sexta-feira, 29 de junho de 2012

Grana Padano - Queijos

Queijo Grana Padano


Grana Padano é um queijo de massa dura, de origem italiana.

Ele tem formato redondo e casca não comestível de tão dura e costuma ser vendido em triângulos.

Ele é fabricado com leite de vaca cru e semi desnatado.

O queijo por dentro é de cor clara, tem textura granulosa e quebra facilmente.

Algumas queijarias brasileiras já produzem o queijo como este da foto que é bem saboroso. Grana Padano é uma marca registrada, por isso os produtores nacionais o chamam de "tipo grana". Na verdade grana é um nome que na Itália designa outros queijos duros e granulosos como o próprio parmesão.

Ele tem sabor frutado e adocicado.


Diferença entre o queijo grana padano e o parmesão

O Grana Padano é produzido em regiões diferentes da Itália. Tem sabor mais delicado que o parmesão, é mais macio e maturado por menos tempo que seu conterrâneo. É normalmente mais barato que o parmesão por ser produzido o ano inteiro. Mas no Brasil há parmesões genéricos bem mais baratos que ele.




Utilização na Culinária

É um queijo que rala facilmente, mas é difícil de fatiar porque se quebra. Tradicionalmente é "quebrado" como o parmesão, em lascas ou pedaços desiguais.

Ele derrete bem, podendo ser usado em gratinados.

Fica excelente em massas, saladas, risotos. Já usei em uma receita de frango cremoso que ficou ótima.

Fica bom em preparações de legumes, carnes, frangos.

Eu gosto dele puro dentro de um pedaço de pão. Mas deve ser um pão mais pesado como o italiano, uma boa bisnaga francesa ou pão de forma integral. Tudo bem, posso colocar umas rodelas de tomate também!

Nessa bruscheta fica irresistível!

Fica bom em pizzas e em sanduíches variados.

Pode ser servido em tábua de queijos. Como muitos queijos duros e fortes ele combina com mel, geleias adocicadas e vinagre balsâmico.

Pode ser servido com frutas como maçã e pera, frutas secas e castanhas.

Pode substituir ou ser substituído pelo parmesão.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Receita de suspiro caseiro — crocante por fora e macio por dentro

suspiro caseiro grande crocante por fora e macio por dentro


Suspiro macio e puxa-puxa por dentro e crocante por fora, aromatizados com cardamomo para variar.

Esse suspiro foi feito por saudades da comida da bisa que fazia suspirões assim bem grandes que saíam do forno e eram consumidos sem culpa! Nada de mendigaria minha gente. Se é para comer vamos comer direito.

Os doces eram rústicos e de cor mais escura assim como os da foto. Eu sempre suspeito de suspiros brancos azedos como eu.

Bisa temperava seus suspiros com raspas da casca do limão mas eu procurei por um limão velho no fundo da gaveta da geladeira mas ele já havia fugido para outro prato. Como as claras já me aguardavam na tigela tive a ideia do cardamomo.

Eles ficaram gostosos e com um sabor diferente. Foram devorados com suspiros de prazer, mas com culpa, afinal a infância já passou.

Para quem faz ou vende quindins ou outros doces que usam gemas fazer suspiros para vender é quase que uma obrigação.

Ingredientes


2 claras de ovos grandes
1 pitada de sal
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado
1 xícara de açúcar comum
1/2 colher de chá de cardamomo (3 cardamomos inteiros moídos opcional)





Modo de preparo / como fazer o suspiro


Bata as claras em neve com a pitada de sal até começarem a montar.

Vá adicionando os açúcares aos poucos e batendo bem até que a mistura fique dura e esbranquiçada. Adicione o cardamomo, se estiver usando, e misture.

Forre um tabuleiro com papel manteiga e coloque uma colher de sopa bem grande das claras batidas para formar cada suspiro. Coloque-os afastados uns dos outros.

Asse-os em forno o mais baixo possível por aproximadamente 40 minutos ou até que fiquem assados e comecem a dourar por fora. Minha bisa colocava uma colher de pau segurando a porta do forno entreaberta.


