Eringyun Foetidum L. - família Umbelífera
Eu estive faz pouco tempo em Belém e aproveitei para trazer e fotografar essa erva tão desconhecida em outros estados brasileiros.
Ela é a chicória do norte, também chamada de chicória-do-pará, coentro de folhas largas, coentrão. Seu nome "culantro" em espanhol, que é usado também em inglês, é muito parecido com o "cilantro", o nome para o coentro comum.
Essa erva de aroma e sabor de coentro pronunciados é muito usada na cozinha do norte do Brasil e também na cozinha da América Latina, do Caribe e da Ásia. Ele é nativo das Américas e cresce de forma selvagem em muitos lugares.
Utilização na Culinária
Suas folhas são grandes e duras, por isso é usado normalmente cozido e picado.
Seu aroma e sabor não se perde durante o cozimento, por isso ele pode ser adicionado ao prato no começo da preparação.
As folhas podem também ser fritas em imersão para ficarem crocantes. Dessa forma podem ser picadas e usadas na decoração/finalização de pratos.
Na culinária paraense tempera o tucupi, muitos pratos típicos e os pratos de peixes. Sua presença é marcante em mercados e feiras.
Na Ásia tempera sopas, ensopados, curries, arroz e massa. E também pratos com carne.
É usado em salsas no México e em molhos e misturas de tempero em Porto Rico e em outros países caribenhos.
Nunca ouvi falar da erva desidratada.
Como conservar
É uma erva robusta, por isso dura quase uma semana na geladeira se embrulhada em filme. Eu gosto de higienizar minhas ervas e guardá-las em pote plástico fechado e forrado com papel toalha.
Ele pode ser congelado picado ou triturado com água ou um pouco de óleo como eu faço com o manjericão.
Onde encontrar
Aqui no Rio costuma aparecer na Loja Tacacá do Norte no Flamengo.
Informação bem interessante. Não conhecia a planta mas uso imenso ervas aromáticas e outros condimentos para realçar o sabor dos alimentos. Esta folhinha deve ter um sabor divinal.
ResponderExcluirBjnhos e uma semana maravilhosa.
http://saborescomtempo.blogspot.pt/
sim sou paraense e nossos tacaca , tucupi nao sobrevivee sem elas.
ExcluirOlá!
ResponderExcluirÉ a primeira vez que eu leio o seu blog e o que me chamou a atenção foi a foto dessas folhas que eu conheci na minha infância, mas não foi no Norte e nem com esse nome. Essa erva cresce de forma espontânea e abundante em algumas cidades do recôncavo baiano, onde eu cresci, e lá nós a conhecemos pelo nome de coentro-das-índias. Nós usamos para temperar moquecas e cozidos de todo tipo, acrescentando na hora de refogar os temperos, e realmente fica delicioso e muito aromático. Há muito tempo que eu nem ouvia falar disso, obrigada pela lembrança.
Martina
Moro em Aurelino Leal-Ba, essa folha é conhecida aqui por coentro largo, aqui ela nasce em todo canto e é o têmpero de muqueca ou seja para peixe, camarão, pitu e todos os pratos de mariscos, não existe têmpero melhor.
ResponderExcluirAqui na minha cidade no interior da Bahia, tem demais 1 é chamado de coentro-de-peixe, e é um tempero maravilhoso!
ResponderExcluircátia
Gente, quem for de outro estado onde não crescer que nem no norte, quer dizer, em todo lugar, já vi pra vender as sementes no mercado livre!
ResponderExcluirFui ao Pará a trabalho e lá conheci uma infinidade de pratos típicos da região e notei que a chicória é usada com frequência nas receites por lá, adorei o sabor que ela proporciona e resolvi plantar em meu terreno aqui em Pernambuco, apenas uma muda e se multiplicou, uso diariamente nos pratos que faço. Mário.
ResponderExcluirQue legal Mario! Adoraria ter ervas frescas em casa mas não sou boa com plantas!
