segunda-feira, 21 de março de 2011

Dicas para fazer um bolo perfeito

Quando comecei a cozinhar tive muitas dificuldades, solei vários bolos e queimei outros tantos. Hoje em dia estou melhor e raramente erro. Não seu expert em confeitaria mas reuni aqui algumas dicas que fui aprendendo ao longo dos anos para ajudar o boleiro iniciante e facilitar sua vida na cozinha.


bolo fofo e saboroso



Dicas

1. Antes de começar a fazer o bolo verifique se tem todos os ingredientes necessários em casa. Essa dica parece óbvia mas eu nem sempre sigo e fico igual a uma pateta com os ovos quebrados, forma untada e sem açúcar!

2. Utilize ingredientes em temperatura ambiente. Não lembrou de tirar da geladeira? Utilize o micro-ondas muito rapidamente. Eu coloco até meus meus ovos por lá... Mas bem aos pouqinhos e com muito cuidado para não cozinhar!

3. Unte a forma/tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Faça isso antes de começar a fazer o bolo. Unte bem, verifique se os cantinhos estão com gordura.

4. Para untar a forma gosto de usar um pedaço de papel toalha ou então o próprio pacote da manteiga. Assim não meleco os dedos. Um pincel pode ser usado mas terá que ser lavado ao final...

5. Quando a receita pede para bater as claras separadamente, faça isso antes de bater os outros ingredientes. Dessa forma você não precisa lavar as pás da batedeira entre os processos.

6. Falando em claras. Para bater claras em neve sua tijela e os utensílios devem estar sem nenhuma gordura para que elas cresçam.

7. Peneire a farinha e outros ingredientes secos antes de usar para evitar bolinhas na massa e algum bichinho penetra... Outro dia peneirei e veio uma larva... Eca!

8. Aprendi a misturar a farinha de trigo mexendo a massa de baixo para cima com uma colher de arroz e raramente tenho massa com bolotas.

9. Ao misturar as claras em neve ao final da preparação misture muito delicadamente. Se a massa estiver muito densa misture um terço das claras primeiro do jeito que der e depois o restante com cuidado.
A clara em neve vai deixar seu bolo mais aerado, mais fofo. Se as claras forem misturadas com muito empenho esse efeito se perderá.

10. Ao incorporar ingredientes em pedaços como castanhas, passas e chocolate involva-os com farinha. Isso faz com que se espalhem de forma mais uniforme pelo bolo.

11. O forno deve sempre estar pré-aquecido. Ligue o forno antes de começar a bater o bolo na temperatura que a receita aconselha. Um forno demora em média 20 minutos para aquecer, se ele ainda está com a porta embaçada é porque não está quente o suficiente.

12. A temperatura ideal do forno para um bolo comum é normalmente de 180°c, ou seja, forno médio. Mas atenção, quanto mais densa e pesada for a massa de seu bolo menor deve ser a temperatura do forno para que ele asse bem por dentro e não queime por fora.

13. Bolos assados em forma de bolo inglês ou formas muito altas também levam mais tempo para assar e pedem temperaturas mais baixas.

14. Não encha demais a forma para que seu bolo não transborde. Deixe vazio pelo menos um dedo em um tabuleiro e dois dedos em um forma mais funda.

15. Não abra o forno durante o crescimento do seu bolo.

16. Para verificar se seu bolo está pronto faça o teste do palito. Insira um palito de dente no centro do bolo e retire. Se o palito sair limpo o bolo está assado. Se estiver com massa grudada deixe seu bolo no forno por mais tempo. Se o bolo estiver muito dourado e ainda cru diminua o forno.

17.Quando abrir a porta do forno olhe para seu bolo: se ele "sambar" como uma gelatina, é porque está cru por dentro. Feche a porta rapidamente.

18. Não seja guloso! Espere o bolo esfriar um pouco antes de desenformar para que ele saia por inteiro da forma.

19. Não desista! Bolo não é difícil de fazer, com paciência, carinho e uma boa receita seu bolo vai ficar delicioso!

20. Se você não tem muita experiência ou tempo teste uma receita básica e se gostar utilize-a sempre mas variando o sabor. Troque o leite por sucos diversos, acrescente castanhas, chocolate, canela, frutas, etc.

21. Ao acrescentar chocolate em pó em uma receita de bolo reduza a quantidade de farinha de trigo proporcionalmente, ou seja - se acrescentar 50 g de chocolate em pó diminua 50 g de farinha.

22. Ao limpar os utensílios engordurados utilize água morna. Água fervente pode fazer com que a gordura grude ainda mais.


Não tem receita? Veja minha receita de bolo simples (foto nessa postagem) e também de bolo inglês - ambas ficam excelentes e são fáceis de fazer!

