sábado, 16 de janeiro de 2010

Dicas de tempero para uma comida light



Encontrei um artigo muito interessante publicado no Jornal americano Washington Post dando ideias do que usar para temperar uma comida light para compensar a falta de sabor que a redução de gordura, como manteiga e óleo, e o sal pode acarretar. Achei que o verão, após as festas de fim de ano, é uma excelente época para publicar essas sugestões...

Fiz uma tradução bem livre do artigo e juntei com algumas dicas minhas, vamos variar os pratos da dieta? 

Tempere a comida com frutas cítricas 

Suco de limão, limão siciliano, laranja, tangerina, maracujá, etc conferem um sabor muito especial a diversos pratos. Uma mistura de suco com casca ralada de limões, laranjas e tangerinas são um bom segredo em marinadas para frango, peixes e em molhos para saladas. A casca misturada com um pouquinho de azeite e sal é um ótimo tempero para verduras e legumes. Casca de limão e laranja misturados a ricota e açúcar podem substituir o creme chantilly para frutas como morangos. Eu gosto de adicionar raspas de limão ao molho branco, que pode ser feito com leite desnatado. Nosso maracujá cai muito bem o tradicional salmão e também combina com frango e molhos para saladas. 

Utilize ervas de todos os tipos 

Ervas secas ou frescas, sal de ervas, em combinações como as Ervas de Provence ou sozinhas, elas dão sabor, aroma e também cor a muitos pratos. Ervas secas como tomilho e orégano podem entrar em pratos de cozimento lento e ervas frescas devem entrar em pratos de cozimento rápido ou ao final da preparação. Ervas picadas ficam ótimas em molhos para saladas e ervas inteiras dão sabor especial a saladas diversas. Experimente colocar algumas folhas de manjericão ou salsa frescas misturadas com folhas de alface; a salada nossa de cada dia fica com outro sabor! Molhos vermelhos combinam super bem com manjericão ou orégano. Uma pastinha de ricota temperada com ervas é light e saborosa. 

Globalize-se com as especiarias 

As especiarias injetam sabor muito rapidamente! Uma pitadinha de pimenta vermelha pode dar um toque especial mesmo a quem não é muito fã de comidas picantes. Experimente no molho vermelho, carnes ou hambúrguer. Um toque de cravo ou canela podem entrar em pratos com carne ou frango. A mistura de curry combina com vários alimentos além do conhecido frango; camarão, legumes e também sopas ganham cor e sabor. Frango grelhado, assado ou cozido – a grande estrela de todas as dietas – pode ser temperado com diversas especiarias ou com suas misturas como o garam masala ou cinco temperos chineses. Sementes de cominho e coentro tostadas a seco dão sabor e textura a saladas de folhas e de feijões, legumes cozidos e arroz. 

Experimente uma salsa de frutas 

Esses acompanhamentos de origem mexicana conferem sabor, textura e umidade a carnes e peixes grelhados, cozidos e assados. Podem ser feitas com frutas picadas diversas como abacate, manga, abacaxi, goiaba, laranja e os tradicionais tomates. Juntos com um suco de fruta cítrica, geralmente limão, um pouco de azeite, sal e podem ser temperados com cebola, pimentões e ervas. 

Acrescente uma pitadinha de açúcar 

Uma pitada de açúcar pode ser usada em molhos para salada para suavizar o ácido de cítricos e vinagre, com molho shoyu e de tomate. Mas em pequenas quantidades, somente para dar um toque, sem adicionar muitas calorias! Açúcar branco combina com molho de saladas e açúcar mascavo com ensopados. Mel, melado e karo também ajudam a controlar a acidez e arredondar o sabor de diversos pratos.

9 comentários:

  1. Ai que delicia quanta dica boa...adoro especiarias...
    Ja postei o selinho que você me deu...muito obrigada!!!
    Bjinhus e bom findi!

    ResponderExcluir
  2. Andrea, ótimas dicas, já reparou que são muitas frutas que temos no Brasil? Basta usar as combinações, muito bom,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Que bom gostaram!! Nossas frutas são mesmo ótimas, pena que não as usamos muito na culinária, eu mesma estou começando a aprender...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Andréa...sou prova viva q seu buffet é uma maravilha...logo suas dicas devem ser perfeitas...bjs mil...marly caldas

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréa, aqui em casa, moro no MS, faço muito molho de manga para saladas e também como acompanhamento de assados, tenho um pomerzinho, tenho carambola que se faz uma salada maravilhosa.
    Salada Tropical
    1 manga média picada
    1 carambola fatiada
    tomates cereja
    1 pimentão verde em tirinhas
    1 pimentão vermelho em tirinhas
    gomos de uma tangerina, laranja, ou outra fruta
    1 maçã fatiada
    servir com molho de iogurte e maracujá.
    bata um copo de iogurte com 2 colheres de suco de maracujá, sal de ervas agosto.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela receita Edison! Parece gostosa mesmo!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...