Excluirabçs e obrigada pela visita
Essa erva não requer cuidados. Basta plantar no quintal e o resto a natureza toma de conta.
ExcluirNo Estado de São Paulo, a chicória-do-norte costuma crescer junto com o gramado, de forma natural, mas muitas pessoas pensam que é mato e ignoram-na. No interior do estado, onde moro, achamos essa erva na grama de casa, e, depois de confirmarmos que realmente era a chicória, separamos em um canteiro - que está sempre bonito e se adapta bem ao nosso clima. Usamos bastante quando assamos peixe, e é bem mais suave que o coentro tradicional. Repare no seu quintal, talvez vc até tenha uma chicória-do-pará em casa e não saiba. Abraços.
ResponderExcluirTenho dos dois tipos em minha horta. Apesar do coentro comum ser mais aromático, este coentro da índia tem o sabor bem mais pronunciado. Costumo usá-lo sem picá-lo, como fazemos com a folha de louro.
ExcluirConheci essa erva, a que chamo de coentro-selvagem, no ES. Comprei uma muda e trouxe para minha casa em Minas, onde a mantenho em um vaso no meu jardim. Para surpresa minha, alguns dias depois, passeando por minha fazenda, encontrei debaixo das mangueiras, dezenas de mudas dela (nativas). É mais gostosa que aquele coentro que parece salsa, esse é mais forte um pouco.
ResponderExcluirNossa, é muito bom ter ervas frescas à disposição!
Excluirabçs e obrigada pela visita
essa folinha é muito saborosa aqui no maranhão ela é conhecida como coentro caboclo
ResponderExcluirMinha mãe (Monte Mor-SP) tinha e usava bastante esse coentro que ela chamava de "coentro da índia". No quintal dela que a terra era barrenta, nasciam várias mudas sem que necessitassem de muitos cuidados. Hoje, (Campinas-SP) eu tenho algumas mudinhas de sementes que ficaram na terra, de mudas que tive, vindas da minha mãe. Adoro esse tempero!
ResponderExcluirEu conheço esta folinha maravilhosa como coentro caboclo, aqui no meu estado Maranhão é muito conhecida tem um sabor inigualavel,.
ResponderExcluirQue bom ler sobre a diversidade do nosso Brasil.
ResponderExcluirEu moro no interior da Bahia e conheço essa planta como coentro largo.Usamos muito em moquecas e tem um cheiro maravilhoso.
A moqueca aqui na Bahia sem esse coentro não é boa. Ele dá o toque especial.
sou do rio de magé rj aqui esta pranta e conhe cida;como coentro de peixe,quem tem quou quer,en flamação,,estomacal cuidado com este tempero.
ResponderExcluirBom dia a todos... Sou baiana mas moro em São Paulo a 11 anos, me lembrei da galinha caipira que minha mãe fazia com esse tempero que na minha cidade e conhecido como coentro da india, huummmmm que saudade.
ResponderExcluirNa Bahia essa erva é mais conhecida como Coentro da Índia e dá um sabor pra lá de especial a um peixe cozido. :-)
ResponderExcluirAqui no Pará é bastante comum. Eu a conheço como chicória e dá um sabor especial ao caldo de peixe.
ResponderExcluirMoro no interior da Bahia e aqui esse coentro é conhecido como Coentro de Peixe.
ResponderExcluirAdorei conhecer essa erva. Até na maionese fica boa. Incrível. Provei em Ubatuna na casa de amigos e agora trouxe sementes p plantar.
ResponderExcluirEu sou de SP mas tenho uma casa na praia em q esse coentro dá de forma selvagem mesmo. Aqui é conhecido somente como coentro. Estou com uma plantação bem bonita e saborosa, levei algumas mudas para kz e adoro para colocar no peixe e no feijão.
ResponderExcluirSou do Paraná e lá essa planta cresce em abundância em meio às plantações e nunca tinha ouvido falar que era comestível. Toda a vida foi considerada erva daninha.
