terça-feira, 30 de outubro de 2012

Chicória do norte - coentro de folhas largas



Eringyun Foetidum L. - família Umbelífera


Eu estive faz pouco tempo em Belém e aproveitei para trazer e fotografar essa erva tão desconhecida em outros estados brasileiros.

Ela é a chicória do norte, também chamada de chicória-do-pará, coentro de folhas largas, coentrão. Seu nome "culantro" em espanhol, que é usado também em inglês, é muito parecido com o "cilantro", o nome para o coentro comum.

Essa erva de aroma e sabor de coentro pronunciados é muito usada na cozinha do norte do Brasil e também na cozinha da América Latina, do Caribe e da Ásia. Ele é nativo das Américas e cresce de forma selvagem em muitos lugares.





Utilização na Culinária

Suas folhas são grandes e duras, por isso é usado normalmente cozido e picado. 

Seu aroma e sabor não se perde durante o cozimento, por isso ele pode ser adicionado ao prato no começo da preparação.

As folhas podem também ser fritas em imersão para ficarem crocantes. Dessa forma podem ser picadas e usadas na decoração/finalização de pratos.

Na culinária paraense tempera o tucupi, muitos pratos típicos e os pratos de peixes. Sua presença é marcante em mercados e feiras.

Na Ásia tempera sopas, ensopados, curries, arroz e massa. E também pratos com carne.

É usado em salsas no México e em molhos e misturas de tempero em Porto Rico e em outros países caribenhos.

Nunca ouvi falar da erva desidratada.


Como conservar

É uma erva robusta, por isso dura quase uma semana na geladeira se embrulhada em filme. Eu gosto de higienizar minhas ervas e guardá-las em pote plástico fechado e forrado com papel toalha.

Ele pode ser congelado picado ou triturado com água ou um pouco de óleo como eu faço com o manjericão.


Onde encontrar

Aqui no Rio costuma aparecer na Loja Tacacá do Norte no Flamengo.


Para saber mais

A Neide Rigo do blog Come-se tem uma postagem bem legal sobre essa erva


26 comentários:

  1. Informação bem interessante. Não conhecia a planta mas uso imenso ervas aromáticas e outros condimentos para realçar o sabor dos alimentos. Esta folhinha deve ter um sabor divinal.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    É a primeira vez que eu leio o seu blog e o que me chamou a atenção foi a foto dessas folhas que eu conheci na minha infância, mas não foi no Norte e nem com esse nome. Essa erva cresce de forma espontânea e abundante em algumas cidades do recôncavo baiano, onde eu cresci, e lá nós a conhecemos pelo nome de coentro-das-índias. Nós usamos para temperar moquecas e cozidos de todo tipo, acrescentando na hora de refogar os temperos, e realmente fica delicioso e muito aromático. Há muito tempo que eu nem ouvia falar disso, obrigada pela lembrança.
    Martina

    ResponderExcluir
  3. Moro em Aurelino Leal-Ba, essa folha é conhecida aqui por coentro largo, aqui ela nasce em todo canto e é o têmpero de muqueca ou seja para peixe, camarão, pitu e todos os pratos de mariscos, não existe têmpero melhor.

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade no interior da Bahia, tem demais 1 é chamado de coentro-de-peixe, e é um tempero maravilhoso!
    cátia

    ResponderExcluir
  5. Gente, quem for de outro estado onde não crescer que nem no norte, quer dizer, em todo lugar, já vi pra vender as sementes no mercado livre!

    ResponderExcluir
  6. Fui ao Pará a trabalho e lá conheci uma infinidade de pratos típicos da região e notei que a chicória é usada com frequência nas receites por lá, adorei o sabor que ela proporciona e resolvi plantar em meu terreno aqui em Pernambuco, apenas uma muda e se multiplicou, uso diariamente nos pratos que faço. Mário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Mario! Adoraria ter ervas frescas em casa mas não sou boa com plantas!
      abçs e obrigada pela visita

