sexta-feira, 27 de março de 2015

Veja qual a diferença entre a cúrcuma e o açafrão

Cúrcuma e açafrao


Ando horrorizada com o que tenho lido por aí, principalmente aqui na internet, sobre a cúrcuma e o açafrão. A confusão que as pessoas fazem é imensa, confusão criada porque aqui a cúrcuma é também chamada de açafrão-da-terra ou somente de açafrão, o que é errado. Já vi uma foto de açafrão ilustrando um sal temperado com cúrcuma, matérias falando de um tempero e usando a foto de outro. Um dia desses li esse absurdo a seguir que me inspirou a escrever essa postagem: " A cúrcuma é a raiz e o açafrão é a cúrcuma torrada em pó", a matéria falava sobre antioxidantes e trazia a foto do açafrão.

Não tem problema nenhum em não saber, eu mesma tenho dúvidas sobre especiarias mesmo estudando muito, é um assunto vastíssimo (e encantador!!). Mas a partir do momento que você escreve, você deve procurar informações um pouco mais corretas, não acha?

Então vamos lá!

A cúrcuma e o açafrão vêm de plantas diferentes, de espécies diferentes. Elas têm forma e sabor diferentes. Olhe a foto acima!

A cúrcuma
Nome científico: Curcuma longa - família: zingeberaceae
Não é uma raiz, ela é um rizoma, ou seja, é um caule subterrâneo de uma planta. Tudo bem chamar de raiz, mas chamar de açafrão não dá! Chame de açafrão da terra, ok? Ela custa baratinho e é normalmente vendida desidratada e em pó, esse pó é amarelo escuro ou laranja. É encontrada em saquinhos, a granel e em potes de temperos. É ela que contém curcumina, o antioxidante que está na moda e parece ser poderoso.

Postagem completa sobre a cúrcuma com dicas de uso na cozinha AQUI

o açafrão
Nome científico: Crocus sativus - família: iridaceae
São os estigmas de uma flor de cor lilás, são esses filamentos vermelhos da foto. É um tempero caríssimo vendido em vidrinhos ou caixinhas contendo um grama ou menos, a embalagem tem rótulo, é vendido em lojas especializadas em especiarias, empórios ou supermercados mais caros. Tem aroma e sabor diferente da cúrcuma. É normalmente vendido inteiro, pode ser encontrado em pó, mas o pó é vermelho. São usados na paella espanhola. O açafrão também tem propriedades antioxidantes mas não é tão usado como a cúrcuma devido ao seu valor..

Postagem completa sobre o açafrão com dicas de uso na cozinha AQUI

Nenhuma das duas especiarias é torrada! Especiarias são desidratadas para que durem mais e desenvolvam todo seu potencial aromático. Elas podem ser curadas e até defumadas, mas torrado é o café e os miolos de quem escreve sem pesquisar direito. Podemos "torrar" as especiarias antes de usar, mas mesmo assim usamos a palavra tostar.


As duas especiarias são ótimas na cozinha! Não perca minhas dicas nas postagens acima.

O que é o curry?
O curry é uma mistura de várias especiarias, entre elas a cúrcuma. Saiba mais sobre o curry e aprenda a fazer em casa nesse post AQUI.


Atenção: os saquinhos com pós amarelado que são vendidos baratinhos na feira ou em mercados são de cúrcuma. Se é baratinho é cúrcuma! Se o vendedor chama de açafrão é pelo hábito, é cultural, ele provavelmente conhece a cúrcuma como açafrão e desconhece o açafrão verdadeiro. Mas ele está vendendo a cúrcuma.

Se você está em dúvidas do que tem casa provavelmente tem cúrcuma! Se fosse o açafrão verdadeiro você saberia, porque como falei, ele é caro, é vendido em embalagens com rótulo, no Brasil não é vendido a granel ou na feira.

Se ainda ficou com alguma dúvida não tenha vergonha e pergunte abaixo. Vergonha é não querer aprender! Mas antes de perguntar dê uma olhada nos três links para outras matérias acima, ok?


158 comentários:

  1. oi, boa tarde.
    fui a loja de produtos naturais comprar curcuma e me venderam dois pós, um amarelo escuro e ardido e outro de cor amarelo claro amargo, dizendo serem açafrão/curcuma. Qual é curcuma de fato?
    Desde já, obrigada!!!!!!!!
    Fabrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabricia,
      Os dois são provavelmente a cúrcuma mesmo, sua cor varia muito desde o amarelo claro até o laranja escuro. Veja nessa outra matéria no link a seguir: http://www.aromasesabores.com/2012/01/curcuma-especiaria-do-mes-de-janiero.html
      bjs

      Excluir
    2. Na feira vende açafrão , nunca tinha ouvido falar de curcuma.