Tem alguma dica para contar pra gente? Fala aí!

50 comentários:

  1. Semana passada tentei fazer um bolo de cenoura, que meu marido ADORA!! Não sei o que aconteceu que o bolo ficou parecendo um pudim por dentro...rs... Não ficou cru, cozinhou direitinho, mas ficou assim, com cara de bolo de fubá cremoso....rs...
    O sabor ficou delicioso, apesar da cara estranha!
    O marido adorou meu "boludim"....
    Semana que vem, ou esta, estará no meu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ,colocou leite?Pois quando colocamos ele fica como pudim.

      Excluir
    2. Isso acontece quando a massa fica muito líquido e a farinha de trigo bate muito. Se quiser que fique com cara de bolo, tem que ser massa menos líquida e na hora de pôr o trigo mistura com o dueto sem bater muito.

      Excluir
  2. Que ótimo post Andréa! Adorei!
    Quando era novinha eu aprendi que depois que colocar a massa na assadeira tinha que bater para deixar uniforme. Mas depois eu aprendi que não se deve fazer isso, apenas "balance" levemente de um lado para outro, assim a massa fica uniforme e não tira as bolhinhas de ar da massa. :)
    Bjs querida
    Boa semana
    Fe

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas!! embora devo confessar que bolo de cenoura tb é um caos pra mim!! não sei fazer... ja tentei várias receitas e não obtive sucesso... mas não desisto!

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso! Ótimas dicas!

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Muito úteis estas dicas Andréa mesmo para quem já anda nisto à anos é sempre bom relembrar, adorei mesmo, obrigado e beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que bom gostaram meninas!

    Eu também tenho problemas com bolo de cenoura... hihihi Às vezes ficava bom, às vezes ficava úmido demais como um pudim... Por isso faz tempo que não faço. Um dia desses vou tentar fazer.

    bjs em todas

    ResponderExcluir
  7. Olá Andréa,
    Adorei as dicas, algumas já sabia e outras não.
    Eu aprendi também que ao fazer um bolo na batedeira, liquidificador ou até mesmo se for bater manualmente deve-se colocar primeiro os ingredientes líquidos e dps os sólidos assim eles se misturam mais facilmente evitando que a massa empelote. Eu aprendi também que o fermento deve ser colocado por último e sem bater, apenas misture, dessa forma vai contribuir melhor ainda para o crescimento do bolo.
    Se for colocar calda sobre o bolo, se for calda quente coloque sobre o bolo ainda quente, se for calda fria coloque sobre o bolo já frio. Depois que comecei a seguir estas dicas nunca mais tive surpresas desagradáveis com bolo.
    Agora eu acho que é só, rs.
    Bjsss
    Sileni

    ResponderExcluir
  8. Perfeito Sileni, obrigada pela contribuição!! São tantas dicas para fazer um simples bolo, não é?!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ola! Gostei das dicas!!!
    Eu aprendi que ao invés de untar a forma com margarina e farinha e fazer toda aquela meleca, substituir por papel toalha. Tentem!! Realmente da certo e nao faz sujeira!!! Quando o bolo estiver pronto so desenformar e puxar o papel q ele sai facilmente!!
    E o bolo de cenoura tbm ja fiz muitos q ficaram como pudim, mas aprendi q é a quantidade de cenoura que coloca que deixa o bolo assim... pra uma receita 2 cenouras grandes ou 3 pequenas. Agora meus bolos ficam bem fofinhos!!! hehehehe
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. nao consigo fazer bolo de cenoura tbm nao,fica igual pudim....afff tristeza,,,e tao ruim qndo vc faz uma receita com tanta expectativa e dpos vai td seu trabalho e igredientes pro lixo,isso doe no coraçao e no bolso hihih....

    ResponderExcluir
  11. Regina,
    É chato mesmo!!
    Fiz uma receita de bolo de cenoura que ficou boa - veja aqui: http://www.aromasesabores.com/2011/06/muffin-de-cenoura-com-canela-e-acucar.html
    bjs

    ResponderExcluir
  12. andréa posta uma receita simples de cup cakes, falando tambem como fazer na hora da divisao da receita nos "copinhos"...
    adoro o seu site!!! =D
    obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas.
    Adorei as dicas, eu amo fazer bolos, na minha família já fui até nomeada como a boleira dos aniversários rs. Mas ultimamente não sei o que está acontecendo que todos os meus bolos ficam com uma casca muito dura na parte de cima. O que pode ser? Será que é temperatura do forno, quantidade de açucar?
    Se alguem tiver alguma dica ficarei muito agradecida.
    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      Eu não sei lhe explicar... Você usa a mesma receita sempre? Tente fazer uma diferente para ver se é algo com a receita. Se não for pode ser o forno.
      bjs

      Excluir
  14. Para fazer bolo de cenoura eu obtenho um suco (passado na centrífuga) com a mesma quantidade que usaria para o leite.Ou seja , eu substituo o leite pelo suco das cenouras e utilizo os demais ingredientes e forma de fazer exatamente igual como se estivesse fazendo com leite. Nunca vi isso em lugar nenhum mas comigo sempre deu certo !

