quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Manteiga de amendoim e de castanha-do-pará


Há um tempo atrás vi em um programa de televisão um chef preparando manteiga de amendoim! Nunca tinha imaginado que era só triturar o amendoim que ele vira uma pasta!! Fácil e rápido de fazer. Nunca gostei de manteiga de amendoim, muito menos em pão com geleia (socorro!!) mas estou aprendendo a usá-la em molhos e em pastinhas salgadas, fica ótima!

A manteiga feita em casa fica com uma textura um pouco mais grossa e o sabor um pouco diferente da comprada pronta. Mas tem a vantagem de não ter conservantes e é ainda possível controlar a quantidade de sal e açúcar e a consistência do produto. E é muito mais barata do que a importada difícil de encontrar.

Preparei uma manteiga de castanha-do-pará, muito brasileira, que ficou ótima! Passei pura no pão, que delícia! E também coloquei em uma ganache... yamy!

É possível fazer manteiga, ou se preferir chamar de pasta, com qualquer tipo de castanha.

Vejam as receitas abaixo.


Manteiga de amendoim

Ingredientes

250 g de amendoim tostado e sem pele
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de óleo de amendoim ou de soja

Modo de preparo

Processar os ingredientes por alguns minutos até que virem uma pasta. Desejando uma consistência mais líquida, acrescente um pouco mais de óleo.


Manteiga de castanha-do-pará

Ingredientes

250 g de castanha-do-pará
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo

Processe a castanha com o sal e açúcar por alguns minutos até que vire uma pasta. Não é necessário colocar óleo, mas se desjar um consistência mais líquida experimente colocar um pouco de óleo de castanha-do-pará.


Na foto abaixo as castanhas estão moídas


Alguns segundos depois já estão quase em pasta

4 comentários:

  1. Essa de amendoim me lembra aquele que vendia em potinho e que eu amo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Se o amendoim não for tostado, também não precisa de óleo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, imagino que possa ser feito com Azeite de oliva também né?!?! estou querendo incrementar minha alimentação com mais gordura monoinsaturada (gordura boa) e como amendoim é uma boa fonte vai ficar uma blz, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Quer tornar essas delícias ainda mais saudáveis, use mel no lugar do açúcar. Também v. pode comprar Farinha de Castanha do Pará "desengordurada" à venda nos supermercados (do Rio de Janeiro) que é muito menos calórica, o mel dará a pasteosidade necessária sem precisar de óleos ou manteiga/margarina - ou seja - INGREDIENTES - Farinha de Castanha do Pará + Mel + Uma pitada de Sal (e nada mais)

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...