sexta-feira, 6 de maio de 2011

Granola feita em casa


Receita de granola caseira crocante feita com aveia, quinua, amêndoas, etc. e com azeite! É, estou em uma fase azeitada porque meu colesterol está alto e estou adorando testar receitas com esse óleo tão saboroso.

Eu como granola todos os dias pela manhã mas nunca tinha feito em casa. Talvez por preguiça. Mas outro dia vi no blog Chocorango uma receita apetitosa que me impulsionou a testar! É claro que não fiz igual - a dela leva coco que não gosto, mel que me enjoa, gérmen de trigo que eu não havia comprado e por aí foram as mudanças, mas a base da receita é a mesma...

Adorei e achei super fácil de fazer, com certeza vou preparar outras vezes com outros ingredientes! A receita de hoje ficou pouco doce e em pedaços pequenos porque usei a aveia da Quaker que é a que gosto mais para comer crua mas seus flocos são pequenininhos...

Ingredientes

500 g de aveia em flocos (6 xícaras aproximadamente)
200 g de flocos de quinua (2 xícaras aproximadamente)
1/2 xícara de passas sem sementes
1/2 xícara de sementes de linhaça
1/2 xícara de castanha de caju picado
1/2 xícara de amêndoas sem pele
1/2 colher de café de noz moscada
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 xícara de glucose de milho (ou mel)
1/4 de xícara de azeite

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes secos.

Adicione a glucose e o azeite e misture bem. Se necessário use as mãos para que a mistura fique bem uniforme.

Leve a granola ao forno médio em um tabuleiro grande por aproximadamente 50 minutos ou até que fique dourada e crocante. A cada 10 ou 15 minutos mexa bem para que ela doure por inteiro.

Deixe esfriar antes de armazenar em pote hermético.

Onde usar a granola? Com frutas, salada de frutas, sorvete, iogurte e onde mais sua imaginação o levar.

Não deixe de olhar as receitas light já publicadas no Aromas e Sabores

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bife de lombo de porco com xarope de romã e maracujá



Mais uma receita de carne de porco aqui no blog. Bife de lombo frito em frigideira e com tempero diferente: suco maracujá, alho e xarope de romã. Diferente e fácil de fazer!

Foi a primeira vez que fiz um bife de carne de porco. Já tinha visto o corte no mercado mas não levei fé, achei que fosse ficar duro! Mas me surpreendi, ficou muito bom e saboroso. Comprei para usar o xarope de romã com o qual também nunca havia cozinhado! O prato foi uma surpresa geral.

Ingredientes

500 g de bife de carne de porco
3 dentes de alho espremidos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 de xícara de suco de maracujá
1 colher de sopa de óleo
1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de xarope de romã

Modo de preparo

Tempere a carne com sal, alho e pimenta. Junte o suco de maracujá e deixe mariando por 30 minutos. Escorra o líquido e reserve.

Frite os bifes na manteiga com o óleo até ficarem dourados. Se sua frigideira for pequena frite os bifes aos pouquinhos e ao final coloque todos de volta na frigideira.

Junte o suco de maracujá e o molho de romã. Deixe ferver em fogo brando por alguns minutos até que a carne fique bem passada e o molho resultante mais espesso.

Sirva com o acompanhamento de sua escolha.

obs. Eu usei o suco de maracujá concentrado que tinha aqui, mas maracujá fresco é uma ótima opção.

Veja também a receita de mignon de porco fácil

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Xarope de romã - ingredientes exóticos


O xarope de romã é também vendido como molho de romã e é o que o nome diz: o suco da fruta concentrado. O suco puro é cozido até reduzir e virar um líquido bem espesso e escuro. Quando feito em casa pode ser cozido com açúcar e limão. Alguns são mais líquidos, mas os melhores são bem grossos como um melado.

É muito aromático, tem sabor ácido, é adocicado e bem potente por isso deve ser usado com parcimônia.

Dibis al ruman, como é chamado em árabe, é muito usado na culinária do oriente médio para temperar carnes e legumes.

Pode ser usado em molhos tipo vinagrete para saladas.

Fica muito bom pincelado em frango, peixe, carne de porco ou carneiro antes de grelhar ou assar.

Usado em marinada ele ajuda a amaciar a carne.

Pode ser usado ainda em doces como caramelos, salada de frutas, sorvetes e em panquecas, crepes, wafles e cia.

Em bebidas pode dar um toque diferente a limonadas, sucos e drinks.

Em uma receita, o xarope pode ser substituído por suco de limão caso você não o encontre.

É normalmente vendido em empórios e lojas árabes. Após aberto não necessita de refrigeração, mas se for armazenado em geladeira dura mais tempo.

Experimentei um xarope feito na Turquia em uma feira um tempo atrás que era delicioso, mais encorpado e adocicado e muito melhor que esse da foto... Mas nunca vi vendendo, uma pena!

Você tem um pé de romã em casa?? Estraia o suco, coloque-o para cozinhar em fogo baixo até reduzir bem e aproveite!