      Excluir
    3. Que bom, obrigada por esclarecer as dúvidas. Matéria excelente. Abraços.

      Excluir
    4. Independente do nome popular, o que define exatamente a planta é o nome botânico! Não vejo mal nenhum em chamar o cúrcuma de açafrão, até mesmo porque já conheço ele como açafrão tem 45 anos, desde que nasci... Bel legal o texto pra gente entender que existem duas espécies com o mesmo nome popular! Entendi também que o cúrcuma é o açafrão de pobre... rsrsrsr

      Excluir
    5. Matéria interessante. Eu tinha dúvidas demais. Agora esclareci todas ao ler este post. Obrigada.

      Excluir
  2. Adorei as explicações a respeito das diferenças entre a Cúrcuma e o açafrão; muito esclarecedoras! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iNTERESSANTE ACHEI ISSO PESQUISANDO
      Açafrão-da-terra
      O açafrão-da-terra, conhecido também como curcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre, originária da Ásia. Dela se obtém uma especiaria homónima que é o componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.

      Excluir
    2. Amei a explicação, pois tirou todas as minhas dúvidas.

      Excluir
    3. Obrigada.
      Eu cozinhava com açafrão, quando era miúda e de repente deixei de o ver há venda e,entretanto começou essa confusão. Como já não cozinho nem pensei bem no assunto mas, de facto, o açafrão tem um sabor completamente diferente.

      Excluir
  3. Adorei a matéria!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da explicação... ótimo

    ResponderExcluir
  5. MUito boa a sua explicação. Agora já sei que tenho no vaso uma flor linda do corcuma. Um abraço

    ResponderExcluir
  6. ótimo me esclarecu muito pois tenho em casa acúrcuma...valeu.abraços

    ResponderExcluir
  7. Andrea,dáuma olhada nessse link http://vevebraganca.com.br/artigos/acao-acafrao-da-terra-e-curcuma/acho que pode ser esclarecedor as pessoas verem a diferença vendo a flor do açafrão e da cúrcuma.

    ResponderExcluir
  8. finalmente alguem capacitada para esclarecer o mal que fazem pessoas que escrevem o que nao sabem. O pior, colocam URUCUM misturado com a curcuma, para ter a aparencia e vendem como AÇAFRAO quando fazem paella (!!!)... ou rizotos insossos...

    ResponderExcluir
  9. EU QUERIA SABER SE A CÚRCUMA E O AÇAFRÃO SÃO EXTRAÍDOS DA MESMA PLANTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São plantas completamente diferentes.
      abs

      Excluir
    2. Anônimo,deixa de ser cabeçudo! a sua pergunta já tá na matéria
      É só lê-la com atenção

      Excluir
  10. Adorei as explicações !! Obrigada!! Descobri que sempre uso cúrcuma e que nunca usei açafrão... e sempre pensei que fosse ao contrário! Vivendo e aprendendo todos os dias!

    ResponderExcluir
  11. fui a uma loja de cereais e pedi a Curcuma e a moça me vendeu Açafrão puro, dizendo que é a mesma coisa... mas como paguei barato (R$2,00 em 100g) acho que na verdade é a Curcuma mesmo, não é? Ela é de um laranja bem escuro...

    ResponderExcluir
  12. Agora eu sei. Tenho muita cúrcuma e não açafrão. Tenho um plantação.
    Luiz

    ResponderExcluir
  13. a plantação em 1 ano dá 1 kg de bom curcuma, dai vc lava as raizes, passa naqueles fatiadores de legumes, pra virar tipo batata chips, coloca em papel vegetal no forno no minimo, e ainda por cima vai no seu registro do gas e diminui oq puder ate ficar no minimo dos minimo, e observar , o tempo medio é de 1 hora, e estará desidratada a curcuma, e ai pode moer no liquidificador ou simplesmente quebrar e usar em molhos, é otimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, valeu pela explicação de como se desidrata a cúrcuma, mas se a pessoa tiver a mesma em casa, plantada, fresquinha, não seria melhor usá-la assim, ao natural (sem desidratar)? Ou ela não dura muito e acaba estragando, estando dessa forma?