Dicas/substituições


Utilize cascas de limão, laranja ou o tempero que quiser nos seus suspiros. O cardamomo é opcional!




quarta-feira, 27 de junho de 2012

Moedor elétrico para especiarias



Quando comecei a estudar especiarias e soube que elas podiam ser moídas em moedor elétrico não sosseguei enquanto não comprei um! Afinal moer temperos em pilão é para os mais fortes e bem dispostos, não é para mim.

Esse da foto já é o segundo aqui em casa. Quando o primeiro quebrou quase me quebrei com ele de tão desolada que fiquei. Sorte que consegui outro rapidamente vindo do exterior onde são muito baratos.

Meu moedor já apareceu meio que timidamente na mistura de temperos para frutos do mar, mas hoje resolvi falar um pouco sobre ele.

Esses moedores normalmente têm função dupla de moer café e especiarias. Tecnicamente qualquer moedor de café serve para especiarias, mas há alguns melhores que outros.

Pesquisei antes de comprar e essa marca da foto me pareceu com um bom custo benefício. É pequeno, de inox e custa em torno de U$ 25,00 nos Estados Unidos. Há um moedor comercial, estou de olho nele, mas acho que sinceramente não preciso...

Aqui no Brasil você encontra moedores de café em lojas de grife por mais de R$ 100,00. Ao comprar o seu pergunte se ele moe especiarias, normalmente está escrito na caixa.

Só compre um se você costuma moer suas especiarias e misturas com frequência, senão vai virar um entulho em casa.





Algumas dicas e cuidados

Jamais lave ou molhe o interior do moedor. A cavidade normalmente não é solta, ou seja, não é como um copo de liquidificador. Por isso não deve ser lavado, ele enferruja! É claro que com o meu primeiro não me conformei e borrifei-lhe álcool! Acredite, não deu certo!

Caso seu moedor tenha esse copo/tigela destacável pode lavar e também pode moer temperos úmidos como cebolas, ervas frescas, etc.

Caso seu copo seja fixo não moa temperos úmidos, somente especiarias secas.

A tampa se destaca e a minha é de acrílico, podendo ser lavada sem problemas. Mas deve ser bem seca.

Para limpar use uma escova seca e papel toalha seco. Caso prefira moa um pouco de arroz e descarte.

Para retirar todo o conteúdo vire-o de cabeça para baixo e aperte o botão de moer. A maior parte das especiarias moídas vão cair na tampa, onde á mais fácil de tirar.

Moa de cada vez uma boa quantidade de especiarias, perto da metade da capacidade do seu moedor. Se colocar pouco não vai moer direito.

Especiarias mais leves como o coentro são moídas com mais dificuldade, quanto mais cheio melhor.

Para obter um pós mais fino passe-o pela peneira.

Evite utilizar o aparelho para moer café e especiarias senão seu curry ficará com aroma de café e vice-versa. O ideal é ter um para cada função.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Tomate pelati - Ingredientes


Pomodoro pelati, chamado de tomates pelados em português, é de origem italiana e é o tomate sem casca em lata.

Os tomates usados são normalmente aqueles alongados e bem maduros como os tomates Roma ou os Marzano, considerados os melhores do mundo. A variedade dos tomates é importante porque eles precisam ter bastante poupa, poucas sementes e permancer inteiros durante o processamento, além de serem saboros, é claro!

Ele são limpos, a casca é retirada e eles são enlatados cobertos com suco de tomate. É um produto natural, sem conservantes.

Na Itália existem os Tomati pelati Marzanos de origem controlada - DOP.

Essas latas começaram a aparecer no Rio de Janeiro timidamente, mas hoje em dia são encontradas em todos os mercados e por um bom preço. Há os importados e os nacionais.

Os enlatados já picados são práticos mas costumam ser feitos com tomates que não são perfeitos para serem embalados inteiros.

O tomati pelati é muito usado na cozinha italiana e tem aparecido em muitas receitas atualmente. É útil e fácil de usar, um excelente ingrediente para habitar sua despensa.

Eles podem ser usados em massas, em molhos de todos os tipos, pizzas, ensopados, sopas, etc.

Eles são diferentes dos extratos e molhos de tomates prontos que são mais cozidos e concentrados, o sabor do tomati pelatti é mais fresco e se aproxima mais do tomate in natura.

Mas caso você não os encontre para vender ou não tenha em casa aproveite as dicas de substituições abaixo.



