sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Aromas e Sabores da Califórnia - LA - tour gastronômico no Bairro tailandês



Um tour gastronômico pelo bairro tailandês de Los Angeles, organizado por uma agência especializada, foi um dos pontos altos de minha viagem. O tour foi no último dia, quando tive disponibilidade, aguardei por ele ansiosamente!  

Me arrependo de não ter feitos outros "food tours" desse tipo em outras cidades antes. Fiquei de me inscrever algumas vezes,  fui deixando para depois e no final desisti por medo de não compensar. Mas vale muito à pena: em 3 horas e meia vi muita comida boa, recebi informações da guia, sentei em quatro restaurantes, comi 10 pratos diferentes e 3 doces, bebi um suco de coco muito bom, visitei um mercado e uma loja de caldo de cana-de-açucar, tirei dezenas de fotos e me diverti horrores!

A empresa que usei foi a Sixtaste.com e recomendo para quem for a Los Angeles. Um tour é uma ótima maneira de aproveitar bem o tempo, eu jamais eu conseguiria fazer tanta coisa ou comer tantos pratos variados em poucas horas sozinha. Eles tem outros itinerários, mas escolhi o bairro tailandês porque aqui no Rio tenho pouco contato com esse tipo de comida.

São tantas as fotos que dividi a postagem em 3 partes, essa é a primeira com algumas curiosidades, depois vem os salgados e por último mostro os doces. Vamos nessa?




Esse são os "kits monges" - usados para facilitar a vida dos fiés, que compram esses kits para ofertar ao monges que vão ao templo. Os kits contém itens básicos: enlatados, arroz, água, velas, etc.




Acima e abaixo o mamão verde muito comum na cozinha tailandesa, ele é consumido assim mesmo sem amadurecer, normalmente ralado e em saladas. Eu provei e aprovei! Mostro o prato na postagem dos salgados.




O tamarindo foi outra aventura! Já comeram a fruta fresca do tamarindo? Então, aqui no Brasil ela é super ácida, mas esse tamarindo tailandês do tipo doce parece bala. Bom demais!




Os tailandeses também consomem muito arroz, como nós. O tipo mais curioso é o "sticky" = grudento. Que é esse primeiro arroz do saco abaixo, de cor branca bem fosca mas que fica super transparente depois de cozido.




Vejam abaixo como ele é servido - dentro de um saco plástico que vem em cestinhas de palha. Ele é um grude gente! Unidos venceremos é muito pouco para descrevê-lo.




Tão grudento, parece uma massinha de moldar, que a forma de comê-lo é como mostra a foto abaixo, amassado com os dedos e usado para "embrulhar" a carne. Eu estava tentando cortá-lo inutilmente com um garfo quando a guia nos ensinou.




O arroz é cozido puro, sem sal, por isso não tem gosto de nada! Eu bem ia comprar um saco para trazer para fazer experiências, mas ele só era vendido em sacos grandes.

E você, gosta da cozinha tailandesa? Me conta!

Veja aqui os doces do tour tailandês que provei e fotografei

Veja aqui os pratos salgados


4 comentários:

  1. Que bárbaro!

    Posso te contar que food tour é uma tremenda novidade pra mim? put´s...Los Angeles está bem fora das minhas próximas atrações, mas vou dar uma olhada se existe esse tipo de tour em outras bandas...

    Amei, amei, amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      A maioria das cidades grandes americanas tem food tours. Ainda não pesquisei pela Europa, mas imagino que tenham também! Eu nem olho para não babar muito!
      bjs

      Excluir
  2. O nome desse arroz em português é Moti. Esses dias eu fiz uma sobremesa maravilhosa com ele, que leva arroz de coco tailandês e manga! Muuuuuuito bom mesmo :) Beijos

    ResponderExcluir
  3. nao consegui vver as fotos, bjs.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...