      Excluir
  14. Bom dia! Você tirou todas as dúvidas que eu tinha, sobre a cúrcuma e o açafrão.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas também, achei que essas propriedades incríveis eram do açafrão, o mais caro. Ótima notícia.

      Excluir
  15. Parabens pelo esclarecimento.Tenho Curcuma plantada e casa e usado "in natura"na culinária.E´aconselhavel tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! A cúrcuma fresca fica ótima na comida! Veja mais sobre a cúrcuma no outro post: http://www.aromasesabores.com/2012/01/curcuma-especiaria-do-mes-de-janiero.html

      Excluir
  16. Testes comprovaram que a cúrcuma tem diversos benefícios para a saúde como anti-inflamatorio, anti-oxidsnte, etc. etc.
    O que realmente eu gostaria de saber é se este açafrão em pó que se compra baratinho em qualquer supermercado, possui estas propriedades da cúrcuma.
    Pergunto isso pois todos os dias eu tomo 1 colher de sopa de açafrão dissolvido num copo de água. Isto me é benéfico ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Mario por ter demorado tanto tempo para responder! A cúrcuma é baratinha mesmo. Só não sei se você está conseguindo os benefícios tomando cúrcuma com água. O organismo absorve melhor quando ela é misturada a uma gordura e com pimenta-do-reino. Então a melhor forma de consumir é na comida mesmo!
      abs

      Excluir
    2. Eu costumo colocar por cima do ovo quando frito e em outras preparações com proteinas e na tapioca misturada a massa da mesma está certo assim? e o chá de cúrcuma também é benéfico?

      Excluir
    3. Está sim Udiclei. Se incluir pimenta-do-reino junto melhor ainda.
      abs

      Excluir
  17. Muito bom saber disso, obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Agradeço pelo seu conhecimento que nos ofereceu!

    ResponderExcluir
  19. Agradeço pelo esclarecimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. "...mas torrado é o café e os miolos de quem escreve sem pesquisar direito. " KKKKKKKKK.Isto, mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Acho q a maioria tem em casa a cúrcuma mesmo, pois o que vendem por aí é baratinho...Segundo o texto, o açafrão é caro, então não é o que vendem por aí...

    ResponderExcluir
  22. Obrigada a todos pela visita e por terem deixado um recadinho para mim!
    Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  23. Olá Andréa!
    Deveras seu post foi maravilhoso! Gostaria de fazer uso como fitoterápico, portanto seria a Cúrcuma mais apropriado? Grata!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Andréa, excelente sua matéria, ainda persiste uma dúvida. Você saberia me dizer se o curry usado em comida indiana é a cúrcuma, açafrão, ou é outra especiaria? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juvenal,
      O curry é uma mistura com várias especiarias, uma delas é a cúrcuma. Por isso o curry é amarelado. Saiba mais sobre o curry nesta postagem a seguir, tem até receita para fazer em casa: http://www.aromasesabores.com/2011/03/receita-de-curry-em-po-e-seus-usos-na.html
      abs e volte sempre!

      Excluir
  25. Por favor açafrão da terra é o mesmo que açafrão dos tintureiros??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, parece que não, mas eu não conheço o açafrão dos tintureiros. Veja nesta postagem aqui: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cartamo.html#.V220BVQrLIU
      bjs e volte sempre ao blog

      Excluir
  26. Oi Andréa, me tire uma dúvida...aquele pó amarelo que é usado como tempero nas receitas de frango caipira e galinhada e vendido na feira como açafrão é na verdade Cúrcuma ou curry?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Andréa...
    Outro dia procurando na internet sobre açafrão da Terra (Cúrcuma), vi um post que dizia cuidado ao comprar o açafrão Brasileiro, no lugar do Indiano.
    Gostaria de saber isto é verdade? Este que compramos nessas lojas de produtos naturais, não são os mesmos utilizados na índia?
    Pregunto pois quero começar um tratamento par reumatismo, e fiquei com medo.
    Também gostaria de saber sobre misturar com piperina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Laine, a cúrcuma vendida aqui é da mesma planta, a curcuma longa. O cuidado que você deve ter é a respeito da qualidade, há especiarias melhores que outras, mas no geral o Brasil produz cúrcuma de qualidade. Se encontrar orgânicas melhor ainda. Aqui no Rio as feiras orgâncias costumam ter. Saiba como escolhe no link a seguir: http://www.aromasesabores.com/2012/01/curcuma-especiaria-do-mes-de-janiero.html
      Veja lá também sobre a curcumina.
      bjs e volte mais vezes!