    ResponderExcluir
  15. Oi gente, eu estou morando no exterior e os ingredientes aqui sao diferentes. Estou louca pra comer um bolo simples e adorei a sua receita, mas tenho receio de usar (nas proporcoes indicadas) o fermento. Sera que da certo usar o trigo ja misturado com fermento? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que sim! Já usei esse tipo de farinha com fermento e deu tudo certo. Se testar por favor passe aqui para dizer como ficou, ok?
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
    2. ana nogueira de sousa9 de outubro de 2012 às 14:53

      Adorei as dicas guando teve duvidas ja sei pra onde rercorrer.

      Excluir
  16. Olá ..Podem ajudar-me ? Fiz um bolo e ele ficou parecendo cozido mas por dentro estava como massa crua líquida. O meu marido mesmo assim está a comê-lo. Diz que está bom...eu tenho medo não lhe faça mal. O que acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bolo pode fazer mal caso os ovos estejam contaminados com salmonela e o centro esteja realmente cru. Há uma pequena chance... Você deve ter assado o bolo em forno muito alto, uso o forno mais baixo da próxima vez e faça o teste do palito no centro do bolo.
      Boa sorte
      bjs,
      Andréa

      Excluir
    2. Obrigada Andréa. Acho que tem razão.
      Vou passar a ter mais cuidado.
      Bjs.

      Excluir
  17. Gente estou "encucada" aqui, fiz um bolo de banana esses dias ficou uma delícia, fui fazer um simples de chocolate, aqueles de liquidificador e misteriosamente, o bolo não cozinhou, ficou eu e meu marido tentando entender o porquê de ter ficado mole a massa, coloquei todos os ingredientes, ao ler aqui as dicas e comentários comecei a achar que foi o fermento... no final eu coloquei o fermento em pó e misturei na batedeira. Será que foi isso? pensei em ter sido a temperatura do bolo que aos 20 min aumentei pra 210º... bem, misteriosamente o bolo esborrou e não cozinhou por dentro. Ass: Vanessa

    ResponderExcluir
  18. Olá! Acabei de fazer um bolo de maçã e, como todos os meus outros bolos, ele não saiu "lisinho" dos lados e na parte de cima, mas sim cheio de falhas e um pouco fora de proporção se comparando um lado com o outro (eu distribuo a massa igualmente na fôrma). Não sei o que estou fazendo de errado e o motivo disso acontecer. Será que é porque eu faço no microondas? Ou porque eu unto a fôrma somente com margarina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino que seja porque faz no micro ondas, mas não posso afirmar porque não uso micro ondas para fazer bolos.. O bolo para ficar perfeito mesmo deve ser feito em forno convencional. Já experimentou?
      abçs

      Excluir
  19. Nossa amei suas dicas Andrea!! Faz tempo que quero vender bolo, quem sabe me animo agora!

    ResponderExcluir
  20. Fiz um bolo de banana de liquidificador, mas o bolo cozinhou, não sei o que aconteceu, será a temperatura do forno ou porque salpiquei um pouco de açúcar por cima do bolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O açúcar por cima do bolo não seria o problema. Talvez o forno estivesse muito alto?
      abçs

      Excluir
  21. Toda vez que faço bolo ele fica melado por cima,por isso acontece já que sigo as receitas corretamente.
    ELe não fica cru só a parte de cima esta melada, o palito sai limpo quando enfio e s deixar assar mais queima.
    Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
  22. Toda vez que faço bolo ele fica melado por cima,por isso acontece já que sigo as receitas corretamente.
    ELe não fica cru só a parte de cima esta melada, o palito sai limpo quando enfio e s deixar assar mais queima.
    Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lu,
      O bolo fica melado na hora ou só depois que guarda? Guardar o bolo quente tampado pode deixá-lo melado e algumas receitas são mais úmidas que outras. Acontece comigo com uma receita de muffins que uso, mas com bolos raramente. Pode também ser o forno com uma distribuição de calor ruim na parte de cima... Não sei Lu, difícil te ajudar. Já fez algum bolo aqui do blog? bjs

