terça-feira, 6 de novembro de 2012

Lista de compras de especiarias e condimentos



É muito difícil fazer uma lista de compras para cozinhas alheias, levando em conta que eu não conheço seus donos e seus hábitos. Sei que muita gente tem dúvidas quanto ao que comprar, principalmente os recém-casados ou aqueles que vão morar sozinhos.

Por isso abaixo fiz uma lista de temperos básicos, incluindo especiarias e condimentos, que ao meu ver toda casa deve ter e explico o porquê da minha escolha.

E AQUI para baixar e imprimir (em PDF) você encontra uma lista de compras mais completa e com espaço para adicionar o que está faltando.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre cada especiaria é só seguir os link quando disponível.

Abaixo só listei os temperos secos e aqueles que tem boa durabilidade.


Lista das 10+ especiarias e temperos que não podem faltar em sua cozinha


1. Sal
Parece óbvio mas o sal não poderia deixar de estar aqui. Comida sem sal não dá! Quem gosta de cozinhar pode incrementar comprando um sal temperado como esse meu com ervas.

2. Pimenta-do-reino
Mesmo que você não goste de comida apimentada uma poeirinha de pimenta alegra o alimento. Quanto menos você usa mais necessidade você tem de comprar um moedor e pimentas em grão no lugar de moídas. Explico: a pimenta moída perde logo seu aroma.
Pimenta branca ou preta? Compre somente a preta, ela é mais aromática e se você não se importar com o pintadinho pode usá-la em tudo.

3. Orégano
Além de usar em pizzas, molhos e pratos diversos ele opera milagres em comidas light como saladas, legumes cozidos, sanduíches de queijo minas e frango, peixe grelhados.

4. Folha de louro
Todo feijão que se preze deve ser cozido com ele! Além disso funciona muito bem com carnes assadas, ensopadas, em sopas, etc.

5. Noz moscada
Para mim molho branco e de queijos ou qualquer molho que leve creme, requeijão, cream cheese, etc. imploram por um pouco de noz moscada. Compre um ralador e as nozes inteiras.

6. Cominho
Eu gosto de assar carne com cominho. Como carne assada é um item super básico em mesas brasileiras o cominho precisa habitar nossa cozinha. Use também em picadinhos, quibe, bifes de panela, carne moída, etc.

7. Mostarda e ketchup
Não é só em sanduíches que esses condimentos podem entrar. São ótimos ingredientes para temperar molhos e comidas em geral.
O ketchup junto com maionese faz molho rose, super básico e fácil, tempera o estrogonofe, dá cor a um bolos de carne e assados.
A mostarda com mel pode temperar frango, carnes e servir como molho para saladas e petiscos. Uma colherinha de mostarda dá um toque especial a bifes e carnes de todos os tipos.

8. Azeite e vinagre
Azeite é bom demais pessoal, além de saudável! E não é só para usar em saladas. Ele é um ótimo substituito para a manteiga ao fazer refogados/grelhados, ovos mexidos e também para passar no pão. Adoro queijo quente com ele.
O vinagre, além de temperar saladas e carnes, dá uma acidez especial aos pratos quando o limão que você tanto queria sumiu da geladeira. Também uso junto com a água ao cozinhar ovos, a panela de alumínio não fica preta. E ele dura para sempre e ainda serve para higienizar verduras e frutas.

9. Shoyu
O molho de soja pode ser usado em outros pratos além dos orientais. Um pouquinho de shoyu dá cor e realça o sabor de caldos de carne, ensopados, sopas etc. Além de servir como molho para saladas, é só misturar com azeite.

10. Páprica ou urucum(colorau)
A páprica e o urucum são duas especiarias diferentes, mas ambas dão cor aos alimentos, funcionam bem com arroz, molhos, carnes, frango, peixes, frutos do mar, ovos, etc. A páprica, uma de mnhas especiarias favoritas, acrescenta ainda um sabor diferenciado ao prato.

11. Canela em pó e baunilha
Essas duas especiarias estão juntas porque são as mais usadas em doces.
Eu não vivo sem canela! Na banana cozida, frita, no mingau, em bolos, no chocolate quente, etc. Até mesmo no sorvete. Compre uma canela moída de boa qualidade.
Para quem cozinha pouco não é necessário se preocupar com favas de baunilha, um bom extrato(natural) de baunilha complementa bem seus bolos, tortas, cremes e sobremesas em geral. E tem vida longa na prateleira.

12. Molho de pimenta
É super importante para quem não dispensa uma comida quente! O molho é mais versátil do que a pimenta em pó ou fresca e pode ser armazenado por muito tempo. Escolha o seu favorito.


18 comentários:

  1. Concordo que esses temperos não podem faltar, só acrescentaria o curry, que sou viciada!!!
    Bom dia.
    Bjooos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro curry, mas achei um pouco "exótico" para os iniciantes na cozinha, por isso não o coloquei na lista...
      bjs

      Excluir
  2. Andréa, a lista está nota 10! Sem tirar nem por nada na lista dos básicos dos temperos, com esses itens que você indicou já dá para ser bem feliz na cozinha, o resto já é para fazer gracinha :) Adoro suas postagens sobre temperos :) Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Adri! Fico feliz que goste das psotagens sobre temperos, às vezes acho que ninguém as lê... :)
      bjs

      Excluir
    2. Maravilhosa suas pastagem,muito bom saber sobre ok compra de temperos..

      Excluir
    3. Que bom gostou Izabel! Volte sempre.
      bjs

      Excluir
  3. Muito boa a lista. Eu nunca sei o que comprar de temperos, e no fim acabo pegando sempre os prontos industrializados. Agora tenho uma ótima lista, só irei acrescentar mais uns 2 tipos de pimenta, sou fascinado, hehe. Obrigado por disponibilizá-lo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Alho não é tempero, Dona Andréa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM, mas apesar de seco ele não dura muito, por isso não está na lista. A lista é para especiarias e temperos de armário, aqueles que ficam lá esquecidos e ainda podem ser usados. "Abaixo só listei os temperos secos e aqueles que tem boa durabilidade."
      abçs

      Excluir
  5. Adoreii facilitou as compras obrigada

    ResponderExcluir
  6. Essa lista é o que tem de importante em uma cozinha,pois sem os temperos nem cozinhar sei. Adorei esta lista ,obrigada!

    ResponderExcluir

  7. Amei teu site, principalmente quando você explica sobre as especiarias e os mix

    Na terra onde eu nasci (Bolivia) existe um mix de especiarias muito utilizado chamado sal de adobo, e uma especiaria chamada "aji", (é uma pimenta) e muito utilizado em diversos pratos. Se você quiser te passo a receita do mix chamado sal de adobo

    Obrigada por compartilhar tuas receitas

    Que Deus te Bendiga e Proteja hoje é sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Charito!! Adoraria a receita do sal de adobo. Aqui no blog tenho uma coluna chamada o Tempero do leitor, se quiser posso publicar sua receita na coluna.
      abçs

      Excluir
  8. Ótimas dicas,vc tem uma carga incrível de conhecimento de temperos, vai me ajudar muito, era o q me faltava na cozinho, bj!!!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...