      Excluir
  28. Muito obrigado, excelente explicação ! Tomo curcuma há 2 anos e desde então não tive sequer um resfriado ... Vale a pena !

    Ludio

    ResponderExcluir
  29. Bom dia, tenho 74 anos e uma dificuldade de entender as coisas. Compro no supermercado no setor de condimentos os pacotinhos amarelos com o nome de Açafrão e faço uso juntamente com os alimentos, salpicando por cima. Pergunto esse açafrão é o mesmo que Cúrcuma e tem as mesmas propriedades e os mesmos benefícios pra saúde da Cúrcuma? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Juvencio, esse pacotinho é de cúrcuma e tem os benefícios que você procura. A melhor forma de usar é cozinhando com a especiaria, colocando no arroz, carne, frango e onde mais quiser.
      abs

      Excluir
  30. Na realidade Andréa, o nome científico é curcuma longa l , e o nome popular é açafrão da terra mesmo, assim é que se dá a confusão assim como a melissa officinalis l ´,tem o nome popular de erva-cidreira, gerando confusão com a lippia alba que tambem é chamada de erva-cidreira e o cymbopogon citratus, que tambem é chamado de erva-cidreira e capim limão. Já vi comercializarem a semente de funcho como erva-doce ou seja o nome do funcho é foenículum vulgare, e daerva-doce é pimpinellaanisum l, que tambem é chamada popularmente de anis. Ou seja temos que tomar muito cuidado e observar o nome científico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não pensei nisso antes: nome científico! Tenho "capim limão" em casa e sempre tem quem fale que é outra coisa rsrsrsrs A partir de agora vou poder defendê-lo com conhecimento!

      Excluir
    2. Anônimo, na verdade, quem tem que OBRIGATORIAMENTE conhecer de forma detalhada essas plantas, com seus devidos nomes científicos e propriedades medicinais, são as pessoas/empresas que as comercializam. Quando eles comercializam um produto com nome errado eles estão lesando o consumidor e merecem ganhar um processo na justiça. Principalmente porque muitas pessoas consomem essas ervas por causa de suas propriedades medicinais e não por mero prazer.

      Excluir
  31. Olá, excelente texto bastante esclarecedor. Uso a cúrcuma para fritar na cebola e alho, sopas e em refogados, ou seja ela é cozida. Há alguma comprovação que o calor tire suas propriedades medicinais? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jessica! Então, há controversas, alguns estudos mostram que ela perde sim, até 30% quando é aquecida, outros estudos dizem que sua propriedade antioxidante aumenta. Mas, até que me provem o contrário, eu continuo acreditando na maneira tradicional indiana de usar essa especiaria, que é exatamente como você faz. O que se sabe ao certo é que a curcumina é solúvel em gordura e que sua biodisponibilidade aumenta com o uso da pimenta-do-reino e da cebola em conjunto. Ou seja, inclua um pouquinho de pimenta na sua comida que acho que você está no caminho certo! Veja esse artigo: https://www.researchgate.net/publication/234002731_Change_in_antioxidant_activity_of_spices_turmeric_and_ginger_on_heat_treatment

      Excluir
    2. Andréa,

      Li hoje no site da BBC que realmente existe evidências que seja necessário aquecê-lo para ativar algumas propriedades da curcumina:

      http://www.bbc.com/news/magazine-37408293

      Gostei da postura do blog em esclarecer e buscar informação quando necessário! Parábens.

      Excluir
    3. Obrigada Mário! Adorei a matéria, obrigada por compratilhar!
      Volte sempre ao blog.

      Excluir
  32. Amei! Me esclarecei de verdade!!!! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  33. ola pra transito intestinal,digestao o q seria melhor o acafrao ou a cúrcuma?obgd!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o trânsito intestinal o cardamomo parece ser bom... Não dizer sobre a cúrcuma ou açafrão, desculpe.
      abs

      Excluir
  34. hahaha aqui do outro lado do Atlantico, ja dei uma boa gargalhada hoje com os miolos fritos, Andrea ! Obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  35. Obrigada pelo esclarecimento! Eu estava procurando a diferença mesmo sem saber ao certo se existia e não achava texto que me convencesse!! Você foi ótima :)

    ResponderExcluir
  36. Gostei eu não sabia dessa diferença,obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela
      Adorei a explicação sobre a diferença e todos os comentários.
      Faz 3semanas uma médica de ayurveda aconselhou a mistura de curcuma com pimenta preta para minha sinusite crônica. Funciona mesmo (1 colher de cafe de curcuma num copo de agua e 1pitada de pimenta preta)

      crônica.Funciona mesmo


      Excluir
    2. Felicidade pimenta preta é pimenta do reino?

