segunda-feira, 8 de março de 2010

10 ideias para temperar um frango grelhado




Já ouvi muita gente dizer que está cansado da dieta porque não aguenta mais comer frango grelhado, que ele é insosso e seco!! Gente, um franginho grelhado pode ser muito saboroso e macio, além de light!

Aqui em casa como muito frango porque minha mãe não come carne vermelha, assim sempre estou buscando temperos e receitas variadas para o frango básico do dia-a-dia. Veja também as 10 melhores receitas com frango do blog.

Que tal variar também a cor e o aspecto do prato? Pois quem realmente agüenta comer a mesma coisa todos os dias? O frango pode ser cortado em cubos ou em tiras, eu gosto muito de cortar em tirinhas, é mais rápido para fazer e o frango fica macio e com aparência diferente. Para dar uma cor avermelhada podemos usar a páprica doce ou urucum, para um frango esverdeado, ervas a gosto! Para um frango mais escuro e de sabor mais intenso – molho shoyu! E ainda podemos usar a cúrcuma para um frango amarelado, etc.

Na hora de “grelhar” na frigideira vale pincelar a frigideira com azeite ou óleo vegetal. Eu uso uma frigideira anti-aderente e coloco uma miserinha de gordura, às vezes nem preciso colocar nenhuma... Quem quiser pode levá-lo a churrasqueira ou ainda assá-lo em forno bem quente.


Veja abaixo as 10 dicas de tempero. Não se esqueça acrescentar ao tempero do frango um pouco de sal e pimenta-do-reino a gosto.


1. Orégano tostada, páprica e suco de limão – tempere o frango usando os temperos a gosto e deixe marinando por 30 minutos. Grelhe com um fio de azeite.

2. Iogurte natural, alho amassado, ervas a gosto (ervas de Provence, se quiser), cúrcuma e suco de limão – misture o iogurte com os temperos e misture ao frango – deixe-o marinando por pelo menos 4 horas em geladeira. Vai ficar muito macio e gostoso.

3. Molho shoyu, alho amassado, suco de gengibre e uma pitada de açúcar – o gengibre também ajuda a amaciar a carne, deixe marinando por meia hora. Cuidado com o sal, o shoyu já é salgado. Grelhe com um fio de óleo de gergelim tostado e sirva com cebolinha picada.

4. Suco de laranja, pimenta-da-jamaica e noz moscada – a laranja também tem um efeito amaciante. Deixe marinando por pelo menos 30 minutos. Se quiser utilize o saboroso tempero jerk jamaicano.

5. Sal de ervas, alecrim, alho amassado e suco de maracujá – O maracujá combina muito bem com frango, mas pode ser substituído por suco de limão. Grelhe em um fio de azeite ou uma bolotinha de manteiga.

6. Curry em pó, suco de maçã e gengibre ralado - tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos. Grelhe com um pouquinho de ghee ou manteiga. Sirva o frango com folhas de coentro picadinhas.

7. Mistura de especiarias tandoori com suco de limão, alho amassado e gengibre – tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos.

8. Vinagre, cebola ralada e tempero sírio (mistura de especiarias árabe) – tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos. Sirva o frango com folhas de hortelã picadinhas.

9. Mostarda em pasta, tomilho e um pouquinho de mel – Gosto de usar mostarda dijon. Cuidado ao grelhar na frigideira para não queimar.

10. Molho de pimenta vermelha tipo tabasco, orégano, cominho em pó e suco de limão – frango com inspiração mexicana. Tempere bem o frango e deixe pegar gosto por 30 minutos. Sirva o frango com folhas de coentro picadinhas.

Dicas – escorra o excesso da marinada antes de grelhar seu frango


Gostou? Então fique por dentro das novidades do blog assinando a newsletter quinzenal! É só entrar com seu e-mail abaixo. É gratis, mas não esqueça de confirmar o cadastro através do e-mail que receber.


