos que dançam e se perdem na boca, e o sabor ficou ótimo. Troquei o leite de amêndoas da receita original por leite de coco, fácil de encontrar pronto. E claro, não resisti e adocei com leite condensado!! Mas você não precisa ser guloso.
Achei uma ideia bem diferente para servir em um café da manhã caprichado ou como sobremesa. Refrescante, saudável e pode ser light se quiser - veja as dicas abaixo.
Ingredientes (como eu fiz)
1/4 de xícara de sementes de chia
200 ml de leite de coco
2 potes de iogurte grego natural adoçado
4 colheres de sopa de leite condensado
100 ml de água
Morangos lavados e limpos para servir
Como fazer
Misture as sementinhas de chia com o leite de coco, o leite condensado e o iogurte. Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos.
Misture e solte as sementes que podem ter grudado.
Leve seu pudim à geladeira até o dia seguinte.
Sirva com morangos ou outra fruta do seu agrado. Decore com fatias de coco fresco.
Dicas / substituições
Para um prato light - utilize iogurte light e leite de coco light. Adoce com mel ou adoçante.
Para um prato vegano e sem lactose - utilize tofu macio no lugar o iogurte, bata o tofu com o leite de coco no liquidificador antes de misturar com as sementes. Adoce com karo ou açúcar.
Para um prato diet - utilize iogurte natural e adoce com seu adoçante favorito.
sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Palha italiana de doce de leite e biscoito de chocolate
Esse doce simples, fácil e diferente, feito com somente 2 ingredientes ficou uma delícia!!
Já contei aqui como eu gosto da combinação de chocolate com doce de leite, não é? Então, por isso usei os biscoitos de chocolate, mas acho que teria ficado melhor com os biscoitos maizena de sempre, como na palha comum. Achei que o biscoito não deu o sabor de chocolate que eu pretendia... Mas que ficou bom, ficou!
Ingredientes
2 latas de leite condensado
1 pacote de biscoito de chocolate sem recheio (150 g)
Como fazer
Cozinhe uma lata de doce de leite na panela de pressão por 50 minutos após o chiado. Não sabe fazer? Veja minhas dicas de como cozinhar o leite condensado aqui.
Deixe esfriar para abrir a lata.
Em uma panela coloque o doce de leite e o leite condensado. (Ou seja, coloque uma lata de leite condensado cru e outra cozida)
Leve ao fogo mexendo sempre como se faz um brigadeiro. Quando descolar do fundo da panela deixe cozinhar por mais 5 minutos. Retire do fogo.
Em seguida amasse os biscoitos com as mãos e coloque na panela, mexa bem.
Coloque o doce sobre uma superfície untada ou forrada com filme plástico. Deixe esfriar e corte em tamanhos a gosto.
Dicas / substituições
Utilize o biscoito maizena no lugar do biscoito de chocolate.
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Salada de macarrão com copa, palmito e azeitonas
A receita dessa salada saiu de improviso para uma cliente que teve mais convidados do que esperava em sua festa. Juntei tudo o que eu tinha aqui em casa e deu muito certo. Sabem que comeram até o último parafuso?
Sorte da cliente que a despensa estava cheia.
Ingredientes
500 g de macarrão parafuso
100 g de copa (ou de salaminho) em tiras
1/2 xícara de palmito picado
2 colheres de sopa de alcaparras
1/3 de xícara de azeitonas verdes sem caroço picadas
1/3 de xícara de azeite
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 dentes de alho amassados
Cebolinha verde picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino picada a gosto
Como fazer
Cozinhe a massa. Escorra e deixe esfriar um pouco.
Misture o macarrão com todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta.
Armazene em geladeira até a hora de servir. Se necessário adicione mais azeite.
Dica / Substituições
A copa pode ser substituída por presunto cru. E os outros ingredientes por enlatados a gosto: aspargos no lugar do palmito, milho, ervilha, etc.
É claro que você pode usar salsa ou outras ervas!
Eu teria colocado tomate seco se eu tivesse...
Assinar:
Postagens (Atom)