Eu ainda estou aprendendo a utilizar esse tempero, comprei minha primeira garrafa faz alguns meses. E você já usou? Como gosta de usar?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sanduíche com cream cheese, lombinho e páprica


Lembram daquelas especiarias vindas do Marrocos que ganhei? Então, estava fazendo uma simples torradinha um dia desses à noite quando a páprica marroquina super aromática e saborosa olhou para mim...

Não tive dúvidas, passei cream cheese no pão e polvilhei com a páprica. Fui dormir feliz!

A torradinha no dia seguinte virou esse lanche incrementado que fiz assim: torrei em torradeira elétrica o pão de forma integral, passei cream cheese, polvilhei com a páprica e complementei com fatias finas de lombinho defumado.

Huuuummm!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Comida de rua no Rio de Janeiro - vídeos 1 e 2

Oi Gente,

Abaixo estão os vídeos com a apresentação das fotos que tirei dos Aromas e Sabores vendidos nas ruas do Rio de Janeiro. Agora temos milho, pipoca, cachorro quente, tapioca, sushi, pamonha e muito mais!

Quem ainda não viu o vídeo do amendoim e coco confeitados veja aqui.

Espero que gostem!







Onde as fotos foram tiradas?

Lagoa Rodrigo de Freitas
Feira do Grajaú
Praça Saens Peña
Feira de Duque de Caxias
Lapa

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cabelinho de anjo com frango à moda indiana


Cabelinho de anjo com frango e ervilha, ligeiramente apimentado e temperado com garam masala.

Essa receita foi inspirada em um prato tradicional indiano chamado de Sevian Keema, feito com carne moída. A técnica usada é muito curiosa: a massa é tostada em ghee (manteiga clarificada) antes de cozinhar e é cozida em caldo junto com o carne. Fica com sabor amendoado e bem soltinha!

Adaptei a receita para que ficasse bem fácil de fazer e com ingredientes encontrados em qualquer lugar. Utilizei frango já cozido que tinha em casa, mas você poderá utilizar sobras de carne moída (ou carne comprada para fazer o prato) ou de outra carne picadinha.

A massa eu troxe de São Paulo, pois encontrei uma aletria italiana já cortada em pedacinhos, que comprei pensando nessa receita. Mas você pode usar qualquer massa bem fininha e esmagar com as mãos ou cortar com uma tesoura em tamanho menor.

Ingredientes

250 g de cabelinho de anjo picado
1 colher de sopa de manteiga (ou ghee)
2 colheres de sopa de óleo
1/2 cebola média picadinha
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de extrato de tomates
Sal a gosto
1 e 1/2 colher de chá de garam masala
1 2 1/2 xícara de frango cozido e picado
1 xícara e meia de caldo de frango ou água (aproximadamente)
1/2 lata de ervilhas

Modo de preparo

Em uma frigideira ou panela rasa aqueça uma colher de sopa de óleo e a manteiga e junte a massa. Deixe dourar em fogo médio mexendo de vez em quando para não queimar. Reserve.

Em outra panela prepare o molho: refogue a cebola no óleo até ficar transparente, junte o alho e o gengibre ralado. Deixe dourar.

Junte o extrato de tomates, o frango cozido (ou carne) e as especiarias. Junte o caldo ou água e deixe ferver. Salgue a gosto mas não se esqueça que boa parte da água vai secar e com isso os sabores se intensificam.

Adicione a aletria tostada, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Mexa de vez em quando e verifique se a água já secou. Se a água secar antes da massa estar cozida junte um pouco mais de água.

Sua massa pode ficar mais sequinha ou com mais molho, você que escolhe!

obs. GARAM MASALA é uma mistura de temperos indiana. Se você não encontrar utilize especiarias a gosto.

sábado, 23 de abril de 2011

Boa Páscoa - livro de receitas com chocolate grátis



Desejo aos amigos e leitores do Aromas e Sabores uma Feliz Páscoa!

Preparei um pequena lembrança achocolatada para você: um mini livro digital com receitas de sobremesas e doces feitos com chocolate para que você possa guardar e acessar mais facilmente algumas das receitas publicadas no blog.

Um domingo de muito alegria e paz para todos!


Para baixar o livro gratuitamente clique aqui ou na imagem acima.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cozinha Fácil - fudge de chocolate com nozes


Receita de quadradinhos cremosos feitos com chocolate em barra e pedaços de nozes! É muito fácil de fazer e é uma super lembrancinha de Páscoa ou para qualquer outro dia do ano.

A primeira vez que vi essa receita foi em uma revista Clauida Cozinha de muitos anos atrás, a capa da revista tinha o doce feito com pistaches. Fica lindo e saboroso também!

Veja também as outras receitas e sobremesas feitas com chocolate
 

Ingredientes

500 g de chocolate meio amargo picado
1 lata de leite condensado (395 g)
250 g de nozes picadas (ou outra castanha do seu agrado)
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo

Forre uma assadeira pequena com papel manteiga e reserve.