E-mail*



31 comentários:

  1. Bom dia,
    Nossa adoro frango grelhado. Costumo grelhar o frango temperado so com sal e depois de pronto coloco oregano e limao.

    Essas suas dicas de tempero parecem muitos saborosas. Vou experimentar

    ResponderExcluir
  2. muito boas dicas mesmo..eu amo frango grelhado..bjus

    ResponderExcluir
  3. muito legal vai ajudar na miha dieta...

    ResponderExcluir
  4. Uma menina faz meus pratos e os congela para que eu os coma durante a semana, posso então depois de temperar o frango com uma das suas 10 dicas congelá-lo? Existe aulguma dica especial para o congelamento? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Pode congelar sim, o frango pode ser congelado tanto já grelhado quanto cru. Mas acho que o tempero tende a ficar mais forte já que estará em contato com a carne por mais tempo. Faça um teste e depois nos conte!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola Andrea eu fiz o frango grelhado com oregano tostado, mas acho q errei na qantidade...não deu muito certo...meu oregano ficou estranho , mas obrigada pelas receitas :)

    ResponderExcluir
  7. Daniela,
    Que pena!!
    O orégano fica bem diferente mesmo, mas não pode deixar queimar... E também não devemos usar em quantidade muito grande que pode ficar estranho, muito forte... Será que foi isso?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. olha é verdade que acham que filet de frango frelhado não tem gosto,,sou chef de cozinha porem de formação caseira (restaurante)faço no meu buffet filezinhos de frangos grelhados e o pessoal adora..tempero eles com apenas sal,limão,pasta de alho e azeite ou oleo e curry,,deixo ele grelhar na chapa sem ficar virando assim ele fica com cor uniforme..depois douro cebola separado do frango,,nossaaaaa tem agradado e recebido aplausos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Chef. estou fazendo. um grande abraço a todos. Muito obrigado

      Excluir
  9. Eu sabia um pouco, mas aprendi mais ainda lendo as dicas dos comentários. Foi muito útil para mim.

    ResponderExcluir
  10. Amei os temperos!!!! Fazem jus à sua sabedoria culinária!!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. eu seem pre façao um frango super macio e suculento e nao tem segredo nehum nao apenas limao que eu coloco e fica muito bom, fiquei surpresa pq vi muito comentario de gnt que come o frango surpe seco e duro...

    ResponderExcluir
  12. Eu corto em cubinhos como se fosse pra fazer um strogonoff. Lavo com vinagre, escorro e tempero com ervas finas e salsa desidratada e uma pitada de sal. Grelho no azeite extravirgem e deixo até secar toda a água e tostar um pouco pra ficar coradinho. Nossa muito bom!!

    ResponderExcluir
  13. Faltou especificar as quantidades....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Acima você tem dicas, ideias de temperos e não receitas!! As quantidades são a gosto.
      abçs

      Excluir
  14. Esse de oregano e paprica, é a paprica picante ou doce?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade para usar uma ou outra! Fica bom as as duas.
      abçs

      Excluir
  15. O frango fica bom se temperado só no limão de um dia pro outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que fica com pouco tempero, gosto de colocar um dente de alho amassado pelo menos. Não gosta?
      bjs

      Excluir
  16. Detesto frango de granja ( principalmente filé, ainda como sobrecoxa assada bem temperda) quem sabe agora eu consiga comer com essas dicas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas!! Vou experimentar todas! Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. No Peixe tmb deve ficar ótimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Mas tenho outra mistura de especiarias para peixes e frutos do mar no link a seguir, já viu a receita? http://www.aromasesabores.com/2010/11/mistura-de-temperos-para-frutos-do-mar.html
      abs

      Excluir
  19. como frango diariamente rssss

    ResponderExcluir
  20. Alguma dica de quanto tempo devemos marinar o frango? Fiz um grelhado (marinado em suco de um limão, cebolinha, salsa, sal e pimenta do reino) hoje e o sabor do limão ficou acentuado demais, embora saboroso.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...