sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Queijo Cheddar - Estados Unidos



O queijo cheddar é o queijo mais consumido nos Estados Unidos. Os ingleses quando chegaram fabricaram logo seu queijo favorito, cuja produção se espalhou rapidamente pelo país. No início da colonização era até exportado para a Inglaterra. Veja também a postagem sobre o Cheddar Inglês.

O queijo é produzido a partir da técnica de "cheddaring" que dá nome ao queijo e consiste em empilhar blocos de coalho (veja fotos do processo aqui). A técnica deixa o queijo com textura macia e aveludada. O queijo cheddar é bem liso, sem olhaduras (buraquinhos) e sabor que varia do suave ao forte.


O queijo cheddar amarelo, mais conhecido de todos e muito raro em prateleiras brasileiras, não deve ser confundido com o queijo americano, esse sim comum por aqui, que é aquele processado e vendido fatiado entre plásticos.

A cor amarela/laranja do cheddar vem da adição de urucum. A cor do leite varia com a alimentação do gado nas várias estações do ano, o corante foi a forma encontrada para deixar o queijo com a mesma cor durante o ano inteiro, cor mais escura e preferida dos consumidores. Virou tradição.

Existe também o queijo cheddar branco da foto acima, que tem coloração natural. Ambas as variedades são encontradas do tipo suave(mild), médio(medium sharp), forte(sharp) e extra forte(extra sharp), mais maturado. Para mim quanto mais forte melhor!

Tecnicamente não existe diferença no sabor do cheddar branco e do laranja, mas eu prefiro o branco.

Quando viajo vou logo comprando um bloquinho para mim. Marido preferia o processado em fatias para não ter trabalho, mas uma ou duas viagens depois se rendeu! Ainda me pede para cortar, mas nunca mais quis comprar do outro.

É um queijo tradicionalmente feito em esferas, mas se popularizou em blocos/retângulos. É embrulhado em plástico ou cera, dessa forma não cria casca(a proteção externa evita que o queijo continue amadurecendo), fica com sabor uniforme, é aproveitado completamente e rende fatias iguais.

Ele também é fabricado com sabores de ervas, pimenta, etc. É vendido já ralado, em cubos, fatias, bastões, etc., em uma maneira bem amerciana de ser, facilitando a vida do freguês!

O queijo cheddar é usado em tudo como o nosso queijo prato: sanduíches, petiscos, saladas, omeletes, molhos, pratos variados e onde mais você quiser. Mas no hambúrguer o queijo mais usado é o americano, aquelas fatias infames que eu detesto!

Aqui no Rio de Janeiro quando aparece é caríssimo!


2 comentários:


  1. Olá como vai ,vim fazer uma visita no seu cantinho e convidar vc para fazer uma visita
    no meu blog conhecer o meu trabalho e ser uma seguidora
    www.vivendoartes-aleartes.blogspot.com.br e se vc tiver face pode me convidar neste perfil
    ficaria muito feliz de ter vc como amiga
    http://www.facebook.com/vivendoartesII
    caso vc queira dar uma espiadinha também tenho uma lojinha virtual
    www.vivendoartes-aleartes.com.br
    fico esperando por vc
    até mais

    ResponderExcluir
  2. O cheddar fatiado e embalado individualmente em plástico aqui no Brasil,de uma marca famosa, parece feito de silicone.Será que é mesmo? O que é aquilo? Será que nenhuma indústria se habilita a fazer um cheddar de verdade? Topa fazer campanha?

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...