terça-feira, 24 de novembro de 2009

Aventuras com as olivas - uma oliveira no Rio de Janeiro


Há alguns meses atrás meu tio do sítio aqui no Rio ligou dizendo que a árvore da casa dele estava cheia de azeitonas depois de mais de 20 anos sem dar nenhum fruto!! Fiquei super interessada, uma oliveira dando frutos aqui no Rio!! Mas pensei que chegando lá fosse encontrar umas azeitoninhas pequenas.

Mas fui surpreendida por azeitonas imensas! Olhe abaixo.



Para falar a verdade eu detesto azeitonas, mas o desafio de vê-las no pé e a oportunidade de prepará-las me deixou animadíssima!


Trouxe pra casa umas duas caixas de sorvete com azeitonas e começei a pesquisar sobre o processo de cura. As olivas são muito duras e extremamente amargas, para se transformar nas azeitonas que conhecemos elas passam por um processo de cura que pode levar até mais de um mês!

Pesquisei pela internet e achei várias opções - com soda cáustica (descartei logo, pois preferia um processo mais seguro e natural), com sal, com água e sal, com água, furada, cortada, amassada...

Resolvi fazer uma parte com água - o processo é simples - as azeitonas ficam de molho em água por 30 dias - parece fácil, mas a água deve ser trocada todos os dias! No final da primeira semana eu já estava me perguntando se não era mais fácil ir até o mercado... Dei uma amassada nessas azeitonas com um rolo de pastel antes do molho.

Na outra metade eu fiz um corte longitudinal e deixe-as de molho em água e sal - a água deveria ser trocada toda semana. Bem mais fácil!! Mas depois da primeira semana achei que elas estavam ficando escuras, por isso tirei a água com sal e coloquei-as de molho em água comum... Agora tinha dois potes de azeitonas para trocar todos os dias!

Ao final de um mês de trabalho as azeitonas amassadas ficaram horríveis, se desmanchando, com muito pesar joguei tudo fora. As cortadas ficaram como na foto abaixo. Meio feias, mas depois de todo esse trabalho me pareciam lindas! Mas algo estava estranho... Não provei porque não gosto e tive medo! kkkk E não saberia dizer se estavam boas...


Depois desse estágio coloquei as azeitonas em uma salmoura com temperos: limão, alho, orégano, etc. E deixei por mais 15 dias.


Ao final do período amassei uma na mão e cheguei à conclusão que estavam sem gordura! Estranho não? Talvez a primeira safra ou o solo/clima que não são propícios... Não sei!
Encontrei uma cobaia que disse que o sabor estava bom, mas a textura estranha. Meu tio, que ganhou o pote completo, também achou esquisito, mas disse que não estavam mais amargas.

Apesar de não ter dado muito certo fiquei contente com o resultado, me parece que o processo estava correto, já as azeitonas cariocas... um fiasco!

Estou aguardando ansiosa a safra do ano que vem, quem sabe elas não estarão melhores??

16 comentários:

  1. curiosa tua experiência com as azeitonas. Tivemos um pé de caqui que também levou 20 anos para dar frutos.

    ResponderExcluir
  2. O livro "Artes esquecidas", de Lynn Alley ensina a curtir azeitonas, entre outras coisas muito interessantes.

    Parabéns pelo blog.

    Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Olá Andreia,

    Achei engraçado todo o seu espanto no processo das azeitonas, você fez o processo certo, eu digo isto porque eu tenho um sítio em Santarem (Portugal), onde tenho umas 30 oliveiras com cerca de 50 anos e o processo que é esse que voce fez. A azeitona é apanhada em Novembro, se quiser cà vir aprender, terei todo o gosto em recebe-la.
    Bj. Ana Estrela

    ResponderExcluir
  4. essa planta não é a oliveira, é outra coisa, azeitona do ceilão ou algo assim, não serve para comer, nem dá azeite

    ResponderExcluir
  5. kkkkk Será que é por isso que ficaram ruins?? kkkkk
    obrigada pela informação Paulo!

    ResponderExcluir
  6. Olá, bom dia. Meu avô já tentava CURAR azeitonas no meu tempo de moleque..........e agora na minha chácara tenho um pé com quase 10 metros de altura, abarrotado de azeitonas (inclusive no chão) e gostaria de CURTÍ-LAS.........alguém poderia me ajudar??? Obrigado a todos e qualquer ajuda é bem vinda. Adriano José Franco.

    ResponderExcluir
  7. Lí a tua matéria com muita curiosidade, para ver se tinhas conseguido fazer a conserva, mas igualmente não conseguimos, pois o exemplar que possui é a "azeitona de ceilão", e só serve para fazer doces. Por anos a fio fui tentando até descobrir isso.

    ResponderExcluir
  8. hehehe Azeitonas do Ceilão!! Que interessante... Pelo menos eu não curti errado, não é? Preciso passar um tempo no Mediterrâneo para conhecer melhor as olivas.
    abçs em todos

    ResponderExcluir
  9. Minha desilusão com esta arvore, ainda me incomoda, porém el não deixa de ser bela e serve apenas como ornamental, pensar que me venderam, a tal, como uma muda de Abiu, que ao passar de 5 anos em minha chácara,deu uma safra imensa dessas azeitonas, isto serviu pra mim nunca mais comprar mudas destes caminhões, que não sei a procedência das mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sueli! Desilusão mesmo... Boa sorte da próxima vez!
      bjs

      Excluir
  10. Lourdes Maria Oliveira. 12 de agosto de 2012 Comprei uma propiedade, com um pé de oliveira, carregado de fruto. Não sei o que fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes,
      Infelizmente não posso lhe ajudar porque não tenho muita experiência com elas! Procure curar comoo eu fiz acima.
      bjs

      Excluir
  11. Realmente não é oliveira. A Oliveira tem a folha em outro formato, fina e com bordas lisas, menores que o desta árvore! Em frente da escola q trabalho tem uma árvore desse. observei muito, e realmente não é oliveira... Muitos pensaram que era... mais interessante sua matéria... ajudou a esclarecer minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  12. Sim Andréa, na verdade tens a chamada Azeitona do Ceilão (originada do Sri Lanka).Eu aqui pesquisando receitas pois uma vizinha as está distribuindo como azeitonas e descobri isto. Ela é parecida mas não é..... abraço

    ResponderExcluir
  13. Será que o que você tem não são AZEITONAS DO CEILÂO?

    ResponderExcluir
  14. Eu também fui enganada. Comprei a muda como jambo vermelho. Quando a planta começou a se desenvolver e as folhas ficaram serrilhadas, veio a decepção.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...