      Excluir
  37. Olá, eu comprava um produto num saquinho no mercado como açafrão, que era cor dessa mostarda industrializada. Ele rendia muito. Só um pouquinho dava gosto e sabor. Resolvi comprar o da casa Pedro e esse é um laranja mais rosado quase cor de mamão, só que tem que pôr muito mais. Os dois são a mesma coisa? Cúrcuma no caso? Porque essa diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São o mesmo produto, a cúrcuma. Só que em qualidade diferente. Saiba mais sobre a cúrcuma no link a seguir (lá tem fotos das tonalidades): http://www.aromasesabores.com/2012/01/curcuma-especiaria-do-mes-de-janiero.html
      bjs e volte sempre ao blog!

      Excluir
  38. Muiiiito agradecida. Já tinha pesquisado na net e não encontrava um resposta clara. (E com bom humor). Sempre questionava nos posts de receitas de alimentos ou de saúde, mas ninguém respondia. Hj lhe encontrei.Gratidão fraterna.

    ResponderExcluir
  39. Eu não gosto de pimenta do reino, me faz mal, posso coloca outra coisa, como fazer o chá, vende os dois,tenho que pedir açafrão e cúrcuma, ou uso apenas um dos dois. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar como quiser. Mas junto com a pimenta-do-reino o efeito é melhor. O que você quer é a cúrcuma (que em muitos lugares é chamada de açafrão).
      abs

      Excluir
  40. Parabéns por esse post. Informação muito útil!

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito do post.... Mas, aqui na minha cidade encontra-se açafrão em todos os lugares, diferente da curcuma que parece que ninguém ouviu falar... Quando pergunto no mercado as pessoas ficam olhando para mim com cara de interrogação. Sendo assim tenho açafrão em casa, mas.... será que é curcuma?!

    ResponderExcluir
  42. Gente, açafrão mesmo é absurdamente caro. O que vende em mercado com nome de açafrão é sempre cúrcuma. Pra ter uma ideia: 1g de açafrão verdadeiro custa 50 reais. Cúrcuma custa entre 6 e 15 reais o quilo na minha cidade.

    ResponderExcluir
  43. Estou confusa, você disse que o açafrão é caro, aqui custa 0,70 centavos 50 gramas, já a cúrcuma cuta 0,80 50 gramas, na mesma loja, pelo preço devo deduzir que ambas se tratam de cúrcuma só a coloração é diferente.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde. Gostaria de saber se posso consumir cúrcuma em cápsulas, como suplemento alimentar, a fim de obter os efeitos benéficos da curcumina. Qual seria a dosagem diária adequada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, infelizmente não posso ajudar. Aconselho que procure uma nutricionista.
      abs

      Excluir
  45. Oi, Andréa.
    Não entendi uma coisa : você disse que a cúrcuma vem do caule subterrâneo de uma planta, mas qual seria essa planta?
    Você já conseguiu fazer em casa? Como seria? Tem algum post que ensine?
    Muito bom o seu post. Vim aqui exatamente ara saber qual era a diferença entre um e outro, pois tem muita gente dizendo que é a mesma coisa, mas estranhei...

    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou! A postagem sobre a cúrcuma está no link: http://www.aromasesabores.com/2012/01/curcuma-especiaria-do-mes-de-janiero.html
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  46. Andréa, parabéns pela boa vontade em esclarecer sobre os dois produtos. Hoje em dia o que falta no Brasil é gente como você, que se preocupa em trazer o melhor, simplesmente porque o justo é o melhor!
    Seria muito salutar e justo se as pessoas ponderassem sobre o assunto de que escrever para um blog não é simplesmente jogar com palavras, mas sim uma RESPONSABILIDADE no que se leva para as pessoas que o visitam.
    Algumas pessoas são dadas à inquirir mais e quando acham uma informação vão atrás de mais, mas outras, colhem o que acham na primeira surfada, aí é que se encontra o perigo.
    Gente, por favor, PESQUISEM, nunca é demais.
    A internet está cheia de coisas boas, de gente boa e de boa vontade como é o caso de nossa amiga deste blog, que esclareceu e se dedicou à levar o melhor para seus leitores, mas existem também os picaretas (como em todo lugar) que pensam em construir blogs por esporte ou somente para fins comerciais, não pesquisam e não se interessam por levar o seu melhor para quem visita a página, somente jogam o texto para PREENCHER a página e gerar mais visitas através dos instrumentos de busca.
    Parabéns novamente Andréa, por sua dignidade e esforço.

