terça-feira, 11 de setembro de 2012

Limão negro - especiarias exóticas



O limão negro, também conhecido por limão seco, amani ou loomi, é usado como especiaria e tempero em cozinhas do Oriente Médio e é bem desconhecido aqui no Brasil.

Tradicionalmente o limão era deixado no pé até secar em climas secos e quentes. Hoje em dia o limão maduro é fervido com água e sal para depois ser desidratado ao sol. Ele fica escuro, bem leve e duro.

Existem limões "negros" de várias cores, que variam desde o marrom claro até o preto bem escuro como esses da foto que eu ganhei de uma amiga.

Essa amiga me salvou porque eu havia comprado um só limão alguns anos atrás em uma viagem e como só tinha um, não tinha coragem de usar! Eu olhava, cheirava e era só isso. Já fizemos um ensopado com ele e agora com essa quantidade toda vou experimentar de várias maneiras.

O limão seco mantém a acidez e sabor frutado do limão fresco, mas desenvolve um aroma e sabor adocicado e fermentado bem potente e complexo, mas agradável. O prato feito com ele fica com um sabor bem exótico e diferente.




Utilização na culinária

Ele é tradicionalmente usado de forma muito simples: inteiro em sopas ou ensopados.


Para utilizar lave bem o limão e fure-o algumas vezes com a ponta fina de uma faca. Tentei furar com um garfo mas não deu certo, quase furei foi o dedo...

Um ou dois limões bastam para dar um sabor super diferente a 1 kg de carne ou vegetais.

Ele combina bem com carneiro, frango, peixe, frutos do mar, carne de porco. Também fica bom em pratos com lentilhas e feijões.

Uma vez cozido ele fica super macio mas não deve ser consumido. Retire o limão antes de servir o prato, mas retire todo o precioso suco que ficar dentro de sua cavidade.


Ele pode ser usado para temperar aves inteiras, basta colocar um limão perfurado junto com o outros temperos dentro da cavidade de um frango ou peru, e depois assar.

O limão seco também pode ser moído e usado em pratos com arroz como é feito no norte da Índia.

Pode ser também misturado com sal ou entrar em misturas de especiarias para temperar carnes grelhadas ou assadas.

Para moer utilize um moedor de especiarias/café, mas antes corte-os em pedaços e retire as sementes.


Onde comprar?
Ele é vendido em lojas especializadas em especiarias como essas em Nova York e também em mercados árabes e indianos.
Aqui no Brasil nunca vi.

14 comentários:

  1. Nunca vi aqui nem em lugar nenhum!!!rsss

    Que bárbaro, tô curiosa para saber o que você vai fazer com eles,

    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Que diferente, Andréa! Nunca tinha nem ouvido falar do limão negro, deve ter um sabor interessante, com carne de porco deve combinar demais. Será que se faz algo doce com ele? Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, li sobre um sorvete feito com ele, mas que fica de cor escura, não muito apetitosa... Quem sabe um brigadeiro? hehehe
      bjs

      Excluir
  3. Que interessante! Nunca ouvi falar nessa especiaria tão exótica... Mas agora eu já sei! Vou ficar de olho para ver a preparação em que serão usados!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Andréa, esse processo de secagem é possível será com os limões comuns? Muito interessante, fiquei de fato curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, é possivel fazer em casa sim. O original é feito com limões especiais mas dá para usar o tahiti. É só secar ao sol em clima seco e não deixar mofar. Eu já tentei mas ainda não deu certo. Vou aguardar o verão...
      bjs

      Excluir
  5. Muito interessante :o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos pela visita!! Eu também estou curiosa para saber quais receitas vão sair com ele... hehehe
    bjs em todos

    ResponderExcluir
  7. eu ja morei no Oriente Medio um tempao e aprendi a fazer o Maleh (Limao Seco). É so deixa lo no sol varios dias e depois se quiser acelerar o proceso poe no forno em temperatura bem baixa por uma a 2 horas. Tambem deixando o limao na geladeira por varios meses funciona. E recomendado lavar bem o limao antes, caso nao seja organico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentei fazer deixando na geladeira, mas não deu certo não. Um dia desse tempo outra vez no sol.
      Obrigada por compartilhar!
      abs

      Excluir
  8. quando for usa lo para fazer Tajine ou Cuzcuz Marroquino, e recomendado perfura lo bastante.

    ResponderExcluir
  9. Ganhei uns 3 limões desses de um conhecido sírio mas eu não sabia como usá-los então eu ralei e coloquei na salada e ficou muito bom. Agora vou testar as suas dicas tb! Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou fazendo limão seco nesse momento. Usei limão Taiti (fervido rapidamente na salmoura como já explicado aqui) e estou usando um desidratador de alimentos. Mantive o desidratador em 60 graus e já são 3 dias - infelizmente está chovendo muito nesse feriado - mas está quase pronto. Estão ficando ótimos.

    ResponderExcluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...