sexta-feira, 27 de julho de 2012

Queijo Gouda



O queijo Gouda é de origem holandesa e é queijo mais produzido no país. Ele é conhecido na Europa desde o século XII e hoje é famoso e produzido no mundo todo. Seu nome é em homenagem à cidade onde foi criado.

Ele é feito com leite de vaca integral e pode ser maturado por 4 meses e até 3 anos. Quanto mais envelhecido mais intenso seu sabor e mais dura e seca sua massa.

É produzido em forma arredondada, mas pode ser feito em tamanhos dos mais variados, desde o baby Gouda com tamanho para duas mordidas até cilindros de 20 kg. Ele é envolvido em cera que pode ter cor amarela, preta para os maturados, ou rosa, como esse da foto.

O queijo Gouda mais popular e o que consumimos aqui no Brasil tem pouca maturação, é um queijo de textura bem elástica, cor amarelo e com poucos e pequenos furinhos.

A aparência lembra o queijo prato, mas seu sabor é diferente e mais complexo. É suave e frutado, pouco ácido, seu sabor se revela após algumas mordidas.

Ele pode ser produzido temperado com ervas, cominho, kummel/alcarávia, mostarda, etc.e também defumado.





Uma historinha

Quando era comissária de voo costumávamos comprar o queijo, que era barato, em uma ilha caribenha e trazíamos para o Brasil. Um belo dia em um voo sem passageiros o avião chegou de madrugada e os agentes da alfândega foram acordados somente para atender a tripulação. Como retaliação, mas agindo de acordo com a lei, inutilizaram várias rodas de Gouda na frente de comissários e pilotos exaustos e indignados. Por sorte eu escapei desse voo e nunca tive queijos apreendidos. Mas não perco a mania de trazê-los de viagem.


Utilização na Culinária

É bem gorduroso e derrete bem podendo ser incorporado a molhos, sopas, etc.

Eu adoro em sanduíches, principalmente nos queijos quentes como tostex e hambúrgueres.

Ele pode ser degustado como aperitivo, usado em saladas, quiches, pizzas e onde mais você quiser.

Acompanha bem frutas e doces, para quem gosta da combinação. Eu detesto!

Ele é um excelente substituto para o queijo prato. Mais elegante e gostoso, pena que mais caro!

Quando mais maturado pode substituir o parmesão e outros queijos para ralar.


Para saber mais sobre a Cidade de Gouda

5 comentários:

  1. Origem holanda meriodional mais propriamente "paises baixos", sendo estes certificados com Denominaçõa de origem. Em maio recebi de presente um bom pedaço desta iguaria, garanto que é uma maravilha de queijo.........bom apaetite

    ResponderExcluir
  2. Andrea, o nome dos "furinhos" é "olhaduras". Abraço!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...