    Somente mais um comentário, IMPORTANTE, se você possui QUALQUER comprometimento de saúde, SEMPRE, consulte seu médico antes de fazer uso de QUALQUER substância, seja ela NATURAL ou NÃO, junto com outros medicamentos, o que poderia ser super bom por si só, combinado com medicamentos pode ser um VENENO.

    PAX ET LUX

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada!! Comentários como o seu me animam a seguir escrevendo e pesquisando.
      bjs

      Excluir
    2. Obrigada, Andrea !
      Gostei muito de seu esclarecimento e também está de parabéns pela mega paciência de responder as perguntas de mesmo conteúdo.. rsrsrs

      Excluir
    3. rs de nada!! Obrigada!! O povo tem preguiça de ler...

      Excluir
  47. Adorei a postagem; esclarecedor!!! ������

    ResponderExcluir
  48. Plantava e colhia em minha chácara raiz de açafrão, depois de seca Moia, cor bem amarela

    ResponderExcluir
  49. Andréa, parabéns pelas preciosas informações. Estou com quase oitenta anos de idade, e venho usando"Cúrcuma", chamando de " Açafrão".Como no pacotinho vem escrito, não fiz interrogações.Mas como tudo tem seu tempo e hora, estando com necessidade de um antiinflamatório natural,resolvi pesquisar.E aquí estou.Mais uma vez PARABÉNS.Que as energias do amor,do bem e da paz,cheguem até você. Muito grata ! .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mazu!!! Muitas energias positivas para você também!
      Volte sempre ao blog
      bjs

      Excluir
  50. Ola Andrea! Vc sabe qual proporção de pimenta do reino e cebola para açafrão. E qual a quantidade diária ideal de consumo?
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,
      Infelizmente ainda não há resposta definitiva sobre o assunto. Existem várias pesquisas e doses recomendadas para suplemento (curmimina em capsulas) que variam muito de acordo com a doença a ser combatida. Definir quantidades de alimentos parece ser quase impossível já que cada corpo é diferente do outro, mas vejo por aí a indicação de 1/2 a uma colher de chá de cúrcuma por dia. Quanto a proporção de cúrcuma e pimenta do reino também não há certezas, mas parece que 1% de pimenta-do-reino já seria suficiente.
      Espero ter ajudado.
      bjs e obrigada pela visita

      Excluir
  51. Muito interessante. Eu mesmo chamava de açafrão a cúrcuma porque me foi apresentada como tal, temos até uma plantação minha no sítio. Porém gosto de pesquisar.

    ResponderExcluir
  52. Andreia, por favor me esclareça uma coisa...eu cozinho 3 colheres de sopa de circula em 1 litro de água e depois de cozido acrescento mais 1 litro de água, um pouco de mel e levo a geladeira para consumir em 2 dias entre uma dose e outra de água diária. Está correto para me ajudar em uma inflamação que tenho nos joelhos? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não posso lhe ajudar no que se refere a prescrição da cúrcuma para resolver problemas específicos de saúde. Você deve procurar um especialista em medicina natural ou medicina indiana.
      Melhoras rápidas para seu joelho!!
      abs

      Excluir
  53. Andréa gostei muito das suas informações, mas me falarão que uma colher de café de curcuma com água cedo, a tarde e outra a noite é muito bom contra a insônia. Você sabe se isso é Verdade?

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde...o médico da minha mãe receitou pra ela tomar Curcuma Longa...fui em varia farmácia e de manipulação, na maioria o preço era em média 100 com 30 cápsulas...mas em uma determinada farmácia paguei R$15,oo por 30 cápsulas...Depois olhando o rótulo do frasco está escrito "circula zedoaria roscoe" e veio a dúvida...os dois são a mesma coisa? Até o médico assustou com o preço, devido ter sido bem barato, mas não soube dizer se é a mesma coisa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Aline, são plantas diferentes. Existe a curcuma longa dessa matéria (que usamos como tempero) e a zeodária, outra espécie de planta, da mesma família.
      bjs

      Excluir
  55. Grata pela informação.