ResponderExcluirQue maravilha, fico muito feliz em saber que ainda existe, o nosso coentro do pará. pq pensava que ja estava em estiçao, pq pedir a uma prima que mi trossera para mi na espanha, e andou toda a brasilia e nao encotrou. obrigado gente pelo comentario. fico feliz em saber que ainda posso planta uma plantinha dessa aqui.
ResponderExcluirSou do Rio.
ResponderExcluirGanhei algumas sementes de uma senhora em Iguaba.
O meu ja esta grande e ja estou com 4 mudas.
Olá, conheço como coentro de boi, e coentro da índia, aqui no quintal parece grama, fica uma delícia em moquecas de mariscos, principalmente peixe, no molho de pimenta também fica bom, são várias as formas de uso, da até água na boca, rsrs..
ResponderExcluirSe alguém tiver interesse em sementes posso tentar mandar pelo correio,
Que pena, Loane !!! Eu gostaria muito de receber suas sementes, mas como isso poderia acontecer? Difícil, né ? De qualquer forma, valeu a oferta, bjs !!!
Excluiradora cultivar essa planta .a minha fica no sol direto
ResponderExcluirSim essa querida erva com tantos nomes por cada região tem um destaque todo especial na Culinária do meu estado Pará na cozinha Paraense ela é Rainha e se chama somente Chicória têmpera deliciosos pratos como pato no tucupi,caldeirada de peixe, vatapá Paraense, maniçoba e até quitutes de camarão e carangueijo,Moro atualmente em são Paulo mais toda vez que vou a Belém trago bastante estou a tentar plantio.
ResponderExcluirGente.. sou do interior de minas gerais.. e eu usei o cha do "coentro baiano" para aliviar gases do meu bb. Otimo nessa função...
ResponderExcluirConheço e tenho na minha hortinha de vasos aqui no ES. Pega muito facil, é super resistente a climas, da um sabor incrivel e moquecas, caldo e sopas, mas sou louquinha e tbm uso em outros alimentos.
ResponderExcluirÉ uma delícia, conhecemos aqui como Coentrão. Minha mãe que me trouxe a muda e apresentou-me. Então apresentei à minha sogra baiana q não conhecia e ela amou e levou uma mudinha hahaha...
Vale a pena ter em casa, vc tira as folhinhas pra uso e logo vão crescendo outras.
Amei a matéria!
EU VIVO QUE NEM UMA LOUCA À PROCURA DESTE COENTRO; POIS A MINHA MÃE COLOCAVA NA MOQUECA, NO FEIJÃO, EM TUDO DAVA UM SABOR ESPECIAL. MAS, AQUI NO RIO DE JANEIRO EU NÃO ENCONTRO. EU COMPRO A MUDA SE ALGUÉM ME CONSEGUIR.MORO AQUI NA LAPA. O MEU WHATSAP É +5521973602773. CEIÇA ARAÚJO
ResponderExcluirOi eu moro em São Paulo ,é conseguie encontrar essa folha ,é conseguir tbm uma muda e plantei está lindo ,eu amo essa folha boa temperos e uma delicia
ResponderExcluirOi esse coentrao é ótimo pra quem adora fazer carne, q primeiro da uma refogada e depois frita, é só cortar os pedacinhos junto com a cebolinha e acrescentar na carne quando estiver quase frita, ou masserar junto com alho e sal
ResponderExcluirAqui no Pará a chicória é rainha. Esses comentários me ajudaram bastante, pois tenho um trabalho que tenho que falar sobre a chicória. Obrigado pelas histórias envolvendo a nossa rainha.
ResponderExcluirMaravilhosas as informações sobre esta planta. Imagino a riqueza do conteúdo do site o site. Pena não haver opções para compartilhar pelo whatasapp ou outras plataformas. Mas excelente haver opção de impressão e baixar PDF, entre outras formas de disseminar as preciosas informações, o que fiz através doe PDF mas gostaria de ter compartilhado seu link pelo whatsapp.
ResponderExcluir