      Excluir
  23. Oi Andréa, adorei teu blog, aprendi muita coisa por aqui. Adoro fazer bolos, uns saem maravilhosos, mas às vezes parece que dá tudo errado, rss. Acredito que existem dias em que o emocional interfere na nossa produtividade na cozinha.
    Gostaria de obter uma informação tua. É o seguinte: uma de tuas leitoras/amiga falou que usa o papel toalha ao invés de untar a forma. Já usaste este método? Se usou, de que maneira ele deve ser usado? Não fica queimado o papel? Grata pelas informações que puder me dar. Desejo que tua vida seja plena de alegrias e muita felicidade. Beijos no teu coração e que teu blog continue lindo como é. Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, que bom que gostou do blog!! Já usei esse método sim, mas uma só vez. Deu certo. O papel não queima, fica só douradinho... rs Eu forrei uma assadeira retangular com o papel toalha, só forrei o fundo. Não tenho muita experiência com isso, por isso não posso dizer se vai funcionar bem com todo tipo de bolo.
      bjs e muitas felicidades para você também!

      Excluir
  24. Olá! Qto tempo um bolo de 3 cenouras deve ficar no forno com 180°? Uns 40 minutos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla, o tempo de forno depende do tipo de massa e também do formato/tamanho da assadeira, imaginando uma forma retangular e um bolo de cenoura de liquidificador que tem massa leve (do tipo que está no link: http://www.aromasesabores.com/2012/07/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de.html ) imagino que uns 40 minutos está correto, mas o teste do palito é a forma mais segura de saber se o seu bolo está pronto.
      bjs

      Excluir
  25. Boa tarde. Gosto muito de cozinhar, e fazer bolos, pães, roscas etc... Muitas vezes meu bolo abaixa e encrua, mesmo estando lindo, grandão... quantos minutos NO MÍNIMO devo esperar pra espetar ele e saber se está bom ou não? Posso retirar do forno assim que der os minutos ou devo desligar e aguardar um tempo? Obrigado, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  26. Meu problema com bolo tem sido o fato de que ele está bem assado (o fundo e o contato lateral estão bons) mas ele fica branco por cima. Além disso, ele fico meio "grudento" nessa parte de cima, se eu cobrir com guardanapo ele vai grudar.
    Já tentei algumas variações mas nada resolveu (assei em temperatura mais alta, mais baixa, pré aqueci bastante, não pré aqueci). Enfim, alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou assar bem no meio do forno, colocando a grade no centro, ou um pouco acima do centro? Isso pode ser a má distribuição de calor no seu forno, aqui em casa o forno está velho e está começando a acontecer isso. Boa sorte!
      abs,

      Excluir
  27. Como faço pro meu bolo dar aquela casquinha crocante por fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A casquinha depende da receita usada e quanto tempo o bolo fica no forno. quanto mais tostado mais crocante a casquinha. Receitas mais pesadas com bastante manteiga e açúcar também costumam formar mais casca. Isso é só o que sei, espero ter ajudado.
      abs,

      Excluir
  28. Boa tarde... poderíam me ajudar? Quando faço meus bolos espero esfriar e os guardo em uma boleira... no dia que faço fica uma delícia... mas no dia seguinte ele fica todo melado... um nojo... e tenho que jogar fora... o que será que eu estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Andréa, meu nome é Edna Maria, comecei há pouco tempo a fazer bolos pra casa e vendas, não me contento com pouco quero aprender mais para poder melhorar o que já sei e oferecer o melhor para os clientes. Obrigada pelas informações, dedicação e tempo para nos favorecer. Um forte abraço, Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna,
      Que bom! Aprender nunca é demais! Siga em frente sempre.
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  30. boa tarde...lendo os comentarios sobre o bolo de cenoura, eu acredito que o segredo esta na quantidade exata de cenoura ao que se fala a receita. geralmente se fala duas ou tres cenoura. mas, o correto e ter na receita quantas gramas leva.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia! Meu nome é Cláudia e estou começando a fazer bolos pra vender, em formas descartáveis de alumínio (tipo bolo inglês). São bolos simples, do tipo pra tomar café da tarde (Chocolate, cenoura, laranja ew fubá)... Como tenho que otimizar o tempo e economizar no gás, no meu forno cabem 6 forminhas (Cada receita cabe em 3 formas). Minha dúvida é se eu posso bater uma massa de bolo e deixar descansando na forma até eu bater a 2ª massa de outro sabor e assá-los ao mesmo tempo. O bolo que ficou descansando até eu bater a 2ª massa terá problema? Ou tenho que colocar pra assar no forno assim que bater a massa? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que logo depois de batido vá para o forno. Mas se quiser tentar coloque a massa já pronta e na forma na geladeira enquanto espera. pode sr que dê certo, depois me conte.
      bjs

      Excluir
  32. ola meninas
    queria saber por que meu bolo fofo sai com gosto de massa crua
    por favo se alguem souber me respondam
    aguardando
    abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, mas já tentou assar em forno um pouco mais baixo para que ele cozinhe melhor?
      abs

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...