terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Couscous com frango marroquino em pequenas porções


Couscous marroquino com frango temperado com especiarias e mel, passas e amêndoas. Divino!

Esse prato eu servi em um evento mês passado em mini pratinhos e é a mesma receita publicada aqui. Ficaram lindos e saborosos!

A receita desse prato de frango foi adaptada do livro "Walima" de meu amigo Ali Fakhri. Desfiei o frango para poder servi-lo em porções pequenas, inclui passas claras e escuras para a decoração e troquei o grão-de-bico por lascas de amêndoas. É uma das comidas marroquinas de que mais gosto, o caldo fica com uma cor linda, mas devo alertá-los que se trata de um prato adocicado e para iniciados. Como ele leva mel e canela não agrada a todos os paladares. Mas eu recomendo que experimentem!

Ingredientes

1 kg de peito de frango com osso e sem pele
Sal a gosto
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 cebolas médias cortadas em fatias
1/2 xícara de passas escuras sem sementes
1/2 xícara de passas claras sem sementes
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de cúrcuma
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino (ou a gosto)
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de mel (ou açúcar)
1 colher de chá de farinha de trigo
Amêndoas em lascas tostadas

Modo de preparo

Salgue o frango a gosto.

Doure a cebola no azeite e manteiga, acrescente o frango e deixe dourar.

Junte as especiarias com exceção da canela e misture bem. Junte as passas e uma xícara de água, tampe a panela e cozinhe o frango em fogo baixo até que fique macio.

Retire o frango da panela. Misture o trigo com um pouquinho de água e junte ao molho, acrescente o mel e a canela e reduza o molho até ficar escuro e um pouco mais espesso. Prove e corrija o sal e o mel. Como o molho é adocicado não é necessário salgar muito.

Desfie o frango e coloque-o de volta na panela do molho. Aqueça bem e sirva com couscus e as amêndoas ou aocm arroz branco.

obs. Para fazer o couscous leia as intruções da embalagem.

Veja também a receita do frango ao alho e cebola e do estrogonefe de frango diferente

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Curso de Gastronomia a Distância da Anhembi Morumbi

Quem ainda não ouviu falar sobre o curso Superior de Tecnologia em Gastronomia on-line da Univerdidade Anhembi Morumbi de São Paulo não sabe o que pode estar perdendo! O curso é uma boa oportunidade para você que busca uma formação profissional conceituada mas não tem como seguir horários rígidos ou mora longe do centro de São Paulo.

A graduação em Gastronomia da Anhembi Morumbi tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências em cozinha geral e internacional com capacitação gerencial e conta com um corpo docente de alto nível.

O curso de Gastronomia a distância dura 2 anos e tem um currículo baseado em mais de uma década de experiência e uma metodologia on-line consolidada, que conta com material didático exclusivo e recursos multi-mídia variados como material para impressão, vídeos e podcasts. Além disso haverá encontros presenciais semestrais e o aluno será monitorado por professores qualificados.

Se você é um aluno comprometido, que quer se dedicar à Gastronomia e busca flexibilidade, o curso é para você!

Clique aqui para ver o site oficial da Anhembi Morumbi

Tem dúvidas sobre o curso? Então você vai gostar da entrevista que fiz com a coordenadora




domingo, 12 de dezembro de 2010

Grissinis de Queijo


Biscoitinhos de queijo em palito feitos com queijo parmesão e queijo prato, muito fáceis de fazer!!

Esses grissiins de queijo eu cheguei a vender faz muito anos em uma época em que vendia biscoitos...kkkk São feitos com fermento químico por isso são de preparo rápido e ficam super saborosos. Podem usar qualquer tipo de queijo bem saboroso! Esses da foto foram feitos com queijo provolone e uma pitada de orégano, a receita abaixo é que costumava vender.

Ficam melhores quentinhos, recém saídos do forno!!


Ingredientes

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento químico em pó
50 g de manteiga gelada
100 g de queijo prato ralado
50 g de queijo parmesão ralado
1 gema
água para dar liga a massa (aproximadamente 50 ml)


Modo de preparo

Misture a farinha com o sal e fermento. Adicione a manteiga e incorpore na farinha com a ponta dos dedos até formar uma "farofa".

Junte os queijos e misture. Adicione as gemas e a água aos poucos até formar uma massa que não grude na bancada. Amasse um pouco para que fique uniforme. Cubra a massa e coloque em geladeira por 30 minutos.

Abra a massa com um rolo formando um retângulo e corte em fatias como na foto acima.

Enrole cada biscoito e coloque-os em assadeira. Leve ao forno médio por aproximadamente 15 minutos ou até que dourem.

