terça-feira, 4 de setembro de 2012

Massa filo - ingredientes



A massa filo é uma massa muito fina, feita com farinha, água e muito pouca ou nenhuma gordura. É quase transparente como uma folha de papel. Seu nome vem do grego "phyllo", que significa folha.

A massa é trabalhosa e difícil de ser feita, por isso nada melhor do que comprá-la pronta! Não acha? Mas quem quiser se aventurar, a dica é usar uma máquina de macarrão para abrí-la. A receita eu não posso dar porque não testei. Quem sabe um dia?

Aqui no Rio de Janeiro ela apareceu no mercado faz uns 10 anos, me lembro bem que meu amigo marroquino quando chegou não conseguia comprar! Ele nem tentou fazer, improvisou seus quitutes com a massa folhada mesmo.


Diferença entre a massa filo e a massa folhada

A massa folhada é bem mais grossa, ela é feita abrindo a massa e passando manteiga/gordura entre as dobras, por isso ao assar ela se abre. Uma folha de massa, ou parte dela, é usada em cada camada de um doce/produto.

Já a massa filo, como a foto mostra, é super fina e para obter o efeito folhado várias folhas de massa devem ser usadas para fazer uma só camada de um mesmo doce/produto.

De modo geral uma massa pode substituir a outra, mas lembrando que o efeito e o sabor são diferentes. A massa filo por não ter gordura pode ser usada em receitas light, já a folhada é um atentado à boa forma!


Utilização na culinária

A massa filo pode ser preparada de diversas formas, pode ser empilhada, enrolada e dobrada em retângulos, triângulos e formatos variados. De modo geral manteiga derretida ou outro tipo de gordura é pincelada entre cada folha de massa para a obtenção do resultado folhado e crocante.

É muito usada no Oriente Médio, leste da Europa, Grécia, Turquia e Marrocos. Boreks, baklavas, bistelas, nomes diferentes para produtos relativamente simples e deliciosos: massa filo recheada!

É uma massa neutra e muito versátil que pode receber recheios doces ou salgados. Pode ser usada para fazer "pastéis de forno", tarteletes, tortas redondas ou quadradas, rolinhos, caracóis, strudels, etc. Doces e salgados grandes ou em tamanho pequeno.




A massa filo é normalmente assada, mas há pratos com ela em versão cozida e também em pratos parecidos com uma lasanha.

Os recheios mais comuns são queijo, verduras, frango e carnes. Para os doces, castanhas de todos os tipos e frutas. Mas as opções são inúmeras e o limite é a sua imaginação.


Como usar a massa filo/cuidados/dicas

Ela é vendida congelada e deve ser descongelada dentro do pacote ainda fechado, de preferência em geladeira. Utilize em temperatura ambiente.

Uma vez descongelada pode ser armazenda em geladeira por até uma semana ou mais, mas sempre bem embalada. Enrole bem em filme plástico.

Deve ser manuseada com cuidado, pois quebra com muita facilidade. Mas não desperdice as folhas que se quebrarem, vá empilhando assim mesmo, de preferência nas camadas centrais do doce/torta. Não vai fazer muita diferença no resultado final.

Ela resseca rapidamente, e uma vez ressecada ela se quebra sozinha. Então mantenha a parte que ainda não está sendo usada coberta com plástico. Uma técnica muito utilizada é cobrir a massa aberta com papel manteiga e por cima estender um pano de prato úmido. A massa não deve ser molhada, por isso o pano não deve ficar em contato direto com a massa. Veja aqui um vídeo em inglês do Curtis Stone ensinado a usar a massa filo.

Prepare os ingredientes do recheio antes de abrir a massa, deixe tudo separado e à mão.

Tanto doces quanto salgados devem ser feitos pincelando gordura entre as camadas. Manteiga derretida é o mais tradicional, mas azeite e óleo podem ser usados para um produto mais saudável.

Para uma torta/doce light, com pouca gordura, utilize aquele spray para cozinha.

Tortas e doces podem receber uma pincelada de ovo por cima para dourar melhor.

Caso precise cortar a massa utilize tesoura ou cortador de pizza.


Onde comprar massa filo? Aqui no Rio só conheço a massa da Arosa, que é muito boa.


E você, gosta de usar masa filo? Tem mais alguma dica para passar para a gente?

9 comentários:

  1. Adorei esse post.
    Eu sempre tive medo de usar a massa filo. Mas agora com suas dicas vou testar.

    Curti nossa página no Facebook ;)

    https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184

    ResponderExcluir
  2. Olá Andréa,
    acho essa massa linda porém sensível, as receitas ficam
    maravilhosas.
    Amei as dicas, valeu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Andrea, adoro. E aqui em Santos/SP também só consigo comprar na loja da ARosa. Beijão


    mariacarambola.wordpress.com

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Andréa, eu adoro massa filo, e ela já foi assunto dos desafios que participo onde tivemos que fazer a massa filo em casa. Amei o resultado mesmo não tendo ficado tão fina quanto a industrializada. Fiz uma Baklava com ela que ficou de se comer rezando! rsrs
    Fantástico seu post!

    ResponderExcluir
  5. Ola Andrea! Moro em Natal e estarei indo p o RJ dia 05.07 e ha tempos procuro massa filo. onde exatamente posso encontrar essa massa? Supermercado, confeitaria, ... ? Agradeço a atençao. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Luzia,
      Você encontra nas lojas da Arosa - Tem lojas na Tijuca, Ipanema e Barra, algumas entregam. Veja os endereços aqui: http://www.arosarj.com.br/index.php/lojas
      abçs e boa viagem

      Excluir
  6. Eu estou procurando aqui em salvador mais não achou

    ResponderExcluir
  7. aqui em porto alegre e regiao é dificil de encontrar, e eu acabo por fazer, mas uma boa dica pra pincelar entre as camadas eh nat... com recheio de espinafre entao, da uma torta deliciosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ficar ótimo com nata Regina, obrigada pela dica!
      bjs e volte sempre

      Excluir

Oba!! Comentários bem temperados são sempre benvindos!

Atenção - como todos os comentários são moderados ele podem demorar para aparecer. Nâo serão publicados aqueles com links ativos ou que visam a propaganda.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...