    ResponderExcluir
  56. Oi andrei se eu misturar com azeite de oliva extra virgem terá uma boa aceitação na absolvição da curcumina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai melhorar bastante. Mas não acha melhor colocar na comida?
      abs

      Excluir
  57. Quando a minha mãe chegou em casa com um pacotinho com quase meio quilo de cúrcuma dizendo q era açafrão (fiquei sabendo q era curcuma por aqui). Eu vim logo pesquisar. Eu nunca tinha visto açafrão, mais sei q é a especiaria mais cara do mundo. Então, logo desconfiei e fui no google pesquisar, pq, se fosse de verdade, já estaria no MercadoLivre vendendo. hehehe... Obrigado por tirar minhas duvidas. Bela publicação!!

    ResponderExcluir
  58. OI Andréia obrigada pelas valiosas informações. Eu estou fazendo uso de cúrcuma uma colher de chá do pó em meio copo de água todos os dias. Já a minha mãe faz o dela misturado com mel. Hoje meu marido comprou de pacotinho no supermercado e vi que a cúrcuma é misturada com fubá. Isso também ocorre com a que é vendida solta (confirmei isso no mercadão onde costumo comprar).Segundo a explicação da vendedora isso é necessário para que seja feita a moagem (não me convenceu) porque ela libera um óleo que não permite a moagem se não for feita a mistura com fubá (???). Isto está correto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba não é necessário usar fubá para moer a cúrcuma!! Deve facilitar a moagem sim, mas ajuda mesmo a fazer render...
      abs

      Excluir
  59. Andréa tenho alguns pés de açafrão da terra em uma chácara dos quais faço uns tres litros de pó por ano , agora ganhei uma muda de uma planta idêntica ao açafrão da terra , porem com cheiro e sabor totalmente diferente , a diferença é só um arroxeado no meio da folha , quem me deu disse que é cúrcuma, minha dúvida existem mais especies de curcuma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias espécias de plantas da família da cúrcuma. A zeodária é uma delas, não é a cúrcuma como conhecemos, é bem mais clara, às vezes branca, mas é também usada como tempero em alguns lugares da Ásia. Será que é essa que você tem? Procure no google para comparar as imagens com a que você tem.
      Depois me conte!
      bs

      Excluir
  60. olá boa tarde,li a matéria e achei excelente e esclarecedor pois tive a oportunidade de saber realmente a diferença entre um e outro,tomo cúrcuma em pó e quero saber se no processo de tostar a cúrcuma ela perde suas propriedades naturais?a vendedora me disse que antes de vender a cúrcuma ela passa por um processo de tostagem,desde já agradeço e espero resposta obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, desconheço que tostem a cúrcuma. Ela é tradicionalmente desidratada, não tostada... Pergunte outra vez a vendedora.
      abs

      Excluir
  61. obrigado pela atenção​,boa noite!!

    ResponderExcluir
  62. Obrigada pela explicação, enfim algo esclarecedor!!!

    ResponderExcluir
  63. Olá, boa noite! Seu artigo é ótimo! Mas, gostaria de saber se há possibilidade deste pó amarelo da cúrcuma ser contaminado por gluten quando processado? Ou ele é puro somente do rizoma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre possível, a gente nunca sabe o que essas indústrias colocam no produto... Mas imagino ser muito raro, de modo geral quando usam alguma substância em especiarias para ajudar a moer ou fazer render costuma ser o amido. O melhor é encontrar um produtor de qualidade e responsável que possa te dar garantias.
      abs e boa sorte!

      Excluir
  64. Oi Andrea ! Onde você encontra o açafrão aqui no Rio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verdadeiro em alguns mercados ou delicatessens. O Zona Sul costuma ter.

      Excluir
  65. Gratíssima pelos seus esclarecimentos, Andréa. Um abraço vitalizante!

    ResponderExcluir
  66. Muito esclarecedor.
    Tenho artrite nas mãos e já estou fazendo uso da curcuma a algum tempo. Melhorou bastante as dores e formigamento.

    ResponderExcluir
  67. E o açafrão do tintureiro ?Pode me dizer que planta é ?Seria a mesma?

    ResponderExcluir
  68. Oi Andréa, bom dia. Gostaria de saber, se, ao desidratar a curcuma, perde-se alguma propriedade.

    ResponderExcluir
  69. Oi muito bom seu artigo e eu achando que eu consumia curcuma e açafrão no dia a dia na verdade é td curcuma!
    Eu sempre uso curcuma na minha comida, estou gravida e queria saber se eu posso continuar a consumir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou! É sempre melhor perguntar ao seu médico.
      abs

      Excluir
  70. Olá, boa tarde, gostaria que vc colocasse a foto da raiz da curcuma, e do açafrão, para que a gente possa ver a diferença entre elas, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  71. Curry é o nome em inglês daquilo que em português se chama caril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, isso mesmo, é uma mistura de cardamono, cúrcuma e outros condimentos. o termo antigo Caril, caiu em desuso no Brasil. Hoje quase de usa só o termo em inglês. é um condimento muito saboroso. pelo menos eu gosto muito.