Veja também meus scones de queijo e cebola (pãozinho de minuto) e as cougeres (bombinhas de queijo).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Filé mignon recheado com cream cheese, parmesão e cogumelos


Filé mignon recheado com queijo cremoso, cogumelos frescos e parmesão, delicadamente temperado com páprica defumada e cebolas carameladas. Ficou delicioso gente!

Nunca tinha feito um filé recheado e fiquei feliz com essa receita criada por mim mas excutada com a ajuda de amigos. A ideia era rechear a carne com queijo de cabra, mas como não consegui comprar no dia a solução foi usar o cream cheese que é bem mais mole e escorreu um pouco para fora, mas o resultado final foi muito bom e o queijo se misturou com o caldo da carne fazendo um molho delicioso!

A dificuldade maior foi fatiar o filé, que por estar mal passado por dentro ficou um pouco macio demais e teve que ser fatiado com faca elétrica. Minha amiga dona da casa rapidamente se encarregou desse trabalho com destreza!

É uma receita de preparo razoavelmente fácil e que faz vista em um jantar mais elaborado ou até mesmo em sua ceia de Natal. Que tal?


Ingredientes

1 pedaço de filé mignon de aproximadamente 1 kg - limpo
250 g de cogumelos frescos em fatias
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cream cheese
1 colher de chá de páprica defumada
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 cebola grande
100 ml de vinho branco seco

Modo de preparo

Refogue os cogumelos fatiados em azeite. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Abra o filé em uma manta, como se fosse um grande bife retangular.

Tempere com sal, pimenta e páprica.

Passe uma camada de queijo cremoso por dentro da carne, recheie com os cogumelos, tenpere com salsinha. Enrole como um rocambole e amarre bem a carne.

Doure a cebola em uma frigideira grande onde caiba o filé. Coloque a carne na frigideira e doure por todos os lados. Retire o filé da frigideira, coloque em uma assadeira e reserve.

Volte com a frigideira ao fogo, junte o vinho e deixe ferver para formar um molho. Despeje o molho por cima da carne. Leve a carne ao forno por 15 minutos ou até cozinhar a gosto.

obs. Se eu tivesse preparando a carne para mim sozinha teria deixado a carne "assar" bem no forno pois não gosto de carne mal passada! hihih Minha fatia foi passada na frigideira outra vez!

Sirva com purê de batatas ou de mandioquinha (batata baroa) ou com o acompanhamento de sua preferência.

Quer ver outras receitas do Aromas e Sabores feitas com carne? Clique aqui

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Meus ímãs de geladeira


A foto acima é da lateral de minha geladeira decorada com ímãs de todos os tipos.

Vi outro dia no delicioso blog Quitandoca uma postagem sobre ímã de geladeira, a Glaucia mostra para a gente um lindo ímã que é uma panelinha da Le Creuset... Finerérrimo e esse eu não tenho gente (aceito de presente de muito bom grado)! Aí tive a ideia de tirar essa foto para mostrar a vocês minha coleção.

Sempre que viajo ou encontro ímãs diferentes eu compro algum. A geladeira não tem mais espaço - e o pior, na porta os ímãs não grudam, por isso estão na lateral... Até foi engraçado quando a geladeira chegou - isso faz muitos anos, ela não é mais nova - e os ímãs não grudaram! Eu quase tive um faniquito até descobrir que dava para grudá-los na lateral... hehehe

E você - gosta de ímãs como eu ou não quer arranhar a geladeira?

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Carne com abobrinha


Carne ao estilo oriental com molho shoyu, saquê mirim e abobrinha.

Mais um daqueles pratos improvisados! Adoro pratos no estilo chinês, com carne ou frango e legumes. São fáceis de preparar e de comer, não é? Essa carne com abobrinha ficou ótima!

Ingredientes

500 g de filé mignon cortado em bifinhos ou tiras
2 colheres de sopa de saquê mirim (saquê culinário)
Pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 cebola média picadinha
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sopa de óleo de gergelim tostado
1/2 xícara de shoyu
2 abobrinhas médias cortadas em meia luas (ou como quiser)

Modo de preparo

Tempere a carne com o saquê e a pimenta a gosto, deixe marinar por 30 minutos.

Doure a cebola no óleo, junte a carne e doure. Acrescente a abobrinha e os outros ingredientes. Ferva por alguns minutoas até que a abobrinha esteja cozida.

Fácil assim! Sirva com arroz ou massa.

Veja também:

Carne com brócolis
Carne com cenoura, ervilha e cinco especiarias chinesas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...