terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Aromas e Sabores do México - nieves sorvete mexicano

Sorvetes mexicanos - nieves


Quando fui ao México ano passado eu nem desconfiava que descobriria um tipo de sorvete diferente, mas ao mesmo tempo tão familiar para mim. Minha avó fazia sorvetes assim quando jovem e eu cresci ouvindo suas histórias, "a gente tinha um cilindro de metal onde colocávamos um suco e em volta colocávamos sal e gelo e ficávamos girando, girando até o sorvete ficar pronto. Revezávamos porque os braços doíam" .

Quando era pequena eu desconfiava muito daquele método incrivelmente arcaico, mas quando cresci descobri que para fazer sorvete, e uma criança feliz, não é preciso muito.


Sorvetes mexicanos - nieves


As nieves são vendidas por todo canto no México. Nas ruas, em estradas, nos mercados e até mesmo em "nieverias" claro! Essas com sabores mais elaborados e valores bem mais altos.

Acima fotos são de uma pequena nieveria na Cidade do México. Em comparação com o carrinho improvisado da foto abaixo que vagava por um dos mercados onde fui não é muito diferente.

O barril de madeira, o cilindro de metal e panos ou plásticos para manter o frio estão quase sempre presentes.


Sorvetes mexicanos - nieves


A foto abaixo foi da primeira primeira visão dessa maravilha! E foi assim mesmo, longe e tremida pelo chacoalhar da van onde eu estava em uma excursão e borrada pelo desespero de não poder parar, provar e nem mesmo de poder entender melhor o que estava acontecendo dentro desses barris coloridos.

Mas sorvete eu encontro pelo faro. Não conheci essa de perto mas encontrei muitas outras e dali em diante tomei nieve quase todos os dias.


nieveria em estrada mexico


Abaixo uma nieveria dentro do mercado de Oaxaca, passagem diária obrigatória enquanto estivemos na cidade.


nieveria oaxaca


Os sabores tradicionais são de limão, tuna (que é uma fruta de cactus, não é atum), nozes que eu amei, goiaba, entre outros.

É um sorvete bem leve, de gosto suave, na maioria das vezes um sorvet, feito sem leite. Dá para tomar baldes disso.

Ele é feito geralmente na sua frente e fica ali enquanto durar.


Sorvetes mexicanos - nieves


Assista aos pequenos vídeos seguintes! O primeiro mostra uma vendedora girando a nieve. Ela me contou que gira por pelo menos mais de uma hora cada cilindro.

E no vídeo seguinte tem um rapaz raspando a casca de limão em uma cuia especial para fazer sua nieve. Foi o barulhinho desse utensílio diferente que me chamou a atenção. Eu só conhecia até então os raladores de metal.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...