      Excluir
  72. Olá... tenho em nosso sítio uma muda semelhante ao curcuma, só que a cor é branco. Quando ganhei disseram-me que era curcuma, mas acho nada sobre essa caridade. E agora? Vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  73. Qual é o anti inflamatorio natural?

    ResponderExcluir
  74. A melhor forma de distinguir é pelo preço.O açafrão verdadeiro, que não é a cúrcuma, é caríssimo!

    ResponderExcluir
  75. Olá, boa noite, por favor, recebi uma receita com o título: Limonada com Açafrão trata a depressão melhor do que Prozac, porém no texto é citada a "Cúrcuma para tratar a depressão". Você teria a informação de qual dos dois é usado na receita, que conforme informações dá para 4 porções
    e custa $3,00 - Para você analisar a receita de como fazer Limonada com Açafrão é: - Ingredientes: 4 xícaras de água fria, 2 colheres de sopa de açafrão recém ralado ou em pó, (de preferência recém ralado orgânico), 4 colheres de sopa de xarope de melado, mel, stevia ou açúcar mascavo, suco de 1 limão, Suco de 1 laranja (opcional). Bater na liquidificador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é a cúrcuma, também chamada de açafrão da terra.
      Abs

      Excluir
  76. Boa noite Andréa Potsch. Parabéns pela excelente matéria. Só queria que você nos passasse uma receita de chá, pois estive pesquisando e existem várias e com quantidades diferentes da cúrcuma, algumas acrescentam mel, outras limão e outras pimenta do reino. Desde já agradeço. Abraço !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helio.
      Eu não tomo chá de cúrcuma. Só uso a especiaria como tempero mesmo, por isso não tenho como lhe passar uma receita.
      Boa sorte!
      abs

      Excluir
  77. Sim, é isso mesmo.... o que no Brasil se chama "açafrão" é cúrcuma...
    As vêzes se vende o "curry" (uma mistura indiana de temperos), como sendo "açafrão". Por isso que o comentário cita uma "cúrcuma mais ardida".provável seja curry....
    Açafrão verdadeiro, açafrão mesmo, são os pistilos de uma flor do da ásia central (não é indiano).... é muito RARO no Brasil e MUITO CARO...
    Por que a confusão? Por na ìndia, a cúrcuma era chamada açafrão-da-índia, e no brasil açafrão da terra.
    não significa que não sejam bons condimentos, de fato, tanto a cúrcuma como o curry são bons condimentos. Qaunto ao açafrão, cheguei a ver numa loja, mas nunca comi. o preço é proibitivo....

    ResponderExcluir
  78. bom dia Andreia ,quero parabenizala pela postagem por favor me tire uma dúvida a cúrcuma desitrada perde beneficios

    ResponderExcluir
  79. Bom dia. Gostei do texto, mas minha dúvida é se ambos são antiinflamatórios naturais e como consumir corretamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anti inflamatório é a cúrcuma.Esse blog é de receitas, por isso sugiro o consumo na comida, veja como no link: http://www.aromasesabores.com/2012/01/curcuma-especiaria-do-mes-de-janiero.html.
      abs

      Excluir
  80. Então o que eu compro na loja de temperos 50 gramas por 2,00 reais não é açafrão mesmo

    ResponderExcluir
  81. Amei o esclarecimento! E esse seu tom 'apimentado" eu adorei!!! Vim pesquisar pq eu queria coloral pra fazer uma moqueca e em casa so tinha Açafrão da terra! 😉

    ResponderExcluir
  82. Eu ja vi e namorei o açafrão no supermercado em estigmas... caro mesmo...tenho açafrão da terra plantado num vaso... não sei qual época de colher...mas vou esperar dar a flor que é linda...se perder as raízes não tem problema...

    ResponderExcluir
  83. Comprei um pacotinho com cúrcuma que dizia 100% açafrão tudo informação errada

    ResponderExcluir
  84. Aff... Tenho cúrcuma plantada no meu quintal... ouvi essa de que o açafrão é a flor da mesma planta... dei uma "googada" pra ver como fazia pra ficar rico e vc me vem com uma notícia dessas! kkkk
    Em todo caso parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...