      Excluir
  7. No Estado de São Paulo, a chicória-do-norte costuma crescer junto com o gramado, de forma natural, mas muitas pessoas pensam que é mato e ignoram-na. No interior do estado, onde moro, achamos essa erva na grama de casa, e, depois de confirmarmos que realmente era a chicória, separamos em um canteiro - que está sempre bonito e se adapta bem ao nosso clima. Usamos bastante quando assamos peixe, e é bem mais suave que o coentro tradicional. Repare no seu quintal, talvez vc até tenha uma chicória-do-pará em casa e não saiba. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Conheci essa erva, a que chamo de coentro-selvagem, no ES. Comprei uma muda e trouxe para minha casa em Minas, onde a mantenho em um vaso no meu jardim. Para surpresa minha, alguns dias depois, passeando por minha fazenda, encontrei debaixo das mangueiras, dezenas de mudas dela (nativas). É mais gostosa que aquele coentro que parece salsa, esse é mais forte um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito bom ter ervas frescas à disposição!
      abçs e obrigada pela visita

      Excluir
  9. essa folinha é muito saborosa aqui no maranhão ela é conhecida como coentro caboclo

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe (Monte Mor-SP) tinha e usava bastante esse coentro que ela chamava de "coentro da índia". No quintal dela que a terra era barrenta, nasciam várias mudas sem que necessitassem de muitos cuidados. Hoje, (Campinas-SP) eu tenho algumas mudinhas de sementes que ficaram na terra, de mudas que tive, vindas da minha mãe. Adoro esse tempero!

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço esta folinha maravilhosa como coentro caboclo, aqui no meu estado Maranhão é muito conhecida tem um sabor inigualavel,.

    ResponderExcluir
  12. Que bom ler sobre a diversidade do nosso Brasil.
    Eu moro no interior da Bahia e conheço essa planta como coentro largo.Usamos muito em moquecas e tem um cheiro maravilhoso.
    A moqueca aqui na Bahia sem esse coentro não é boa. Ele dá o toque especial.

    ResponderExcluir
  13. sou do rio de magé rj aqui esta pranta e conhe cida;como coentro de peixe,quem tem quou quer,en flamação,,estomacal cuidado com este tempero.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos... Sou baiana mas moro em São Paulo a 11 anos, me lembrei da galinha caipira que minha mãe fazia com esse tempero que na minha cidade e conhecido como coentro da india, huummmmm que saudade.

    ResponderExcluir
  15. Na Bahia essa erva é mais conhecida como Coentro da Índia e dá um sabor pra lá de especial a um peixe cozido. :-)

    ResponderExcluir
  16. Aqui no Pará é bastante comum. Eu a conheço como chicória e dá um sabor especial ao caldo de peixe.

    ResponderExcluir
  17. Moro no interior da Bahia e aqui esse coentro é conhecido como Coentro de Peixe.

    ResponderExcluir
  18. Adorei conhecer essa erva. Até na maionese fica boa. Incrível. Provei em Ubatuna na casa de amigos e agora trouxe sementes p plantar.

    ResponderExcluir
  19. eu morava no interior de maceió al ,minha mãe adorava coloca esse coentro da india na comida sempre gostei .resolvi vim mora em leme sp .mas não me esqueci o meu tempo de criança . ai eu trouxe essa semente comido tenho bastante plantada no meu quintal

    ResponderExcluir
  20. Eu sou de SP mas tenho uma casa na praia em q esse coentro dá de forma selvagem mesmo. Aqui é conhecido somente como coentro. Estou com uma plantação bem bonita e saborosa, levei algumas mudas para kz e adoro para colocar no peixe e no feijão.

    ResponderExcluir
  21. Sou do Paraná e lá essa planta cresce em abundância em meio às plantações e nunca tinha ouvido falar que era comestível. Toda a vida foi considerada erva daninha.

    ResponderExcluir
  22. Que maravilha, fico muito feliz em saber que ainda existe, o nosso coentro do pará. pq pensava que ja estava em estiçao, pq pedir a uma prima que mi trossera para mi na espanha, e andou toda a brasilia e nao encotrou. obrigado gente pelo comentario. fico feliz em saber que ainda posso planta uma plantinha dessa aqui.

    ResponderExcluir
  23. Sou do Rio.
    Ganhei algumas sementes de uma senhora em Iguaba.
    O meu ja esta grande e ja estou com 4 mudas.

    ResponderExcluir
  24. Olá, conheço como coentro de boi, e coentro da índia, aqui no quintal parece grama, fica uma delícia em moquecas de mariscos, principalmente peixe, no molho de pimenta também fica bom, são várias as formas de uso, da até água na boca, rsrs..
    Se alguém tiver interesse em sementes posso tentar mandar pelo correio,

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...