Derreta o chocolate em banho-maria sem deixar a água ferver.

Misture bem o chocolate derretido com a baunilha, o leite condensado e as nozes.

Coloque a mistura de chocolate no tabuleiro forrado e espalhe bem para formar um retângulo bem uniforme.

Deixe o doce secar por no mínimo 1 dia. Isso é necessário principalmente no verão e com o calor que tem feito esss dias aqui no Rio para que você possa cortar e ele não mele a mão ao comer. No frio ele seca em poucas horas.

Corte o doce em cubos ou losangos.

Se desejar presentear alguém arrume-os em uma caixa bonita ou saquinho de celofane.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Torta de chocolate com doce de leite e amêndoas


Torta com massa crocante com uma fina camada de doce de leite coberta com ganache de chocolate amargo e amêndoas laminadas tostadas.

A receita dessa sobremesa com chocolate foi adaptada do livro da Clotilde do blog Chocolate & Zucchini. A receita dela leva caramelo mas quando olhei a foto vi ali um docinho de leite... Não resisti, como você já sabe adoro a combinação do chocolate com o doce! E a grande vantagem é que ficou bem mais fácil de preparar...

A receita parece grande e complicada, mas na verdade é bem simples.


Ingredientes para a massa

1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
100 g de manteiga gelada cortada em cubos
2 a 4 colheres de sopa de leite gelado (ou o suficiente)

Modo de preparo da massa

Em um processador de alimentos junte a farinha, o açúcar e o sal e pulse. Junte a manteiga gelada e pulse até virar uma farofa. Junte o leite aos poucos até que a massa grude ao ser pressionada entre os dedos.
Atenção
: a massa fica esfarelenta e não uniforme como uma massa de empada. Também achei estranho mas deu certo e ficou deliciosa.

Quem não tiver processador misture os ingredientes secos e junte a manteiga com as pontas dos dedos. Depois junte o leite.

Pressione a massa com os dedos em uma forma de torta de fundo falso que deve estar untada com manteiga. Essa massa gruda se a forma não estiver untada (sim, eu experimentei!).

Cubra a forma com a massa com plástico e leve à geladeira por 30 minutos ou até o dia seguinte.

Asse a massa ainda sem o recheio em forno médio por aproximadamente 25 minutos ou até ficar dourada. Não precisei furar a massa ou colocar peso dentro dela...

Retire a massa do forno de deixe esfriar.


Ingredientes para o recheio

4 colheres de sopa de doce de leite de boa qualidade - usei o argentino Salamandra
1 barra de chocolate meio amargo picado fino - 180g - usei chocolate com 55% de cacau
200 g de creme de leite
1/3 de xícara de amêndoas laminadas tostadas

Modo de preparo do recheio e montagem da torta

Para fazer o ganache: aqueça bem o creme de leite mas sem ferver. Junte o chocolate picado, aguarde um minuto e mexa bem até o chocolate derreter por completo. Deixe esfriar um pouco, mas não deixe endurecer.

Espalhe o doce de leite no fundo da massa.

Por cima despeje o ganache de chocolate, espalhe as amêndoas.

Leve a torta à geladeira por uma hora ou até ficar bem gelada.

Delicie-se!


Vai um pedacinho aí?

Veja as outras postagens achocolatadas do Aromas e Sabores AQUI ou procure o que quer em nosso índice de receitas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Madeleines de chocolate com chips de chocolate e nozes


Madeleines com massa de chocolate, pedaços de chocolate meio amargo e nozes para dar crocância! Huuummm, esses bolinhos são tudo de bom e feitos assim com chocolate fizeram um enorme sucesso aqui em casa com gente já pedindo bis!

Escolhi usar óleo de soja substituindo metade da quantidade de manteiga por causa do meu colesterol que está no céu! Como a receita fica com sabor forte de chocolate o resultado ficou excelente. Se quiser use 100 g de manteiga.

Ingredientes

2 ovos inteiros
1/3 de xícara de açúcar
1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
1/3 de xícara de cacau em pó
1/3 de xícara de farinha de trigo
50 g de óleo de soja
50 g de manteiga
50 g de nozes picadas
50 g de chocolate em barra picado (do tipo que quiser)

Modo de preparo

Bata os ovos inteiros (claras e gemas juntas) com o açúcar até ficarem bem esbranquiçados e espessos.

Adicione o cacau em pó e misture bem.

Junte a farinha de trigo peneirada e misture bem.

Incorpore a manteiga derretida e o óleo e misture bem.

Acrescente as raspas de chocolate e as nozes.

Leve a massa à geladeira por 30 minutos. Retire, mexa a massa com uma colher. Isso mesmo, pode mexer!

Coloque a massa nas forminhas de madeleines untadas e asse em forno médio pré-aquecido por 8 a 12 minutos ou até dourarem.

obs.O tempo de forno vai depender também do tamanho de suas forminas. Cuidado que elas douram rapidamente, principalmente nas bordas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...