Como substituir o tomate pelati

Opção 1

1 lata de 400 g = aproximadamente 6 tomates frescos sem pele.

Veja aqui como retirar a pele dos tomates.

Caso a receita peça pela lata inteira, adicione 1/2 xícara de líquido já que os tomates de lata vêm com seu suco.

Opção 2

1 lata de 400 g = aproximadamente 2 colheres de sopa de extrato de tomates concentrado + 2/3 de xícara de líquido.

Essa substituição é para fazer molhos ou colocar em preparações que vão cozinhar muito.

obs. O líquido usado pode ser água, caldo, molho de tomate pronto do mais ralo, etc.


Como usar o tomate pelado

O uso vai depender da preparação, por isso siga as instruções de sua receita.


Em muitos caso eles são simplesmente amassados entre os dedos, o que é fácil, muito divertido e até prazeiroso!

Você pode picá-los grosseiramente, cortar em cubinhos ou em tirinhas.

Em pratos de pouco cozimento eles se mantém com pedaços inteiros, o que dá uma textura bem interessante.


Para fazer molhos uniformes eles devem ser processados em liquidificador.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pão ouriço ou blooming bread recheado com pesto e queijo



Pão cortado em xadrez, recheado com molho pesto e queijo e levado ao forno. Fica lindo e saboroso, perfeito para receber os amigos como entrada, petisco ou para o lanche.

Eu, minha mãe e uma amiga comemos a metade depois do almoço, de sobremesa! Tudo por uma boa foto.

Foi a Fabi do blog Figos & Funghis que compartilhou uma foto de um pão feito dessa forma desse blog aqui, onde foi chamado de Bloomin' Bread por causa da blooming onion (cebola) do Outback. Eu achei que ficou parecido com um ouriço!

Eu não resisti e fui logo comprando meu pão redondinho! O recheio eu nem precisei pensar. O molho pesto que estava morrendo de frio no meu congelador precisava ser aquecido e devorado. Com queijo e pão, é claro!

Mas já estou pensando em mil variações para fazer outras vezes.




Ingredientes

1 pão redondo tipo italiano
1 xícara de queijo ralado - usei uma mistura de parmesão e minas padrão

Modo de preparo

De cima para baixo, corte o pão em fatias sem chegar até a base do pão. Ou seja, deixando as fatias grudadas umas nas outras.

Agora corte o pão em fatias da mesma forma, mas no sentido perpendicular ao corte anterior, formando um xadrez.

Abra as fatias do pão com a mão e com cuidado para não quebrar e passe o molho pesto entre os pedaços.

Distribua o queijo entre os quadradinhos do pão.

Leve seu pão ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até que o queijo derreta e doure por fora.

Sirva quente.

Dicas/variações
Você pode usar o pão redondo ou oval que encontrar. O que usei é um tipo de pão integral de uma padaria famosa aqui no Rio. Caro, mas o único que encontrei domingo à noite. Não me arrependi, o pão é ótimo e o resultado ficou perfeito.
Substitua o molho pesto por creme de alho ou cebola.
As quantidades do recheio podem variar de acordo com o tamanho de seu pão.
Utilize o queijo que quiser, que pode ser em fatias. Achei mais fácil usar ralado.

Faça com antecedência: recheie o pão, embrulhe bem em filme plástico e armazene na geladeira por até 3 dias. Leve ao forno na hora de servir.



sábado, 23 de junho de 2012

Loucos por bacon




Eu já sabia que os americanos são fãs de bacon, mas esses produtos que eu achei em uma loja virtual são uma loucura!

Lembra das capa para iphone que mostrei? Tem de bacon e achei muito legal. Mas para usar alguns dos produtos que estão aqui hoje seu amor por bacon deve ser incondicional!

Band-aids têm o formato perfeito de bacon, só faltava mesmo a estampa. Uma graça para divertir as crianças.





Goma de mascar no formato de bacon? Essa sim eu experimentaria. Explico: o sabor é de morango!





Mas batom com gosto de bacon nem pensar!





Fio dental com gosto de bacon eu também não usaria.





E o sabonete? Socorro! Eu tomo banho pensando em tirar o cheiro de comida e não para me aromatizar com ela.

E você, gosta de bacon tanto assim?

Fotos e produtos da loja Archie MacPhee onde você encontra outras loucuras como essas



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...