
Hoje é comemorado o dia internacional do celíaco. A Flávia do Arte na Cozinha convidou os blogueiros a participar de uma blogagem coletiva e estou eu aqui atendendo a esse chamado tão útil a pessoas que são intolerantes ao glúten.
Quer saber o que é a doença celíaca? Dê uma olhada no blog da Flávia.
Quer saber o que é a doença celíaca? Dê uma olhada no blog da Flávia.
A receita escolhida é um prato de frango e vocês devem estar pensando que estou doida, que frango não tem glúten mesmo, correto? Sim, claro!! Mas esse prato está aqui por ter um molho delicioso e bem espesso que não precisa de nenhum tipo de farinha para engrossá-lo.

Acho que já comentei aqui que em minha casa comemos muito frango e por isso meu repertório de receitas com essa ave é grande! Eu gosto muito de ensopados preparados com frango com osso: peito, coxas, o que seja! Receitas não faltam e os temperos variam imensamente, o prato pode ser francês, brasileiro ou indiano... Mas todos tem uma coisa em comum: um molho maravilhoso com carne suculenta e saborosa.
Essa receita aprendi na faculdade na aula de Cozinha Francesa e está aqui de forma simplificada. Super fácil de fazer, tem sabor bem diferente mas ao mesmo tempo familiar... E também fica light se fizer como eu: frango sem pele e com pouca gordura! E sem glúten.
Ingredientes
1 kg de frango com osso em pedaços (as partes que preferir)
2 cebolas grandes picadas
5 dentes de alho em fatias
30 g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 folha de louro
1 colher de chá rasa de tomilho seco (ou um ramo de tominho fresco)
50 ml de vinho branco
200 ml de caldo de frango (ou água)
Modo de preparo
Refogue na manteiga a cebola e o alho até a cebola ficar transparente. Acrescente os pedaços de frango temperados com sal e pimenta e refogue até dourarem.
Acrescente o vinho e deixe ferver por alguns minutos. Acrescente o caldo, o louro e o tomilho. Tampe a panela e deixe cozinhar.
Quando o frango estiver bem macio retire-o da panela, descarte a folha de louro e processe o caldo resultante com os pedaços de cebola e alho. Eu utilizo um mixer de mão dentro da panela mesmo, mas quem não tiver pode usar um liquidificador.
Devolva o frango e o molho para a panela, corrija o sal e ferva até ficar com a consistência desejada.
Sirva com arroz. O da foto é arroz com cenoura ralada.
Veja no Blogs de Culinária sites dedicados a receitas diet/light e sem glúten

Andréa querida, super obrigada pela participação!
ResponderExcluirA receita com certeza é maravilhosa e mais uma ótima opção para os celíacos.
Beijos e meu super obrigada.
Já estou te linkando.
Fla
Ola, adoro culinaria. Adorei seu blog.
ResponderExcluirLi muito sobre os maleficios dos realçadores de sabor: glutamato(veneno) . Ele esta presente em todos os caldos de carne, frango e legumes. Unica marca que encontrei sem esse componente foi uma Africanda NUMO.
Qdo leio suas receitas vce coloca ingredientes como caldo de frango ou carne. Vce utiliza os caldos prontos? Teria outra alternativa?
Oi Anônimo,
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado do blog!!
Eu uso caldo feito em casa em minhas receitas porque sou alérgica a corantes, aromatizantes e afins que estão presentes nos caldos prontos. Não tenho receita de caldo aqui no blog, mas é fácil encontrar na net. Em relação ao glutamato ainda existem dúvidas quanto ao seu malefício...
abçs
Sou celiaca, adorei a receita e a ideia de juntar blogueiros para receitas sem gluten.
ResponderExcluirMontei uma distribuidora de alimentos congelados e tem uma linha sem gluten justamente pela falta de opções no mercado.
PArabéns pelo blog e atitude.
Beijos, Bia Santos
http://casadabiacia.blogspot.com